Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

Amplificador para Subwoofer de 8W RMS

Por Luís Rodrigo Szabo

Introdução

Ideal para sistemas multimídia de baixa potência que não possuem subwoofer esse pequeno amplificador é ideal para complementar os graves (geralmente fracos em sistemas sem subwoofer) .

Descrição

Baseado em um circuito amplificador classe  de operação B do tipo push-pull , descrito no livro de Volnei A. Pedroni, temos um sistema transistorizado discreto, ou seja, utilizando apenas transistores no estágio de potência, com o diferencial que neste projeto foi utilizado uma fonte simétrica de alimentação no circuito amplificador de 18V/-18V e com faixa de passagem entre 10Hz e 1kHz que é proporcionado por um filtro passa baixa de 2a. ordem ativo no estagio de entrada do amplificador.

Infelizmente só foi descrito a parte eletrônica do amplificador sendo necessário que o leitor interessado construa sua própria caixa acústica para o amplificador utilizando um subwoofer ou um midwoofer apropriado de 8ohms e 25W.

Atenção: Não é apropriado usar um subwoofer de 4 ohms (do tipo utilizado em carros)  pois o circuito não foi calculado para esta carga.

O circuito

Formato JPEG

Formato CKT (CircuitMaker)

Circuito complementar de bypass

O circuito abaixo pode ser utilizado em computadores com placa de som

e possui controle de volume.

Layout da Placa de Circuito Impresso

Formato PCB (TraxMaker)

Formato DWG (AutoCad2000)

 

[Home] - [Projetos] - [Downloads] - [News] - [Links] - [Currículo]