Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Associação Flor de Lótus  Kung Fu  Wushu - Tai Chi Chuan - Lei Tai Sanshou

 

A Associação Flor de Lótus é a primeira Escola de Kung Fu wushu de Curitiba a adquirir um conjunto de Dança do Leão do Sul

Certos de nossa responsabilidade, nos empenharemos ao máximo na divulgação da Dança do Leão em nossa cidade e além dela 

 

 

O povo chinês adora animação e o Ano Novo Chinês e outros festivais tradicionais, são realizsadas celebrações especiais e alegres. Muitos destes costumes e apresentações folclóricas estão incorporadas nas celebrações  festivais e tem sido passados de geração para geração os mais comuns  talvez sejam A Dança do Leão e A Dança do Dragão. Crianças que crescem em Taiwan, mesmo aquelas que não deram seu primeiro paso ainda, já devem ter visto uma destas apresentações, com seus pais ou mesmo pala televisão em casa. Além destas duas apresentações mais comuns há também varios outros tipos de apresentações    folclóricas festivais, como " andar em um barco na terra", "caminhar com pernas-de-pau", "carregar um jovem nas costas", "a dança do espírito de molusco", e assim por diante.

     Dança do Leãoleão em pé.jpg (10590 bytes)

Tradição Imortal dos Imigrantes Chineses

Os ocidentais confundem com frequencia o Leão Chinês sulista com um Dragão. Isto é compreensivel ja que o Leão Chinês tem um chifre, corpo longo e branco e barba vermelha ou preta. Na cultura chinesa, a Dança do Leão simboliza coragem, força, energia, sabedoria, prosperidade e sorte.

Ao contrario do tigre feroz, o Leão é visto como uma criatura calma e brincalhona, enquanto exibe virtudes, como bondade e amabilidade. Na China, a Dança do Leão foi executada durante mais de cem anos em festivais e celebrações,   como o ano novo Chinês, a abertura de negocios, a compra de uma casa nova, o festival da lua de meio-outono e outros. Esta tradição continuou como os chineses que emigraram a diferentes lugares do globo, podendo ser vistas dança do Leão em "chinatowns" de todo o mundo.

Uma Criação da Imaginação Chinesa

As origens da dança do Leão estão baseadas em superstição e folclore. O Leão sulista é uma combinação de elemetos mágicos e místico. Dependendo de seu lugar de fabricação na China, a cabeça do Leão pode assumir duas formas, do Leão de Hokshan e do Leão de Futshan. O Leão de Hokshan tem a cabeça estreita com uma boca saliente. Além de ser como Leão de Hokshan, é também como a cabeça do leão dragão ou " o pato que derrotou o Leão ". O Leão de Futshan tem uma parte de trás mais curta para elevar a cabeça, é mais largo  tem uma boca curta. O Leão de Futshan também é conhecido como a cabeça do Leão Trigre.

O Leão de Hokshan é proveniente de uma área na China onde há uma montanha chamada de "A montanha do Guindaste", e o Leão de Futshan é proveniente de uma área onde há uma montanha chamada de "A montanha de Buda". Assim, Hok significa  guindaste, e Fut significa Buda e shan montanha. O Leão de Hokshan é utilizado como uma vívida mas não agressiva maneira do Leão dançar; enquanto o Leão de Futshan é o mais escolhido por artistas marciais. Conseqüentemente, seus movimentos são agressivos, rápidos e envolem arte marciais. O Leão de Futshan é o tipo mais freqüentemente visto na America do Norte, e é a forma mais popular de dança do Leão

A cabeça do Leão sulista e o corpo acompanhante entram em vários temas de cores globais. Estes tipos de temas dão ao Leão o seu nome, que é baseado em três generais ou heróis conhecido como os "três irmãos jurados do jardim de pêssegos" da história Chinesa, que foram imortalizados através do romance moderno chinês dos três reinos. Os seus nomes, e conseqüentemente o nome do Leão ( baseado no tema de cor ), é Lau Bei( face amarela, barba branca ) , Guan Gong         ( face vermelha , barba preta ) e Chang Fei ( face preta ou verde, barba preta ). Estes generais eram os irmãos e também eram conhecidos como primeiro, segundo e terceiro filhos: Lau Bei é o "grande ou o primeiro irmão Guan Gong"; Guan Gong que é o "segundo irmão de Chan Fei"; e Chan Fei que é o "terceiro irmão".

Cada filho teve a sua propria personalidade e disposição, e assim os Leões tem suas cores distintas e de modos pessoais. Lau Bei é o Leão mais auspicioso e sábio: é o Leão utilizado por escolas de Kung Fu . Lau Bei é freqüentemente usado em demostrações de dança do Leão, onde sorte e prosperidade querem ser assegurados. Guan Gong é o Leão valente  e leal, e é, recentemente, o mais usado por escolas de Kung Fu; enquanto Chan Fei é conhecido como o Leão lutador por causa de sua natureza apressada e pugnas, utilizado por novas escolas que desejam se estabelecer na comunidade. Hoje também há muitas outras cores de Leões, como ouro ( basicamente Lau Bei ), branco ( Leão da neve, mas não popular porque a cor branca é utilizada também para funerais ), roxo, rosa ( para artistas feminino ), etc.

Outras características incorporadas no Leão sulista são o chifre da Fênix, as orelhas e rabo do Unicórnio, a barba de um Dragão e um espelho em sua testa para repelir o mal ou demônios ( demônios são prevelecentes na superstição e mitologia chinesas ). Na essência, o desempenho da dança do Leão sulista é um rito de exorcismo para trazer sorte e prosperidade.

Origens Historicas

Muitos mitos e lendas abundam relativos a origem da Dança do Leão. De acordo com o livro do dr. Willian C. Hu,   "A explicação da Dança do Leão" , algumas das lendas mais populares são: A Teoria Budista, A Teoria do Exorcismo, A teoria da Cooperação das Artes Marciais, A Teoria Cavalheirosa, A teoria do Patriotismo, A teoria do Sonho do Imperador e o Tributo estrangeiro de um Leão.

Algumas dessas historias ou lendas são relativas ao Leão do Norte, enquanto outras ao Leão Sulista. relataremos duas dessas lendas mais populares, como descritas na obra do dr. Hu, associadas com a origem do Leão Sulista.

A Teoria da Cooperação das Artes Marciais

De acordo com esta lenda, havia uma besta feroz ou leão que estava ameaçando uma aldeia local. Artistas marciais se reuniram para caçar a criatura. Eles lutaram com a besta três vezes, mas foram derrotados nas suas tentativas. Então, os artistas marciais treinaram os aldeãos e juntos derrotaram a besta. Como uma celebração de recordação, a imagem da besta foi construida e utilizada numa dança de vitoria, onde foram exibidas habilidades de ates marciais.

A Teoria do Sonho do Imperador

Esta lenda é sobre um Imperador que teve um sonho muito estranho com um animal muito maravilhoso. Depois do sonho, o Imperador solicitou aos seus artistas que produzissem uma réplica da criatura e uma fantasia. Uma dança foi criada para reproduzir os movimentos da criatura, exatamente como o Imperador havia visto em seu sonho.

Leão do Norte vesus Leão do Sul

Como nas artes marciais chinesas, que distinguem tipos de artes marciais de acordo com as regiões geograficas do Norte e do Sul da China, a Dança do Leão também esta separada em Norte e Sul.

northlion.jpg (13545 bytes)A Dança do Leão do Norte não foi divulgada ao restante do mundo até recentemente. O Leão do Norte é bastante diferente em sua aparencia, movimento e proposito. O Leão do Norte parece um gigante, cachorro felpudo brincalhão, sendo principalmente usado em apresentações cirsenses.

leão na mesa.jpg (16653 bytes)Em contraste o Leão Sulista é uma criatura muito estranha que se assemelha a um cruzamento entre um leão, um unicórnio e um dragão. É principalmente usado em celebrações de rua, mas mais recentemente em competições mundiais.

Artes Marciais e Dança do Leão

Com a queda da Dinastia Ming e a elevação da invasão da Dinastia Ching ( Manchu ), a Dança dos Leões de Fushan foi associada com sistemas sulistas de Kung Fu. Com a Subversão da Dinastia Ming, foram formadas sociedades secretas, constituidas de artistas marciais revolucionarios e monges Shaolin ( Sil-Lum ), cujo o proposito era subverter a dinastia Ching e reestabelecer a Dinastia Ming.

Eles usaram a Dança do Leão como um meio de comunicação secreto, e as demonstrações como um meio de viajar sem serem reconhecidos, enquanto planejavam as operações secretas contra as regras da Dinastia Ching. eles também usaram a dança do Leão como um meio de praticarem secretamente e aumentarem suas habilidades de artes marciais.

A Dança do Leão e o Kung Fu Estilo Moderno

Os padrões de habilidades ("footwork") da dança do Leão são originarios do Kung Fu. A dança do Leão incorpora saltos, pulos e escadas, enquanto equilibra e chuta: todas habilidades de artista marciais.  Além disso, a cabeça e a fantasia são pesadas ( cerca de 15 a 20 lbs. ou mais ). Portanto há', na dança do Leão, um elemento de peso que seria semelhante ao treinamento com armas de Kung Fu.                                                                   

A dança do Leão também desenvolve o sistema cardiovascular, mente  e espírito. A dança requer coragem, valentia, agilidade, mental e ingenuidade: todas as qualidades de um bom artista marcial.

Elementos da dança do Leão Sulista

A cabeça do Leão sulista é feita tradicionalmente de tirar de bambu atadas bem juntas, revestidas com papel mache e pintadas com adornos de pele de coelho, cequim e pompons.

Dentro da cabeça a sistemas de fios e alavancas que permitem operar os olhos, orelhas e a boca, que fazem o Leão parecer estar vivo. Preso a cabeça tem um pano ( corpo ) multicolorido de uns 8 a 14 pés, combinando com o tema da cor da cabeça, que ao ser manipulado pelo dançarino da a impresão de que o Leão respira. Uma ( invenção tirada do moderno Leão do Norte ) é a adição de calças para os dançarinos que combinam com o corpo, e sapatos que se assemelham a pata de um Leão e as garras.

São exigidos dois artistas para operar o Leão: um na cabeça e um no rabo. Normalmente o artista da cabeça é o mais leve, enquanto o artista do rabo é maior em estatura e  mais forte. Isto permite executar exibições de acrobacia, com o artista do rabo ajudando, erguendo e segurando, enquanto o artista da cabeça salta apoiado nos ombros dele ou em outros objetos.

A propria dança e caracterizada por movimentos habeis, rapidos e vivos, onde o Leão é "trazido à vida". O artista da cabeça opera os olhos, as orelhas e a boca, enquanto move a cabeça pode expressar varias emoções e habitos do Leão. Durante a performance, o rabo esta combinado com padrões de "footwork", movimentos e humor exibidos pela cabeça, como também preparando os saltos e varias exibições acrobaticas de habilidade.

Em todos os movimentos do Leão, os artistas tem que exibir excelentes habilidades "Kung Fu", como posições fortes, padrões de "footwork", e varios tipos de chutes, tudo coordenado entre si em uma rotina.

Todas estas habilidades de Kung Fu devem ser mixadas com os movimentos que fazem o Leão parecer vivo em uma demonstração. Os movimentos do Leão tem que ser coordenados e refletirem o toque do tambor, gongo e címbalo; os Leões Lau Bei, Guan Gong e Chang Fei devem ser manipulados de modos diferentes baseado na personalidade do general que da o nome ao Leão.

Cada artista tem seu modo exclusivo de executar a Dança do Leão, e a musica é o que representa ( assinatura ) daquela escola ( Kwoon de treinamento ). Alguns artistas incluem sua propria assinatura e personalizam as cores do Leão. Cada Kwoon também tem seu nome preso a base da cabeça.

Desempenhos da Dança do Leão

Há numerosas rotinas da Dança do Leão. Algumas só são executadas durante celebrações especificas, enquanto as outras são mais genéricas, algumas dessas rotinas são: "O Leão Sai da Caverna", "O Leão e as Sete Estrelas e a Lua",        "O Leão Cruza a Ponte", "O Leão que Atravessa Montanhas", "O Leão que Ascende as Alturas".

Porém, ha certos movimentos basícos que são comuns a todas as rotinas. Estes são: enfeitando as pernas, arranhando pulgas, dormindo, acordando, sempre rolando, caminhando, alimentando, cuidadoso, aborrecido, triunfante, amedrontado, curvando, brincando e cumprimentando.

Tudo isso é executado em concerto com o tambor variado, gongo e batidas de címbalos, com altura e tempo combinados com os movimentos e humor do Leão que outorga as sesões d dança. Basicamente, o desempenho da dança do Leão é dividido em três sessões. A primeira é o Leão sonolento, despertando e curvando-se; a segunda, é o Leão que procura o Choi Chiang ( alfaces verdes ); e a terceira é a descoberta do Choi Chiang, comendo, triunfante e curvando-se.

O Encontro de Dois Leões

Quando dois Leões de duas escolas diferentes se encontrarem na rua, devem ser observados certos protocolos para se evitar consequencias graves. Antigamente não eram raras as brigas entre leões de escolas diferentes. Danos sérios e mortes eram frequentes.

Hoje, isto ja nào acontece muito na América do Norte, mais é ainda frequente em países da Ásia. Os protocolos que devem ser seguidos são: nunca fazer movimentos de arte marcial agressivos ( pontapés, empurões, estocadas ) para o outro leão; nào levantar a cabeça do leão par o alto; não elevar sua perna em uma unica posição apontando-a em direção a outro leão. Um leão não deverá entrar a área onde o outro leão esta se exibindo, a menos que seja convidado. Quando dois leòes de Kwoons (escolas) diferentes se encontram na rua, devem executar um asceno, se cusrvar um perante o outro; e fechar as suas bocas; até mesmo os artistas da cabeça podem trocar saudações e cartões de visita.

Às vezes, se os dois leões forem de Kwoons onde existem alguma rivalidade, eles devem passar lentamente um pelo outro na rua, tendo controle para não fazer movimento agressivo. Finalmente, quando dois leões de Kwoons diferentes se encontrarem, não devem ser tocados o tambor, o gongo e os címbalos de maneira agressiva.

Choi Chiang, Lai Si e as Revolucionarias Sociedades Secretas

O Propósito da Dança do Leão, além de entretenimento, é adquirir a alface ou Choi Chiang. Esta alface é posta fora como um quebra-cabeça e desafia o leão a adquiri-la. O Choi Chiang teve um significado especial nos dias antigos da Manchúria e da Dinastia Ching, quando eram escondidas mensagens secretas na alface sobre reuniões, atividades revolucionarias e dinheiro para apoiar a causa. A atitude de rasgas e expelir a alface simbolizava a destruição das regras de Ching e das tropas da China.

Hoje, o Choi Chiang representa sorte, triunfo sobre as adversidade, e o dinheiro no envelope vermelho ( Lai Si ou Dinheiro Afortunado) é usado para apoiar Kung Fu e a trupe da Dança do Leão. Quando o leão dançar, trará sorte e prosperidade para o negócio e para a multidão que o observa. se na multidão alguém der para o leão Lai Si, adquirirá mais sorte e prosperidade.

Hoi Gong ou Cerimônia da Abertura do Olhos

Novos leões sulistas não podem ser usados antes de serem trazidos à vida. O "trazer à vida" é feito em uma cerimonia especial chamada Hoi Gong -- um pontilhado estará no lugar dos olhos do leão significando que eles estão se abrindo. É o "nascimento" do leão no mundo. A cerimonia começa dispondo o leão no chão com os artistas dentro. Os artistas ainda permanecem absolutamente quietos, e o artista da cabeça mantém as palpebras e a boca de leão fechadas. Uma celebridade especial, um monge budista ou taoísta, iniciará a cerimonia que deruba o espirito do leão do céu e este passa então a habitar o leão.

Na cerimonia, um pó vermelho especial chamado cinnabar é misturado à água. Uma escova é usada para "pontilhar" os ohos do leão, marcar a boca, as orelhas e o corpo. Neste momento, o espirito do leão entrará no seu corpo. os instrumentos começam a tocar, primeiro as palpebras começam a se mexer, então pisca, a boca abre e o corpo começa a "respirar". O leão começa a morder e arranhar as pulgas três a nove vezes ( números afortunados ) e desperta completamente com saltos para cima.

Instrumentos da Dança do Leão

Os instrumentos de Dança do Leão consistem em um tambor grande, gongo, e um par ou  pares de címbalos. O tambor é o lider e normalmente é o Sifu da escola que o comanda. O tambor representa o "rugido do tigre".

Há certo padrão que dita tempos e técnicas que devem ser adotadas para cada sessão de exibição da Dança do Leão. Contudo, cada escola tem seu proprio som e desempenho que permite expresão individual e criação. Os instrumentos tocam três, cinco, sete ou nove batidas de estrela ( numeros celestiais afortunados ) e são utilizados paras as varias emoções e movimentos do Leão.

O Leão colorido e a sua acrobacia habil, junto com o acompanhamento musical dramatico de tambor, címbalos e gongo trazem um experiencia mais excitante e memoravel de um aspecto sem igual e tradicional da cultura chinesa. É um modo excelente para qualquer praticante melhorar as sua habilidades em artes marciais chinesas.

Matéria estraida da revista:  Shaolin Gong Fu

Realizamos apresentações de Dança do Leão do Sul,  Kung Fu - Wushu,   Lei Tai Sanshou  e  Tai Chi Chuan em:

Empresas, Colégios, Faculdades, Festivais e Eventos dentro e fora da cidade. Maiores informações pelo nosso e-mail ou no Tel.: (41) 3018-2643 falar com Maurilio

Dança do Dragãodragão na china.jpg (33556 bytes)

Os Chineses reverenciam o Dragão, que simboliza o poder, a dignidade e a prosperidade. A dança do Dragão ja era popular na dinastia Sung ( 960 - 1279 a.C. ) e continua sendo até hoje. A mascara e o corpo do Dragão usadas na dança podem ser dourados, verdes, multicoloridos e avermelhados, ( vermelho-fogo ). A Dança do Dragão pode ser representada durante o dia ou à noite. Se for apresentada à noite - geralmente precedida por alguém carregando uma tocha para iluminar a procissão. O comprimento do dragão varia entre nove e vinte e quatro partes, cada parte medindo entre um metro e meio e dois metros. A companhia de Dança do Dragão das Três Forças ( Exército-Marinha e Aeronáutica ) forma um dragão gigante medindo cerca de 120 metros,   a cabeça e o corpo pesam acima de cem quilos. O corpo do Dragão é dourado cintiliante e é carregado por mais de cem vigorosos membros da companhia de artistas. Em cada feriado nacional, a dança do dragão faz uma apresentação que é digna de ser assistida. A procissão move-se com a força de uma onda e é uma representação viva de um Dragão Celestial.   

Mais algumas apresentações realizadas pelo povo chinês em festivais:

Caminhar com pernas-de-pau:

Duas estacas de madeira com apoio para os pés são usadas. As estacas acrescentam de 30 cm a 50 cm à altura do artista. Ele "dança" de acordo com diferentes melodias ou canções de ópera. Andar com pernas-de-pau não é apenas uma arte folclórica e uma arte musical local, e sim um grande divertimento do ar livre.

Andar em um barco na terra:

O barco usado na apresentaçào geralmente é feito de bambu entrelaçado e coberto com pano ou papel colorido. O barco nào tem fundo e, um homem vestido com uma jovem passageira, carrega o barco, enquanto o outro representa o papel do remador. Os movimentos dos remos e das varas e as interações entre os personagens resultam em uma apresentação alegre e divertida.

Carregar um jovem nas costas:

Nesta apresentação, uma jovem pega um manequim de madeira de uma pessoa velha, da cabeça à cintura, e o amarra na parte da frente do seu corpo, dando a impressão de uma pessoa velha a estar carregando nas costas. esta apresentação de duas pessoas em uma é executada como uma pantomina burlesca.

A dança do espírito do molusco:

Na dança do espírito do molusco, uma jovem veste-se com uma concha tecida com tiras de bambu. em um ato, o espirito do molusco abre e fecha a sua concha em resposta a um pescador que lança e puxa a sua rede, mas que não pega nada apesar de seus esforços. Em outro ato, uma narceja tenta bicar a carne do molusco para comer, mas acaba ficando com o bico preso na concha. esta apresentação inevitavelmente recebe convulsivas risadas e aplausos do público.

princbut.gif (1951 bytes)