Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!


Pelagens oficiais reconhecidas pela ABQM

Fernando's Country Page

Pelagens

Pelagens oficiais reconhecidas pela ABQM


ALAZÃO -

É a pelagem em que o pêlo do corpo, crina, cauda e membros apresentam a mesma tonalidade.


ALAZÃO TOSTADO -

É a pelagem em que a tonalidade é homogênea, semelhante a borra do café, a crina, cauda e membros apresentam a mesma tonalidade do resto do corpo. Esta pelagem pode ser confundida com o preto o zaino, quando ao sol, apresenta reflexos para o vermelho.


BAIO -

O animal apresenta a pelagem de fundo preta ou alazã e tem que apresentar lista de burro ao longo do dorso, iniciando-se nas cruzes e terminando na inserção da cauda, podendo ter as extremidades e cauda da mesma cor do corpo.


BAIO AMARILHO OU PALOMINO -

É aquela de tom creme ou amarelo ouro, apresentando a crina e a cauda obrigatoriamente brancas e os membros com a mesma tonalidade do corpo.


CASTANHO -

O animal apresenta pelagem "avermelhada" com as extremidades pretas - crina, cauda e membros.


ROSILHO -

É a pelagem básica castanha ou alazã, com grande infiltração de pelos brancos pelo corpo, com incidência maior nos dos flancos e virilhas. A distribuição dos pêlos pelo corpo poderá ser homogênea, mas a cabeça e as extremidades mantém a pelagem básica alazã ou castanha. Seu aparecimento se caracteriza por ser póstero anterior, ou seja, de trás para frente e também por ser observada com maior intensidade nas partes posteriores do corpo.


TORDILHO - É a pelagem que apresenta a cor básica, com infiltração progressiva de pêlos brancos e de uma maneira homogênea em todo o corpo. Esta pelagem se caracteriza pelo aparecimento a partir do 3º ou 4º mês de idade do potro e sempre em sentido ântero - posterior - ou seja, da cabeça para o corpo, mais especificamente nos olhais, bochechas e parte interna das orelhas e mais tarde pelo corpo todo. A pelagem tordilha por ser de caráter genético é dominante, para ser apresentada em um animal, pelo menos um de seus pais tem que ser de pelagem tordilha - a diferença marcante entre a pelagem TORDILHA com a ROSILHA é que a TORDILHA tem uma distribuição homogênea de pêlos brancos, enquanto que na ROSILHA, a incidência dos pêlos brancos é maior em algumas regiões do corpo e não se apresenta na cabeça, exceção feitas às áreas determinadas como estrelas, listras e manchas. Outro detalhe deve ser lembrado com relação a pelagem tordilha - o fato de um ou ambos os pais de um produto ser tordilho não implica que o animal tenha que apresentar essa pelagem.


LOBUNO -

É a pelagem acinzentada ou enfumaçada e que, por esse motivo é também conhecida como pêlo de rato e deve apresentar as extremidades pretas.


PRETO - O animal tem a pelagem composta somente de pelos pretos, sem qualquer outra tonalidade por todo o corpo. Ao ser exposto diretamente sobre a luz solar, apresenta reflexos azulados


ZAINO -

É a pelagem em que pêlos pretos e castanhos se entremeiam, dando uma tonalidade geral escura, com regiões como bochechas, axilas, flancos e virilhas com tonalidade amareladas, bem mais claras que as demais partes do corpo.


 

 Home

Voltar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Email: ctrbelo@zipmail.com.br