Al Andalus
(Em Português)
Foi chamado simplesmente "A terra do este," pelos Mouros quando entraram o sul de Espanha. E à altura de glória, fue conhecido verdadeiramente , com Al Andalus! Tanto hão sido escrito sôbre Al Andalus no fim significou aos Mudélhares e Mouriscos! Nós conhecemos que dirigido por Tarik ibn Ziyad, ao lado de seu exército de Berberis e Árabes, entraram o sul de Espanha desde o norte de África em 711 A.D., e que em 1492 em Granada o último império Mouro, foi derrotado! Porém que significava Al Andalus para os descendentes dos Mouros, os Mouriscos e Mudélhares? Assim como os Mouros foram expulsado de Espanha, e os Mouriscos e Mudélhares foram deixado à defender-se êles mesmos sozinhos, o nome de Al Andalus para um Mourisco ou Mudélhar, últimamente significará raspadoura étnica! Miles de Mouros Espanholes quens foram o Africano, Berberi, Árabe, Centro Asiático, Eslavo, ou o Muçulmano Espanhol no fim, confrontaram a ira da Inquisiñão Espanhola. E últimamente um grupo inteiro de gente, foi raspado nã somente de Espanha, mas também da história Espanhola! Vamos à concentrar pelo momento sôbre as cousas bõas de Al Andalus, e de que significou Al Andalus, para o Mudélhar e Mourisco! Nós conhecemos, que os Mudélhares e Mouriscos cresceram com uma grão tradiçãO e história Islâmica, e foram tolerante aos Cristãos em realidade baxo os Mouros os Cristãos, foram permitido à construir novas igrejas algo que não foi visto nem escutado muito pelo mundo Islâmico nêsse tempo!
Nós conhecemos que muitos Mudélhares e Mouriscos, foram educado no Corão e Islão. E que muitos dos grandes eruditos, foram naturalmente Mudélhares e Mouriscos! Sôbre a terra e mar, Al Andalus foi poderosa. Seus inimigos, a respeitou. A maneira de vida por quasi 781 anos pelos Mudélhares e Mouriscos, não foi diferente de outros Muçulmanos pelo mundo Islâmica. Muitas grandes mesquitas e madrasas, foram construido em Al Andalus atravessando do norte do país Vasco, ao sul de Andalucia própria! O reino Mouro de Al Andalus foi igual, ao aqules de seus predecessores, o Romano, e o Cartaginês e o Visigodo! Onde os outros fracassaram à lograr tolerância religiosa, los Mouros foram aptos à lograr isso não tanto pela espada porém em lugar, muito como Salah al din ibn 'Ayyub ou Saladin, por tolerânsia religiosa e étnica! O Mouro Espanhol aprendeu muito bem, da história e conquista Islâmica. E êles sabiam, que se êles iam à manter um reino, êles tinham que achar inclusião e não exclusão. Éles tinham que adaptar à maneira de viver e costumes de seus sujeitos locaís também. Êles criaram Aljamia paraque o Muladí como êle foi chamado em Espanha em Aljamia convertido Espanhol, podria ser apto à compreender o Corão e Islão também.
Os Mouros permitiram os Cristãos e Judeus, à ser educado ao lado com Muçulmanos em seus escolas e mesquitas, ou em seus próprias escolas e lugares de adorar. Ainda naturalmente êles foram taxado, o dinheiro foi usado para construir mais novas igrejas i sinagogas para o Cristão e Judeu algo de que o reino Cristão Espanhol, não fêz. Em lugar êles taxarem o Judeu e Muçulmano depois da expulsão dos Mouros, por qualquiera sinagoga ou mesquita que foi construido. Porém também os impostos êles pagaram baixo o reino do Mouros, foi pela proteção de Al Andalus e aqueles quens estavam baixo seu proteção.
Infelizmente a vida pelo Mudélhar e Mourisco à caída de Granada em 1492, significará totalmente uma nova viad para êles. A seguinte informação eu lutei para incluir, mas eu sentí que foi necessario para descrever a horrível e terrível condiñão e maneira de viver, que o Mudélhar e Mourisco quens ficaram em Espanha confrontaram. Assim como o Rei Fernando e a Reina Isabela, mandararam fora o último emir 'Abu 'Abd Allah Muh'ammad ibn Ali, ou em Castelhano (Boabdil), a insurgência da Inquisição Espanola sucedeu. Eu não intentarei à elaborar sôbre as cousas horríveís já elaborado nesta página que lhe passou aos Mudélhares e Mouriscos. Em lugar eu somente oferecerei como a maneira de viver para aquelas pessõas cambiu dramáticamente depois o fim da Inquisição Espanhola em Espanha em 1614 oficialmente.
O Mudélhar e Mourisco o quens ficaram, já não foram educado em lugar êles se fizeram analfabetos e sem eduñão não somente nas cousas que foram passado à cadaum dêles, por seus queridos antepassados os Mouros, mas mais importante na área do Corão e Islão próprio! Seu religião Muçulmana, identidade se convertiu numa cousa do passado. Êles se fizeram camponêses e obreiros em lugar de eruditos! Êles se fizeram Latinos e Hispanos, em lugar de Mudélhares e Mouriscos. Êles se fizeram Católicos, em lugar de Muçulmanos. Êles se fizeram de lingua Castelhana, em lugar de Árabe e Aljamia! Em fim êles se fizeram Castelhanizado e Portuguesizado!
Então agora, nós havemos aprendido um pouco sóbre o que Al Andalus significou para os Mudélhares e Mouriscos; e que significou a vida antes e depois em Al Andalus, pelo Mudélhar e o Mourisco. Mas despeito o bom e o mau que passou em Al Andalus, para os Mudélhares e Mouriscos, Al Andalus para êles foi e será seu pátria original! Insha'allaah meus irmãos e irmães Muçulmanos eu peño, que não se olvidéis Al Andalus e sôbre os Mouriscos e Mudélhares, nem os Moreigos, Morunos e Morovos! Nós somos o Kaxmiri em India, o Bósnio em Bósnia, o Kosovar em Kosovo, o Chechenyão em Chechenya e também o Palestiano em Palestina. Um grupo de gente orgulhosa de tradiñão e história Muçulmana e Islâmica, quens estão buscando à regressar sem perseguição à isso do que foi e é sempre, nossa querida pátria de Al Andalus! Não te olvidéis dos muitos Mudélhares e Mouriscos, nem Moreigos, Mourunos e Mourovos, quens pereceram as mãos da Inquisição Espanhola! Recordéi os nomes daqueles antes nó Mudélhares, Maria de Molina, Luis Torres, Samuel Trujilho, José Almeida, Omar Carmona, Mona Medina, João Uvalde e outros quens seus nomes Muçulmanos foram, Maryam el Mulinah, Musa el Thurri, Sumeyl Turyiluh, Yusuf el Ma'idah, Umar Qarmuna, Muna el Madina, Yahya el Ubaidh. Blas Peres Infante o pai de Andalucia uma vez mencionou, que à olvidar-se de Al Andalus e que nós fomos sempre de coração Muçulmanos e Mudélhares o Mouriscos, foi simplesmente à negar a verdade do passado!