Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

M People

home
história
estilos
artistas
curiosidades
artigos
guestbook
autor
links
e-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Décadas: 90

Estilos: House, Euro Pop, Club Dance

M People

Certamente não podemos falar sobre a década de 90 sem mencionar o grupo M People. Bandas de Dance Music são sempre difíceis de serem avaliadas ao vivo, mas o M People manda muito bem nos palcos, e prova que Dance Music não é apenas coisa de estúdio.

Composto por Mike Pickering, Paul Heard e Heather Small, o M People (nome que significa "Mike's People", mostrando que Mike poderia ser considerado uma peça chave no grupo) é originário da lendária e cinzenta Manchester, terra de Simply Red e New Order. O som do grupo beira o estado de arte, aliando um aparato tecnológico modesto e muito sutil, que resulta em arranjos maravilhosos, portadores das composições próprias da trupe. Usando poucos músicos adicionais e a bela voz de uma House diva, seus atributos vão bem além de simples música sintetizada.

Mike era DJ no lendário clube Hacienda (de propriedade do New Order), e já havia feito parte de algumas bandas como Quando Quango. Ele conheceu Paul, que também já estava engajado na música, e decidiram colaborar num projeto de estúdio. Então, com algumas músicas prontas, eles precisavam de alguém que as cantasse. Aí, entra Heather Small, que já cantava em bares, pubs e danceterias.

O primeiro single veio em 91, e chamava-se "Color my Life" e, de cara, já fez muito sucesso nas paradas da Inglaterra. Logo depois, veio o álbum "Northern Soul", que trazia no nome uma referência ao som do grupo, uma mistura de estilos que vai do House ao Soul. O álbum foi aclamado o melhor álbum Dance de 92.

Em 94 temos o lançamento do formidável "Elegant Slumming", que mostra uma surpreendente (nem tanto...) evolução em relação ao anterior. Os arranjos são luxuosos e a voz de Small está mais afiada do que nunca. Os ótimos momentos ficam por conta de "Movin' on Up", "One Night in Heaven" e a cover de Dennis Edwards "Don't Look Any Furhter", com vocais adicionais de Marke Bell (LFO). Este álbum foi a verdadeira explosão do M People no mundo, alcançando os preconceituosos EUA, e foi muito bem recebido por onde passou. Também foi lançado o vídeo de "Elegant" e um vídeo ao vivo. Nessa ocasião, Shovel, baterista que já acompanhava a banda a algum tempo, se torna um membro permanente do grupo.

Dificilmente o M People conseguiria repetir o sucesso anterior. Mas em 95 temos o lançamento de "Bizarre Fruit". O álbum não fez o mesmo sucesso do anterior, o que não significa que tenha sido ruim. Ótimas músicas como "Open your Heart", "Sight for Sore Eyes" e "Searching for the Hero", mostram que o M People é uma banda de fino bom gosto.

Após lançamentos e turnês, um merecido descanso. E, em 97, eles retornam com "Fresco", um álbum mais "adulto" por assim dizer. Menos dançante que os outros, podemos constatar isso pelo primeiro single "Just for You". A música teve um clipe muito chique, com direito a orquestra e tudo!

Finalmente, no final de 98, eles lançam um "Best of", para coroar a carreira bem sucedida. Este álbum traz os melhores momentos do M People e mais três novas canções: "Dreaming", "Testify" e a cover dos Dobbie Brothers "What a Fool Believes". Disco fundamental para todos os amantes de Dance Music. Nesse mesmo ano, Heather lança seu CD solo. Mas é difícil avaliar, visto que todas as canções são puro M People.

Voltar