Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Associação Flor de Lótus  Kung Fu  Wushu - Tai Chi Chuan - Lei Tai Sanshou

mestrechan1.jpg (7031 bytes)Mestre Chan Kowk Wai

Mestre Chan Kowk Wai       A vinda do Kung Fu para o Brasilmestrechan3.jpg (10457 bytes)

 

" Nascido na província de cantão, em 1935, Chan Kowk Wai é o herdeiro do mestre Yang Sheung Mo e introdutor do Kung Fu Shaolin na América do sul.

O mestre de Kung Fu da aldeia próxima a cantão tinha critérios rígidos para selecionar seus alunos, mas o pequeno Chan, aos quatro anos, queria aprender. Não podendo tornar-se aluno, espiava as aulas, escondido e depois repetia os movimentos que vira. Uma vez em que praticava, foi descoberto por um dos alunos e chamado a repetir os movimentos na frente do mestre. Este ,admirado com sua capacidade, admitiu o aprendiz.

Dos quatro aos quatorze anos de idade, Chan Kowk Wai aprendeu o estilo Choy Li Fat do mestre Chan Cheok Sing. Em 1949 devido a proclamação da Republica Popular da China pelo Partido Comunista, precisou mudar-se com a família para Hong Kong. Lá procurou o mestre Ma Kim Fong, que lhe ensinou o estilo Luo Han, também derivado do Shaolin do Norte.

O mestre Yang Sheung Mo, pelos mesmos motivos, também mudou-se para Hong Kong e hospedou-se na casa da família Chan, estabelecendo ai sua escola. O jovem Chan teve então a oportunidade de iniciar-se em Shaolin do Norte. Sua dedicação foi imensa, tornando-se herdeiro do estilo Shaolin do Norte, entre outros estilos, e das técnicas de Chi Kun marcial e massagem curativa. Tornou-se mestre também em estilos que aprendeu de outros mestres que conheceu através de Yang Sheung Mo: Louva-a Deus Sete estrelas (TonLon) de Wong Hon Fan, Garra de Águia de Ching Jim Man E Hung Sing Choy Li Fut do grade mestre e conceituado médico Yan You Chin. Todo o conhecimento aprendido em uma década exigiu grande dedicação do mestre Chan e torna-o um dos mais respeitados mestres dentro e fora da China.

Em 1960, mestre Chan veio para o Brasil, onde participou da formação do Centro Social Chinês, no qual deu aulas de Kung Fu por 12 anos. Em 1973, fundou a Academia Sino Brasileira de Kung Fu e formou vários professores que ensinavam por todo o Brasil em também em outros países: Espanha, Estados Unidos, Argentina e Chile

Em sua academia acompanha pessoalmente o treino e a saúde de seus alunos, sete dias por semana. É muito procurado também por seus conhecimentos de Medicina Tradicional Chinesa, que aprendeu de seus mestres.

Em Curitiba o estilo Chegou na década de 80 com o mestre Lee Chung Deh.

Texto tirado do livro Kung Fu, da Academia Sino Brasileira de Kung Fulivro mestre chan.jpg (5649 bytes)

 

Mestre Chan Kowk Wai

mestrechan dragão.gif (47087 bytes)Durante a segunda Guerra Mundial e os conflitos na China, a vida para o poco chinês foi muito dificil. A salvação encontrada pela maioria das familias foi se separar dos familiares e migrar para outros países onde pudessem viver em paz. O local preferido era os Estados Unidos, que depois de ter drecebido grande numero de chineses fechou a porta para novos imigrantes. Este foi um dos fatores que contribuiram para que o povo chinês imigrasse para o Brasil.

Na relidade eles acreditavam que no Brasil conseguiriam um visto de entrada para os Estados Unidos com maior facilidade. Muitos consolidarm seus planos, outros não. Foi o caso do mestre Chan Kowk Wai e de outros mestres, que passaram por aqui a cvminho dos estados Unidos, mas só foram rever sus parentes que estavam lá, muitos anos após sua chegada no Brasil.

Chan Kwok Wai, conhecido como mestre Chan, começou a treinar em Tai San, na Provincia de Cantão. Iniciou seu aprendizado aos quatro anos, com o professor da vila, Chan Chen, que lhe ensinou o estilo Chi Li Fut. "As crianças só podiam começar a treinar com quatro anos e eu ficava atrás da janela, escondido, espiando as aulas. Mais ou menos seis meses depois, eu também sabia os katis que os mais velhos faziam. o professor ficou sabendo e me chamou, perguntou com quem eu tinha aprendido e mandou que eu fizesse. assim deixou que eu começasse a treinar com os mais velhos", contou.

mestrechan Bgato.gif (73599 bytes)Depois se mudou para a capital da provincia, Hong Chao, onde aprendeu Garra de Águia com o mestre Chiu Jin Man. Um pouco mais tarde mudou-se para Hong Kong. Começando pelo mestre Man Kin Fon com que aprendeu o estilo Lo Han, mestre Chan treinou Tin Shun com mestre Wang Yuk Kim; Pa Kua - mestre Fu Wing Fe; Louva-A-Deus - mestreWong Hon Fun; Choi Li Fut - mestre Yin Yue Chu; e Shaolin do Norte e Tai Chi Chuan - mestre Yin Sheng Mo. Na China mestre Chan dedicava sua vida aos treinamentos e estudos, cursou até o segundo ano de economia antes de se mudar para o Brasil.

Em 1930 seu pai foi pela primeira vez para os Estados Unidos e, em 1949, se mudou definitivamente levando sua mãe. Mestre Chan passou a viver com seus tios. Em 1960, como seu familiares ja tinham se mudado, para os Estados Unidos ou para o Canadá, mestre Chan resolveu fazer o mesmo.  Usando o Brasil como melhor rota de entrada nos Estados Unidos, mestre Chan chegou em 1960, gostou e acabou ficando. Logo ja estava ensinando Kung Fu no Centro Social Chinês, na USP - Universidade de São Paulo, e no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Nos dois primeiros anos mestre Chan trabalhava em uma pastelaria durante o dia e ensinava todas as noites no Centro Social Chinês. Em 1970 mestre Chan visitou seus parentes nos Estados Unidos e seu pai faleceu há dois anos.

Conhecido por ensinar o estilo Shaolin do Norte, mestre Chan conta que costuma ensinar três katis do estilo para o iniciante e perguntar "o que você gosta?". Se ele quiser pode aprender Ton Lon (Louva-A-Deus), Choi Li Fut, Tai Chi Chuan e depois voltar a aprender os Shaolin do Norte.

Mestre Chan teve pastelarias, lanchonetes,restaurantes, chegou a ter cinco empresas de uma só vez. Atualmente além das aulas, ele faz massagem e cuida de uma lanchonete no Largo do Paissandú, em São Paulo, que possui há vinte anos. Ele nunca parou de ensinar e calcula que tem mais de 60 mil alunos espalhados pelo Brasil, que sempre visitam sua academia - Associação Sino Brasileira de Kung- Fu, para se aperfeiçoar e aprender novas técnicas. A Associação foi fundada em 1973, no bairro da Barra Funda, em São Paulo. Mestre Chan também  ensina duas vezes por semana cerca de mil pessoas, no Pró- Vida.

Além do treinamento que faz junto com os alunos, mestre Chan costuma treinar a noite, antes de durmir, e sua casa, onde tem um andar exclusivo para se exercitar. Atualmente tem se dedicado aos treinamentos de Pa Kua. Quanto ao futuro mestre Chan afirma "quero ensinar até ficar velhinho, eu gosto de ensinar".

Mestre Chan Kowk Wai nasceu na cidade de Tai San, na Provincia de Cantão, no Sul da China. hoje mora na cidade de São Paulo, SP

Mensagem do mestre Chan:

Na qualidade de professor: "Perguntar o que não sabe e ter paciência. Eu sempre digo que tive paciência para ensinar e esperar que o aluno aprendesse cada lição, por isso hoje ele sabe e pode ensinar. Sendo assim, ele também deve ter paciência".

Para um praticante: "O praticante deve treinar sério e concentrado. Não pode ficar rindo à toa, deve ter postura ereta".

acd.mestre chan.jpg (5306 bytes)Academia do mestre Chan em São Paulo.

 

    

Matéria extraída da revista: Artsports ano de 1995

princbut.gif (1951 bytes)