
ORIGEM
Conhecíamos o cornish rex, o Devin Rex, o Rex Alemão e agora vamos conhecer o Selkirk Rex, aparecido em 1987 em Wyoming, no nordeste dos Estados Unidos. Qual é o ponto comum entre estes quatro rex? Uma pelagem cacheada, mais ou menos densa, pois seus cachos são geralmente diferentes. A pelagem do Cornish Rex é cacheada e curta, a do Devon possui pelos de cobertura bem finos, a do Rex Alemão é analogo ao do Cornish: só possui um ligeiro sub pêlo e o pêlo é um pouco mais longo e cacheado. A pelagem do Rex Selkirk, ao contrario, tem sub pêlo fino e densamente cacheado o que lhe da um ar de poodle.
No inicio de toda nova raça, existe uma criadora. Jeri Newman criava persas em Montana , um estado vizinho de Wyoming, onde nasceu, em uma ninhada de gatos domésticos, uma pequena fêmea azul creme e branco com o pelo cacheado. Abandonada em um "refuge" da Boreman humane society, que alertou Mrs. Newman, a gatinha se tornou mãe de uma linhagem de novos rex.
Batizada Miss de Pesto por Mrs. Newman, a gata se "casou" primeiro com um grande campeão preto Photo Finish of Deekay. Em julho de 1988 ela deu cria a 6 gatinhos, dos quais três - duas fêmeas e um macho - possuíam a bela pelagem cacheada. O pequeno macho, chamado Oscar Kowaski, um magnifico preto e branco, se "casou" no ano seguinte com sua mãe. Desta união incestuosa mas permitida na criação felina para fixar um gene, três dos quatros gatinhos tinham o pelo cacheado. Encorajada pelo resultado, Jeri Newman decidida a continuar a fixar esta raça de gatos/ poodles, estabeleceu um plano de criação, contatou outros criadores e uma geneticiasta. Sem relação com o gene cornish nem o gene devon, o do Selkirk é, entre outro, dominante. A prova? Apenas um dos dois pais pode transmiti-lo. Se trata, pois, de uma nova raça.
Logo em seguida a Europa se interessou pelo Selkirk, mais sedutor, menos estranho e menos pelado que os outros rex comumente encontrados em exposições. Os "casamentos" permitidos com o Selkirk têm por objetivo melhorar e aumentar o comprimento e a densidade do pelo, de conservar seu aspecto robusto. Raças permitidas: British, exótico, american shortair e persa. A aliança com o Birmanês não é recomendada pois ele tem o focinho muito longo.
Uma americana vivendo na Suíça, Mrs. Mary Harrington, importou a primeira Rex Selkirk da europa em setembro de 1990 (Grace Silk, blue point e branco). Na França, um ano depois, Annie Courdille pegou da casa de Mrs. Jeri Newman uma gata creme tabby, com reflexos abricó. Nos a encontramos com seus filhotes bem adaptada à região parisiense .
CARACTERÍSTICAS
Este Rex é redondo como o british, tem uma cabeça redonda com um focinho médio, com stop moderado. Um pouco tímida, a doce Carmella tem grandes olhos cor de cobre. Seu filho, Happy Joly, um ano, se parece com ela. Mas é mais robusto, com o pelo ainda mais cacheado. este belo macho red self tem algumas zebruras na cauda que se apagarão. "O selkirk só adquire sua pelagem definitiva com 1 ano e meio, ou até 2 anos.", explica Mme. Cordille. happy Joly du parc, no entanto, já tem uma pelagem bem ondulada, olhos cobres e trufa rosa.
Mas a mais bela é sua irmã, Halvane du Parc. Seu tipo também
é british - olhos redondos, cabeça redonda, cauda média.
Sua pelagem é branca, seus olhos são cor de ambar e seus
bigodes igualmente frisados. Suas sobrancelhas e seus bigodes se enrolam
em cachos, precisa Annie Courdille. É necessário examiná-los
todos os dias e os pentear para traz a fim que eles não venham irritar
as pálpebras. A manutenção da pelagem é fácil:
ele deve ser penteado uma vez por semana e duas em período de troca
de pêlo.
| Aspecto geral:
Gato de tamanho médio com uma forte ossatura. A fêmea é
um pouco menos encorpada que o macho. Patas médias e fortes, pés
arredondados. O corpo é firme e musculoso.
Cabeça: Larga e arredondada, bochechudo, sobretudo nos machos. Stop moderado. Bigodes e sobrancelhas frisadas, pouco abundantes. Orelhas médias, bem separadas. Olhos: Redondos, brilhantes, bem separados. Cor de acordo com a cor da pelagem. Olhos azuis nos gatos points. Pelagem: Muito particular; completa, devido a um gene dominante; densa e curta, ou semi longa. Frisada com cachos livres sobretudo em torno do pescoço. Sedosa e macia ao toque. Variedades: Raça muito recente, o selkirk pode ser de todas as cores ou apresentar todos os motivos (solido, bicolor, tabby, point...). |
![]() ![]() |