Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

CULTURA & DESPORTO


MINO DI MA HOMI DI NOS CULTURA

A nossa cultura ficou mais pobre com o desaparecimento fisico de Teodolindo Ledo Pontes, popularmente conhecido por MINÓ di Mamá. Vitima de um derrame cerebral Mino di Mama, deixou o mundo dos vivos na manhã duma quarta feira ou seja dia 2 de Junho de 2004, no Hospital de S Filipe, Ilha do Fogo sua terra de sempre. As exéquias fúnebres desse conceituado artista tradicional cabo-verdiano tiveram lugar, no cemitério da freguesia de S. Lourenço, acompanhado por muita gente com música ao vivo, numa última homenagem ao celebre tocador de gaita da Ilha do Fogo.

Minó di Mamá no seu repórtorio de mύsica deixou a cultura Caboverdiana uma vasta obra musical por avaliar, que deve ser bem aproveitado preservando para posteridade e proporcinando aos vindouros uma opurtunidade de conhecrer esse grande homem de cultura.

Teodolindo Ledo Pontes, “Mino di Mama, faleceu aos 87 anos de idade e quase durante todo tempo da sua vida a sua gaita era uma companheira sua inseparavel que o levou a transpor continentes levando a todos a morabeza, a musica, o contacto, a alegria e os versos e canatres da sua inesquecivel musica.

À família enlutada e à comunidade artística cabo-verdiana, “”SANTACATARINAFOGO” formula suas sentidas condolências pela morte deste bastiao da música tradicional cabo-verdiana.


PARABENS A AFRICA !

Pela primeira véz na história do futebol o nosso Continente Africano mais precisamente a Africa do Sul, foi esclhido para ser palco do Campeonato Mundial de Futebol a realizar no ano 2010.
Quem sabe talvez até lá o nosso Cabo Verde ou melhor a nossa equipa estará presente o que seria um passo gigantesco para todo nos, portanto nunca é cedo para preparar !

 ALMA DJARFOGO
 
Si vinho manecon ê sangue
Enxofre ê aspirina
Decha bolombolo deta
Na quemada  nha padjigal
 
Si sonha ê liberdade
Pensamento ê poder
Decha nha alma vacabundo
Encontra nobos profetas
 
Si quemada ê manta
Tchon di Djarfogo ê cama
Dechan dormi
Na magia di note frio
 
Si pedra djarfogo ê trabecero
Dichan deta na cadjau
Coberto cu ondias di mar
Ta pidi bu regresso
Napoleão Vieira Andrade Bóston, 17 de Abril de 2004

ACERCA DO TEMPO

De vez em quando a minha memoria retrocede no tempo e pensa no processo do meu crescimento. Como o tempo voa! Mas podia ter dito: Como o tempo passa devagar! Assim há um desacordo dependendo da minha perspectiva. Em cada situação há um comum dividendo; este dividendo é chamado Tempo que começou muito, muito tempo atraz. Este factor pode ser manipulado a nosso favor ou nao, a pergunta é: Como? Por exemplo: existem pessoas que conseguem fazer na vida num curto espaço de tempo mais do que aqueles que vivem mais tempo. Ou existem pessoas que, precisam de mais tempo para fazerem melhor. Eu penso que tudo no mundo está sujeito ao TEMPO duma maneira ou doutra.
QUINQUIM




A equipa de futebol JUVENTUDE CABOVERDEANA SOCCER CLUB do desportista TIAGO MONTEIRO.