Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Página InicialVoltarDescerAvançar

2) Módulos

 
 

1.Controle de documentos

 

1.1. Cadastro de documentos

Todos os documentos do SGQ de nível 1, 2, 3 e 4 (impressos) estão cadastrados neste módulo.
É necessário que sempre seja cadastrada pelo menos uma cópia de cada documento. No caso dos documentos de nível 4 somente são cadastrados os impressos e a "cópia" fica no Controle de Documentos, onde é registrada a aprovação.
O nome do usuário pode ser setor, nome, cargo ou local onde fica a cópia porém quando não estiver claramente definido, o responsável pelo setor citado é que fica como responsável (vide procedimento específico).
O documento obsoleto tem o campo "válido" como N e não mais aparecerá na Lista Mestra assim como não estará mais disponível para alterações.

 

 

1.2. Lista Mestra

Todos os documentos válidos do SGQ são listados nesta lista com código, Nome e nº da última revisão, em ordem alfanumérica.

 

1.3. Lista do Documentos do Usuário

Lista todos os documentos entregues ao usuário escolhido constando: Código, Nº da Revisão, Nº de cópias, data da entrega e data da devolução.

 

1.4. Histórico de Revisão

Sempre que haja qualquer revisão de um documento cadastrado, preencher o Histórico correspondente.

 

1.5.Relatório do Histórico de Revisão

Lista os históricos de revisão de qualquer documento escolhido.
Contendo: Código, Doc. Envolvido, Data da Revisão, Revisão substituída, Motivo da Revisão e Observação.

 

1.6.Matriz de Registros

Todos os registros do SGQ, feitos em impressos ou não, constam desta Matriz que define os parâmetros básicos exigidos pela Norma Base NBR ISO 9001:2000, a qual é complementada pelo procedimento para controle de documentos.
Caso se deseje visualizar a Matriz, usar o menu Relatório da Matriz de Registro que apresenta todos os registros cadastrados apresentando os campos: Documento de Referência, Nome do Registro, Número do Impresso (quando houver), Periodicidade de Emissão, Indexação (ordem de arquivamento), Local de arquivamento, tempo mínimo de arquivamento e responsável pela emissão e pelo arquivamento.

 

2. Ações Corretivas

Este módulo faz o controle de Ações Corretivas, Ações preventivas, Planos de Investimento e outros Planos de Ação que sejam emitidos no SGQ.
Cada Plano de Ação Cadastrado pode ter uma ou mais ações propostas, sendo feito o acompanhamento através do número do Plano e do número da ação correspondente.
No menu de Escolha do Relatório é selecionado um Plano de Ação individual ou um período para Ações coletivas cadastradas num certo período.

 

3. Controle de Não-Conformidades -

É feito o registro das não-conformidades através da emissão do RNC que pode ficar em meio eletrônico ou ser impresso em papel ou ambos.
Os códigos vão sendo cadastrados a medida que aparecem e ficam listados.
Também neste menu pode ser editado o gráfico correspondente Geral, por área e outras opções, podendo ser impresso ou ficar visualizado no meio eletrônico.
Podem ser visualizados os cadastros de área, defeitos, causas e responsáveis, separadamente.
Note-se que também é computado para análise o custo das não-conformidades.

 

4. Controle de Equipamentos

Neste módulo são controlados os DMM (Dispositivos de Medição e Monitoramento) e os Equipamentos envolvidos em Manutenção Corretiva e Preventiva.

 

4.1. Cadastro de DMM

Todos os DMM controlados tanto para calibração como para verificação constam deste cadastro onde são registrados os campos necessários ao processo de calibração/verificação assim como para o agendamento dos eventos e posteriores registros decorrentes desse controle já sendo calculada a adequação ou não ao uso do equipamento.
Os DMM podem ser listados com todos os campos de controle assim como o registro de ocorrências.

 

4.2. Análise do Resultado de Calibrações

As calibrações realizadas são lançadas e verificado o resultado (Aprovado ou Reprovado) de forma automática.
A fórmula de cálculo se baseia no princípio geral de que o DMM pode ter até um terço de erro em relação ao Menor intervalo de tolerância em que é utilizado.

 

4.3. Determinação da Freqüência da Calibração

Este menu calcula a freqüência da calibração sempre que haja necessidade de determinar isto através do uso previsto e não haja tal parâmetro previamente definido pelo usuário, responsável pelos DMM ou pelo Fabricante.
A fórmula de cálcula se baseia na prática comum de calibrações e foi determinada pelo Sr. Wanderley Waechter Ayres que usou sua experiência na observação das empresas em que trabalhou.

 

4.4. Relatório de Calibrações a Vencer

Lista a próxima calibração de todos os equipamentos cadastrados, no período escolhido pelo usuário.

 

4.5. Cadastro de Equipamentos para Manutenção

Todos os equipamentos integrados na manutenção corretiva e preventiva, isto é, que podem influenciar no processo de realização do produto assim como outros que sejam considerados estratégicos são incluídos neste cadastro.
Assim como pode ser definida cada manutenção a ser realizada, com agendamento e outros controles.
As manutenções realizadas são registradas no Histórico de Manutenções e podem ser feitos os relatórios de manutenções realizadas assim como das manutenções futuras.

 

 

Página InicialVoltarSubirAvançar