Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

·.O.· ·.Dança.· ·.Música.· ·.Al-Manar.· ·.Dicas.· ·.Internet.· ·.Eventos.· ·.Catálogo.· ·.Dunia.· ·. [~|~] .· ·. [=] .· ·. @ .·

Shahrazad

 Por Thânia Allan

 Minha aula com Shahrazad

"A primeira vez que ouvi o nome SHAHRAZAD foi através de uma amiga minha. Ela havia participado de uma aula experimental com a Shahrazad, uma pequena palestra onde ela falou da sua vida e experiência e depois foi analisando individualmente as participantes e orientando o que cada uma precisava para corrigir os seus pontos fracos.

Eu não sabia então, mas agora eu entendi que este é uma das grandes habilidades da Shahrazad, localizar o nosso ponto fraco e nos dizer o que precisamos para superá-lo, e nos fornecer formas de fazê-lo.

Minha amiga ficou encantada com ela, com a forma que ela detectou após observá-la por muito pouco tempo qual era o seu problema. Shahrazad passou um exercício para que ela pudesse trabalhar e corrigir este pequeno problema.

Na época eu havia começado há pouco tempo a estudar dança do ventre, mas guardei a informação e pensei: 'um dia vou ter aulas com ela'. Eu também havia ficado encantada com tudo que minha amiga me contou sobre ela.

Demorou um pouco mais para passar de admiradora para loucamente apaixonada por esta arte, com a vontade louca de aprender cada vez mais.

Tempos depois e mais envolvida no meio da dança, já havia tomado conhecimento da polêmica que existe em torno do nome SHAHRAZAD. Ouvi muita coisa! Mas de tudo que eu ouvi havia duas unanimidades: uma sobre ela ter um gênio extremamente difícil, a outra era sobre a qualidade do trabalho dela.

Apesar de tudo que eu ouvi, decidi procurá-la por achar que ela teria respostas para a minha busca. Estava disposta a enfrentar o gênio difícil que todos falavam tanto a respeito. Pensei: vou pagar o preço pelo conhecimento.

Quando cheguei a sua casa, depois de uma jornada de carro, ônibus, metrô e caminhada que levaram três horas, estava receosa do que iria encontrar. Vi uma senhora caminhar em minha direção com um sorriso acolhedor, um abraço de boas vindas. Fomos para a sala, coloquei minha roupa, Shahrazad sentada em uma cadeira fazendo perguntas, pediu para eu dançar corpo minha experiência de dança, sentiu minha energia, reconheceu minhas qualidades, e sim, detectou minhas faltas, afinal era isto que fui buscar lá.

Desde aquele dia até hoje, conheci várias 'Shahrazad', e naquele mesmo dia me encantei definitivamente por ela. Dona de uma personalidade complexa, pressinto o temperamento tão falado, mas não foi o que vivi com ela. Shahrazad, às vezes é mãe extremada, às vezes ciumenta. Pega pela mão e dá conselhos. Outras vezes ela é criança, pede que não a esqueça, que segure a sua mão, que a faça entender. Mulher vaidosa, olhar que desnuda. Por vezes mística, por vezes religiosa. Conta sua vida, chora e ri. Tem certezas profundas, mas pergunta a si mesma se estava realmente certa. Uma cientista, uma apaixonada.

Encontrei o que fui buscar? Encontrei muito mais. E quando ela fala, sinta-se uma serpente ... eu me sinto! Acho que há certas coisas que nós, apaixonadas por esta arte, temos que experimentar. Uma delas é conhecer Shahrazad! Ela faz parte da história da dança do ventre brasileira, uma lenda, uma polêmica, uma mestra que cria movimentos no teu corpo... Somos suas herdeiras, temos o direito e o dever de preservar o seu trabalho. Não me interessa o passado, nem mesmo o futuro, tudo que aprendi com Shahrazad vai ficar comigo para sempre!"

Dança do Leste > Biblioteca da Dança > Dançarinas Famosas > Shahrazad