“Spring2008“

Hora de continuar e seguir viagem até o coração da terra de Plutão.

O destino mais interessante é aquele do qual você nunca esteve, a terra desconhecida. Os Romanos chamaram de “Terra Incognita”, os lugares dos quais não sabemos nada a respeito; estradas, níveis de radiação... nada

.................

“Spring2008“

Lê-se: Contaminado.

“Spring2008“

Eu acho que conseguiria adivinhar observando a parada de ônibus.

“Spring2008.“

Ou ao ver esta casa.

“Spring2008“

“Terra Incognita” é bastante radioativa, esqueça microroentgens, aqui nós lidamos com milliroentgens. Aquilo que era o máximo de outros lugares, será o mínimo aqui.

Aquelas vilas são como uma máquina do tempo, tudo aqui foi deixado como era a mais de duas décadas atrás.

.................

“Spring2008“

A não ser por algumas casas que as autoridades removeram com a ajuda de retro escavadeiras para que tivessem acesso aos poços. Eles precisavam prevenir a penetração de radioatividade em nosso sistema de água, por isso todos os poços foram bloqueados.

.................

“Spring2008“

Está claro o motivo das pessoas não desejarem ver estes lugares, aqui você sente a presença da morte. Parece que foi o trabalho de algum bruxo das trevas cujo olhar destrói toda a esperança. Sob sua respiração, toda a vida se extingue. Onde quer que ele pise, apenas ervas daninhas crescem. Seu toque acaba com a felicidade e murcha todas as cores até que estas se tornem um manto de sombras do submundo. Ele suga o néctar da vida de terras férteis, exaure cidades e as resseca, deixando em seu caminho nada além de um herbário da vida humana. E então, vagarosamente, tudo se torna pó.

“Spring2008“

Rosa chinesa.

Em nosso mundo, não existe uma rosa sem espinhos... No herbário de Plutão, só existem espinhos sem rosas, e é realmente estranho que aqui nós ainda encontremos coisas que nos excitam e nos emocionam.

“Spring2008“

Esta motocicleta é parte inseparável do herbário. As raízes a prenderam rapidamente.

“Spring2008“

Interior das casas.

“Spring2008“

“Spring2008“

A radiação aqui deve ter sido muito alta em abril de 1986, dezenas de Roentgens nos primeiros dias, as pessoas precisaram ser evacuadas rapidamente.

“Spring2008“

Respirador

“Spring2008“

As últimas notas no caderno deste aluno indicam que a vida aqui parou no final de abril de 1986.

“Spring2008“

Este deve ser o quarto de algum fotógrafo.

“Spring2008“

Existem tantas fotografias deixadas pra trás em Chernobyl.

“Spring2008“

Após o acidente tudo se tornou radioativo e as pessoas foram abrigadas a abandonarem seus pertences, a maior parte dos evacuados, tinha a crença de que voltaria para suas casas em alguns dias, meses ou anos.

“Spring2008“

22 anos se passaram e as fotografias continuam lá, muitos não sobreviveram ao acidente. Alguns retornaram para resgate de pertences valiosos, o resto seguiu com suas vidas, o que não deixa muito tempo para remoer o passado.

Próxima página