Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
===== =====

English Version    Leia em ingles


 Ilhas de Cabo Verde   Islands of Cape Verde


PONTO DE REFLEXÃO!

Chegamos a um ponto tal, na nossa sociedade onde devemos ponderar e procurar encontrar uma alternativa para esse flagelo que está destroçando a nossa comunidade! Uma comunidade que sempre foi respeitada e respeitadora das gentes.
Antes de mais é bom reconhecer que esse fenomeno não é exclusivo de alguns, mas de todos; porque duma maneira ou outra afecta a todos...embora para alguns, dificil de acreditar! Quando uma sociedade perde a força energética dos jovens é muito mais deficil prosseguir para um desenvolvimento no caminho do progresso.


Nos últimos vinte anos temos visto um aumento galopante de crimes nunca dantes visto, e isso esta a roubar nos o melhor de nós mesmos. Somos praticamente uma minoria entre as outras comunidades aqui, mas o procedimento de muitos de nós iguala ou ultrapassa mesmo as outras em relaçāo ao negativismo. Agora pode se perguntar quem tem a culpa, e qual e a soluçāo? Especificamente ninguém tem a culpa; talvez a própria sociedade tem a culpa; mas quem faz a sociedade, é o povo, e o povo forma se com pessoas e famílias, e produzem membros para sociedades ou comunidades. Podemos minimizar o factor negativo, sabendo onde estão as falhas. Sabemos que as substancias que alteram o funcinamento normal do cérebro ou “drogas” quando ingeridos sem controle provocam na maioria dos casos nefastas consequencias; portanto a educação, a informação a explicação sobre esses efeitos nunca é cedo de começar. Para isso temos de aproveitar o melhor em nós e os nossos recursos, para pensar e agir contra essa calamidade que a todos afecta duma forma ou doutra.


Os pais quando informados, devem começar logo no início explicando aos filhos o lado negativo ou efeitos dessas malignas substancias, assim com conhecimentos logo do início, poderão enfrentar o perigo e sair ileso disso. As familias, os jovens, os intelectuais ou formados, as autoridades, as organizacoes politicas ou partidos, os orgaos da comunicação social ou informação, os artistas,credos religiosas, em fim, todos, - e atė mesmo, incluir outras comunidades que já tiveram esse mesmo flagelo - tem o dever moral de procurar uma solução e por um freio a crise que a todos afecta ou vai afectar.
As famílias nao devem esconder ou esquecer os problemas, porque fazendo assim, nao ajuda a encontrar a solução, devem dedicar muito mais atenção aos filhos e procurar recursos disponível e a maneira de como ajudar os filhos ou filhas a encarar a vida com mais optimismo.
Os jovens devem ponderar e acreditar em si mesmos, sabendo que no futuro eles serão a continuação de nós mesmos. A motivação, o trabalho, a educação, sao caminhos que conduzem a conquista dos objéctivos traçados e consequentemente elevando a vós mesmos e a comunidade em geral.

Os vícios, como a droga, a preguiça, os maus pensamentos levam sempre a caminhos obscuros e não produtivos.


Os intelectuais ou formados devem dispensarem melhor e contribuirem com informações sobre fonte de recursos disponível e facilitar –los aos outros . Há uma frase americana que diz: “Uma memória “cérebro” é uma coisa muito grande para deixar perder”.
As autoridades podem incentivar e trabalhar com a comunidade e combinar esforços para detectar os pontos negativos dando assim cara, e control real do que está passando.
Os partidos políticos devem por antes de tudo as diferenças a parte, e ponderar que somos iguais com diferentes necessidades, mas que a única maneira de sobreviver, é cultivar a paz e harmonia entre nós mesmos, promovendo debates exclusivos sobre o assunto de como ajudar os nossos jovens a produtividade.
Os orgãos da comunicação social ou informação podem contribuir mais difundindo comentários, criticas, debates entrevistas e passar referencias onde encontar recursos ou programas apropriados e elucidativos para a comunidade.
Aos artistas cabem um papel importante de divulgar a mesnagem concernente a essa violencia e procurar encentivar os jovens a fazerem e aproveitarem o melhor de se mesmos.
Os religiosos podem contribuir melhor partindo do princípio e acreditar que somos da mesma raça, e que todos somos irmãos, nao obstannte as diferenças, mas temos um denominador comum, e por isso devemos promulgar a harmonia entre todos e ajudar a encontrar uma solução a fim de acabar com este mal na nossa comunidade.

Page em construcao........ Page em construcao.

Back to page 1
===========
====== Bravenet.com ====== =========