
| ORIGEM
O Irish Water Spaniel é o único sobrevivente dos originais spaniels de água da Irlanda. Ele surgiu por volta de 1800, e seus ancestrais possivelmente incluem o Curly Coated Retriever, Cães d'água Portugueses, Poodles, e/ou Setters Irlandeses. Outros dizem que esse cão é o progenitor do Poodle. Era usado como um retriever para buscar aves na água. Sua primeira aparição na Inglaterra foi em 1862 e chegou no Canadá em 1888. O Irish Water Spaniel (Cão D'água Irlandês) é um cão raro e muito original que é envolto em um certo mistério. Não se sabe de onde veio nem quando apareceu. Tudo o que se relaciona a este cão até o século XX são apenas lendas e suposições. Afirma-se que sua criação
racional começou por volta de 1834. Segundo consta, este cão
apareceu pela 1ª vez em 1862, numa exposição em Birmingham,
que foi uma das primeiras manifestações deste tipo em todo
o mundo. Está comprovado que voltou a aparecer em 1873, em Manchester.
Mas foi só em 1890 que se criou o primeiro Irish Water Club, o que
demonstra a grande escassez da raça ainda naquela época.
Foi só no final do século que este cão começou
a espalhar-se entre os caçadores de aves selvagens, sobretudo entre
os mais entusiastas, que não hesitavam em atravessar o canal da
Mancha para praticarem o seu esporte favorito.
|
|
Nos anos 1920 – 1930, a raça implantou-se nos EUA, Canadá
e França. Após a Segunda Guerra Mundial, que dizimou a criação,
o Irish Water Spaniel atravessou um período difícil. Na atualidade
as possibilidades de utilização deste cão tendem a
restringir-se, devido ao desaparecimento dos
pântanos, que são
transformados em terras agrícolas ou em reservas naturais, onde
é proibido caçar.
Por isso, o Irish Water Spaniel começou a tornar-se cada vez mais escasso. Nos anos 50, seu declínio era tão grande que provocou uma reação: um cão tão original e que fazia parte do patrimônio canino britânico não podia desaparecer. Deu-se um encontro de defensores seus que tornou possível a recuperação, a ponto de os seus efetivos nunca terem sido tão grandes como o atual milhar de exemplares que vive na Grã-Bretanha.
Será por causa de sua pátria, a Irlanda, ser uma terra de
lendas que o Irish Water Spaniel não revela suas origens? Ao que
parece, descende de cães d'água dos pescadores de bacalhau
procedentes da África, ou então de um cruzamento entre Poodles
e Setters.
![]() |
Evidências documentadas sobre cães de água (water dogs) e water spaniels vem do ano 17 DC, e alguns water spaniels são conhecidos na Irlanda por mais de um milênio. Escrevendo há 80 anos atrás, o historiador canino Hugh Dalziel sugeriu que o Irish Water Spaniel foi iniciador de todos os spaniels modernos. No entanto, a visão contemporânea é que a raça desenvolveu-se pelo cruzamento de Poodles e Curly-Coated Retrievers que, pela sua aparência, se parecem muito. |
CARACTERÍSTICAS
& TEMPERAMENTO
O mais alto dos spaniels, o Irish Water Spaniel é um bravo, amável e inteligente animal. Excelente no retorno de aves selvagens, tem ótimo olfato, e irá trabalhar como um spaniel. Manter a pelagem de cachos e subpêlo grosso dessa raça não é tão complicado quanto possa parecer. No entanto, ele precisa ser escovado pelo menos uma vez por semana usando uma escova de pinos. Retirada de pêlos indesejáveis é necessária, como o corte de pêlos em volta dos pés.
Tipo de pelo: Seu pelo é crespo com firmes cachos, o pelo também é naturalmente oleoso e impermeável que permite que este cão trabalhe na água com grande facilidade. O pelo requer grooming para evitar nós.
Temperamento: O temperamento do Irish Water Spaniel é alegre, obediente e inteligente. Ele precisa se exercitar regularmente. Começar a treiná-lo bem cedo em obediência é excelente, ele aprende rápido, caso contrário, a tendência é ele querer fazer as coisas do próprio jeito. É um cão muito devotado à família.
Este cão está especializado na caça em zonas pantanosas,
terrenos alagados, estuários e à beira-mar. O trabalho
na água exige que o cão tenha uma constituição
muito forte e um
temperamento igualmente forte.
O Irish Water Spaniel tem o caráter ardente, impetuoso e enérgico. Tem também outras qualidades essenciais: a pele um pouco oleosa, o pelo gorduroso e os dedos ligados por uma membrana bem desenvolvida. Tem um bom faro e grandes aptidões para o adestramento. É recomendável não adiar a sua educação; embora aprenda depressa e bem quando é pequeno, na idade adulta torna-se menos receptivo. Este cão é muito resistente, tem uma grande memória e apanha a caça suavemente. Sua pelagem encaracolada protege-o tanto da água gelada como dos rigores climáticos e espinhos dos matagais. É um especialista na caça aos patos e às aves selvagens também é muito eficaz na caça ao coelho e às aves corredoras.
Às vezes é um tanto teimoso, mas se for firme em sua educação, se tornará um cão agradável, muito afeiçoado aos donos, afetuoso e equilibrado, um companheirão, mas terá que ter cuidados com o seu pelo oleoso. Como sua pelagem é muito densa e tem tendência para embaraçar e formar nós, necessita de cuidados periódicos.
Seus olhos têm um brilho que lhe dá uma expressão especial. Sua cauda, que começa coberta de pelos encaracolados iguais aos do corpo, acaba em 'cauda de rato'.
Problemas de saúde: Ele pode ter problemas de pele ou pelo.
PARA MAIS INFORMAÇÕES