Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
GLEN OF IMAAL TERRIER
 
 
 

HISTÓRIA:

    Uma das mais novas raças de cães a serem introduzidas nos EUA é o Glen of Imaal Terrier. Essa raça é originária da Irlanda, no vale do Imaal do Condado de Wicklow.

    O Glen foi desenvolvido com o propósito geral de cão de fazenda, para guardar e trabalhar com o gado, erradicar roedores e para caçar raposas, texugo, lontra, marta etc. Para criar uma geração de cães de fazenda, as características da raça tinham que ter estrutura pequena. Este pequeno terrier foi desenvolvido como um cão de trabalho para destruir roedores.

  De todas as raças terriers Irlandesas vistas hoje, o Glen of Imaal foi a última a ser identificada, é raro fora da Irlanda. O Glen of Imaal Terrier é tipicamente retratado como um cão de trabalho, e ele é uma raça feita para esse propósito. Ele foi propulsionado por horas para um enérgico pequeno cão. Seu tamanho pequeno, frente baixa e um forte traseiro feitos idealmente para sua tarefa de caçador.  Antes do Glen of Imaal Terrier ser reconhecido como cão de exposição, ele foi desenvolvido com o intuito de ser o cão forte e robusto que conhecemos hoje.

    O Glen of Imaal Terrier foi certamente a última das quatro raças de terrier da Irlanda a ser reconhecida. Primeiro ele foi reconhecido pelo Irish Kennel Club em 1933 e começou a participar de exposições em 1934. O padrão oficial do Irish Kennel Club foi aprovado em 1995 e eles são conhecidos como "O Irlandês Glen of Imaal Terrier". Depois ele foi reconhecido pelo Kennel Club da Inglaterra em 1975 e pelo States Kennel Club da América em 1987. O Glen só não é reconhecido por kennel clubs em poucos países. Nos EUA, o United Kennel Club o reconheceu em 1994.
 

TEMPERAMENTO:

    O Glen of Imaal Terrier quase não tem medo e insensível à dor enquanto trabalha. Ele é uma das poucas raças de cães que é valente o suficiente para ficar face a face com um texugo em sua toca e traze-lo para o chão.

    De qualquer modo, ele possui um temperamento sereno. Ele deixa o inimigo saber queele não é bem-vindo com um profundo e gutural latido que contradiz o seu pequeno tamanho. Esses cães não sabem quando latir ou ganir e o fazem excessivamente, e são desqualificados por latirem durante os "trials" entre terriers na Irlanda.
 
   É tenaz e corajoso, tem um coração de ouro e é um cão devotado à família. Ele é inteligente, aprende e responde rápido. O Glen é brincalhão e esta raça não exige constante atenção do dono. Essa raça é conhecida pela inteligência, rapidez para aprender lições e seus deveres com uma curta ordem. Eles tendem a sempre ser conscientes do que os seus donos querem e odeiam ser separados de suas famílias. Como a maioria das raças de Terrier, os filhotes precisam ser desencorajados a morder e pular. 

    O Glen of Imaal Terrier cresce apenas 35 centímetros e seu peso deve ser no máximo 16 quilos. Sua ossatura é uma das mais fortes entre a da maioria dos terriers. 

 
 
CUIDADOS:

    Os cuidados são mínimos. Eles têm pelo duplo com o pelo externo duro e um subpelo macio, que é facilmente cuidado com escovações ocasionais. Se ele não for um cão que vai em exposições, uma boa escovação uma vez por semana é suficiente. O pelo cresce de 7,5cm a 10cm em comprimento. Esta é uma raça que não tem muda de pelos, quando os pelos atingem o máximo de comprimento, ele é removido durante as escovações.  Você precisa cuidar das orelhas, pois os pelos podem entrar no canal auditivo. Seu pelo na região das orelhas deve ser tirado regularmente para evitar infecções de ouvido.

    A preparação para as exposições também é mínima, já que o Glen nunca deve ser tosado, apresentando somente "ao natural".

    O Glen of Imaal Terrier adora exercícios, porém são usualmente calmos dentro de um pequeno apartamento, desde que lhe proporcione regularmente exercícios para fortalecer a musculatura e gastar energia. Ele pode facilmente dar longas caminhadas.
 
SAÚDE:
 
O Glen não tem nenhuma doença genética, mas podem sofrer de problemas de pele.  Como ele é uma raça longa, recomenda-se que o filhote não seja excessivamente longo, para ele não ter problemas de coluna e nas pernas futuramente.  O Glen adora comer e tem tendência à obesidade. Dê alimentação adequada e faça-o fazer bastante exercícios para manter a forma. 
 
 

CURIOSIDADES SOBRE A RAÇA:

    O Glen of Imaal Terrier é uma raça de terrier pura originária da Irlanda. Ele é referido como "terrier de pernas curtas" e data de 1575.

    Tecnicamente ele troca os pelos, mas na realidade, não. Um Glen bem escovado não troca o pelo, pois este fica no folículo até ser retirado, através da escovação.

    Eles são ótimos com crianças, embora eles pulem e são ágeis. Eles são melhores com crianças acima de 7 anos porque elas gostam de brincar e se machucam menos. Eles não são muito delicados e adoram correr pela casa.

    Eles se dão bem com outros cães, mas eles não gostam muito de serem dominados por eles. Eles querem ter dominância sobre o outro cão, preferindo apenas se dar bem com eles. Mas eles podem lutar com cães maiores e mais agressivos.

    Como terrier que são, eles têm tendência de caçar pequenos animais, especialmente roedores. Podem se dar bem com gatos, SE o gato estiver lá antes e SE eles forem disciplinados e chamados a atenção se mostrarem qualquer intenção agressiva. É também recomendável que o gato tenha uma área acessível para fugir do cão. Já com outros animais, o cão pode não ser muito confiável.

    Eles cavam. Isto é tão natural para eles que seria difícil ficar surpreso com isso.

    Tanto o macho como a fêmea são ótimos cães de estimação. O temperamento é o mesmo em ambos, mas os machos tendem a ser maiores.

    Usualmente os Glens para companhia não saem por menos de U$500,00; para exposição não menos que U$1.000,00.

    Eles são bons cães de guarda? Sim e não. Eles se esforçam para agradar ao dono. Se você elogiar seu latido, ele latirá. Se você não gostar, ele não latirá. Geralmente, eles o irão proteger.

    Eles são obedientes, eles querem dar e receber carinho. Eles tem muita inteligência, mas os donos precisam ser firmes na educação, senão o cão mandará no dono.

    No momento eles não são reconhecidos pelo AKC, e no momento eles não pretendem reconhecê-lo ainda.
 
 
Altura: Machos medem 36cm, as fêmeas medem 25cm.   
Peso: Machos pesam de 14 a 16kg, as fêmeas pesam um pouco menos. 
Tipo de Pelo: O pelo é de comprimento médio e seu pelo externo é duro. Suas cores aceitas são: cor de trigo; cinza azulado ou azul e tan. 
Temperamento:  O Glen of Imaal Terrier é um típico terrier, com uma personalidade tenaz e corajosa, mas dono de uma inteligência sem fim e um cão muito afeiçoado à família. 
 

 

Para saber mais:
http://www.k9web.com/dog-faqs/breeds/glen-imaals.html