Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Símbolos da Paróquia


A Paróquia Santa Isabel Rainha possui em seu conjunto arquitetônico um rico conjunto de símbolos.

Inicialmente, ela foi consagrada por um Cardeal, o que evidencia-se pelas quatro cruzes com velas colocadas em 4 de seus pilares laterais, velas estas que são acesas em 9 de agosto, aniversário da consagração do templo.

Esses quatro pilares representam os 4 evangelistas – João, Marcos, Lucas e Mateus – personagens que sustentam a Igreja de Cristo. Somados aos oito pilares do presbitério, chegamos ao número de doze, o número de apóstolos de Jesus – o chamado grupo dos doze. Além disso, o número doze também representa as 12 Tribos de Israel.

Um detalhe interessante no presbitério: os oito pilares presentes formam sete arcos, que correspondem exatamente aos Dons do Espírito Santo.

Externamente, existem também doze pilares que sustentam a igreja, novamente representando os doze apóstolos. Esses pilares possuem gravados os nomes de cada um dos doze, em latim: Tadeu, Simon, Jacobus Min, Thomas, Bartholomaeus, Philippus, Jacobus Mai, Andreas, Mathaeus, Paulus, Petrus e Joannes.

Na entrada da igreja, existem 3 grandes portas, simbolizando a Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

Simbolos: visão externa

Voltando ao presbitério, observamos que no Altar-Mor (a “mesa”) estão gravadas cinco marcas, que correspondem às Cinco Chagas de Cristo. Ainda no altar, existe uma “gavetinha” concretada, onde estão depositados pequenos pedaços ósseos de dois santos: São Letâncio e Sâo Ingrácio.

Na estrutura que sustenta o Altar-Mor (“os pés da mesa”) existem mais dois símbolos:

- Um P inserido em um X com quatro setas nas pontas: o PAX, que simboliza Paz.

- Uma garça com seus filhotes sob uma cruz com a inscrição JHS – Jesus Homem Santo. A garça está aqui representada pelo fato de seu comportamento ser semelhante a um gesto de Jesus. Quando a garça não consegue encontrar alimento para seus filhotes, ela própria “se bica” para usar sua própria carne para alimentar os filhotes. Esse comportamente lembra a Última Ceia, quando Jesus entregou seu Corpo e Sangue para o seu povo.

Simbolos: presentes na arquitetura interna

Ainda no presbitério temos o Sacrário, onde ficam guardadas as hóstias consagradas. Está gravado em suas paredes externas a figura de doze anjos, em alto-relevo, segurando turíbulos, representando a purificação (Turíbulo – objeto usado para queimar o incenso nas celebrações. O Incenso tem o significado da purificação). Na porta de acesso às hóstias, no lado externo, existe uma Cruz das Missões, que possui mais braços horizontais que a cruz “convencional”. Isto representa a capacidade de se enxergar mais horizontes.

A cúpula principal da Igreja representa a Coroa de Santa Isabel , Rainha de Portugal. Abaixo dessa Coroa, existem dezesseis retângulos, formando um octógono com lados diferentes. Existem quatro grupos de três retângulos, o que totaliza doze – 12 apóstolos. Os demais são os quatro lados restantes do octógono e representam os 4 evangelistas. Esta parte da obra ainda não está pronta, já que consta do projeto da construção ilustrações em cada um dos retângulos, cada uma com um figura de Apóstolo ou Evangelista.

A outra cúpula parcial ( apenas 180°) possui dois níveis, com cinco flores, totalizando dez. Acreditamos que simbolize os Dez Mandamentos, informação esta não confirmada.

Existem ainda diversos vitrais: O vitral mais ao fundo retrata o Milagre das Rosas de Santa Isabel. Os dois maiores laterais retratam o episódio em que Santa Isabel conseguiu impedir a guerra entre seu marido, D. Diniz e seu filho; e o outro, novamente o Milagre das Rosas.

Os dois vitrais laterais mais estreitos e altos retratam a Última Ceia e o Batismo de Jesus por João Batista no rio Jordão.

Ao fundo, existem mais quatro vitrais laterais que retratam quatro anjos, onde estão escritos quatro “características” necessárias para se chegar a santidade: Justiça, Temperança, Prudência e Fortaleza. Todos os demais vitrais são simples, estando gravados os desenhos de rosas e de coroas.

No lado externo, em sua fachada, a igreja possui retratada mais uma vez o milagre das rosas, neste caso montado com pastilhas na parede. Ainda na fachada estão os seguintes dizeres em latim: “MAGNAERIT GLÓRIA DOMVSISTIUS” / “DOM ELISABETH REGINAED,”, que significa “Rainha Santa Isabel – Glória ao Senhor Eternamente”.

Na base da torre, que representa o Cetro de Santa Isabel, existem 4 estátuas, que representam 4 personagens do Antigo Testamento.

(Contribuiu Márcio José Avelino – seminarista)


Voltar