Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

DinoNet              Figura2.gif (13450 bytes)

OS MONSTROS DAS PROFUNDESAS

Há cerca de 100 milhões de anos, gigantescos lagartos chamados mosassauros imperavam nos mares.
Não eram peixes os mais ferozes caçadores dos mares no final do Cretáceo, mas sim lagartos : os mosassauros. Eles evoluíram do Opetiosaurus, antepassado do atual varano (gênero de répteis carnívoros da Ásia e da Austrália, com 2 a 3m).
CABEÇA ESTREITA SACUDINDO A CAUDA
Um antigo mosassauro , o Clidastes, era um dos membros menores da família. Medindo cerca de 3,5 m de comprimento, seu corpo esguio e cabeça estreita o tornavam aerodinâmico. Com sua cauda fina, que terminava numa ampla barbatana, era um exímio nadador. Mas as nadadeiras pequenas, levemente palmadas, não permitiam que ele girasse bem dentro da água. O Plotosaurus, cujo nome significa "lagarto que nada", vivia nos mares que cobriam a região da atual Califórnia, nos EUA. Esse lagarto atingia grandes velocidades sacudindo vigorosamente as nadadeiras de sua longa cauda. Guiava-se dentro da água utilizando a sólida barbatana no final da cauda. Os pulmões do Plotosaurus eram muito eficientes e o oxigênio lhe fornecia toda a energia necessária para atacar a presa.
TAMANHO DE MATADOR MAIOR QUE O T REX
Também entre os primeiros mosassauros, o Platecarpus media uns 4m, tamanho de uma voraz baleia. Equipado com bem formadas nadadeiras, movia-se pela água de forma sinuosa, como uma serpente e comia peixes e lulas, devorando-os em sua mandíbulas repletas de dentes afiados. O Hainosaurus era provavelmente um matador selvagem. Mais comprido que um T rex, que chegava a medir 14 m de comprimento, devia comer grandes quantidades de alimento para obter energia. Como acontece com as baleias hoje, seus dentes eram regularmente substituídos. Um conjunto extra de dentes crecia no céu da boca, junto à garganta, funcionando como armadilha para peixes desavisados.
SUPER MANDÍBULAS
Como outros mosassauros o Tylosaurus possuía uma cabeça grande, equipada com mandíbulas impressionantes. Seu corpo media 8 m de comprimento, duas vezes o tamanho de uma baleia assassina, e suas nadadeiras eram bem desenvolvidas, permitido-lhe mover-se com eficiência para caçar presas menores.
Mosassauros
O primeiro mosassauro foi encontrado em 1770 por homens que escavavam uma pedreira à luz de velas

an-101.gif (2992 bytes) Copyright 1998 - 2000  Rafael Paccanaro - Todos os Direitos Reservados