Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

El ASBIYYAH

A luta para reclamar a identidade Moura.




(Em Português)

Por quasi 383 anos, o Mudélhar, Mourisco, estão lutando para reclamar seu identidade nacional como un Mouro não somente em Espanha em geral, porém nas Américas, e em África do Norte também. Em Espanha ainda que Islão há sido finalmente reconhecido como uma religião oficial de Espanha, e enquanto a população Muçulmana está crescendo, há ainda tanto uma batalha dura e luta para lutar pela aceitação. Como o Catalão, o Vasco, o Galhego, e o Andaluz, o Mudélhar e Mourisco tanto como êles, estão pedindo pelo reconhecimento por seu identidade nacional. Ainda os Mudélhares e Mouriscos em Espanha constituiem como uma pequena menoridade, e está para nada ao mesmo nivel como os outros menoridades em Espanha, merece o Mudélhar e Mourisco tanto o respeito e sobretudo, idgualdade! Igualdade, pelos Catalãos! Igualdade, pelos Vascos! Igualdade, pelos Galhegos! Igualdade, pelos Andaluzes! E finalmente igualdade, pelos Mudélhares e Mouriscos também! Foi o nacionalismo Espanhol, que sequestrou os direitos dos Catalãos, os Vascos, os Andaluzes e alguns Galhegos, em seu luta pelos direitos de igualdade, baixo o brutal regime do General Franco durante o tempo mais terrível antes na história de Espanha, que culminou em seu guerra civil sangrenta nos 1930's. O mesmo pode-se dizer sôbre o Mudélhar, foi a amibição da Inquisição Espanhola e seu fervor pelo nacionalismo, que últimamente chegou à assimilação do Mudélhar Espanhol.

Pelo tanto a connotação Hispana ou Latina é somente uma injusta e inexacta connotação impàsto sôbre o Muçulmano do linhagem Espanhol! Quando a verdade é, que foi criado como uma identidade pelos Cristãos Espanholes, não como uma maneira á denotar um legado de algum para a península Ibérica de Hispaniola Latina mas em lugar, foi criado baixo o fervor do nacionalismo Cristão Espanhol. Archivos mostram, que quando Alfonso VI reconquistou tudo de Espanha de novo seu ordem, foi à fazer completamente Europeus e Cristãos, não somente os Mozárabes ou Musta'ribun sujeitos Cristãos, porém também os Mudélhares e Mouriscos baixo o pretêsto em fazendo-los "Latino e Hispano!" Êle introduziu a liturgia Romana. Êle patrocionou arte românico em lugar do arte Moriego, e estendeu a escritura Carolingésa. Êle cambiou as mesquitas à igrejas, madrasas à monasteiros ou escolas do catecismo. Êle subsituiu a lingua de Árabe e Aljamia, com o Castelhano. Porém mais importante, Alfonso VI, logrou o que o propósito da Inquisição Espanhola significava, a obliteração da identidade Moreiga no que foi conhecido como Al Andalus, e a necessidade à substituir-lo com isso do Cristianismo Latino e o nacionalismo e identidade do Latino ou Hispano!

A necessidade de ser Castelhano primeiro em lugar de ser Mudélhar, tomou precedência não somente aos Mudélhares, mas pela história Espanhola também sôbre os Catalãos, Galhegos, Vascos, Andaluzes! Não seja o mesmo nacionalismo, que em tempo absorveu nossos irmãos os Muçulmanos de Bosnia, Kosovo e Chechenya? Por muito tempo êles foram forçado à ser Yugoslavo ou Russo, antes que foram permitido à ser Muçulmanos de Bosnia, Kosovo, Chechenya ou simplesmente Muçulmanos. Por muito tempo os Mudélhares ou Muçulmanos Espanholes, foram forçado à ser Espanhol ou Hispano. Porém agora como o Muçulmano de Bosnia, Kosovo e Chechenya, o Mudélhar Espanhol ou Hispano, está buscando à ser Mudélhar primeiro. Buscando em seu luta à reclamar, isso do que foi tomado dêle, seu identidade Mudélhara!

Igualdade também, pelos Mouros Moreigos em Mauritania, Mali e Niger em África. Também igualdade pelos Mouros Morunos em Índia, Sri Lanka, Pakistão em Centro Asia. E também igualdade, pelos Mouros Mouriscos em Palestina, Maroccos, Argelia e Sahara Occidental! E igualdade também, pelos Mouros Morovos em Bosnia-Hercegovina, Kosovo e Chechenya!

"Allahu Akbar!"