Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

 

 

Uma das formas de música mais populares mais menos conhecida.
Graças as comunicações modernas. Grande parte da sociedade de hoje teve algum contato com o Blues, mais poucos de nós se dão conta da influencia tão preponderante que teve na música moderna e as diversas direções que tomou desde seu inicio; homens, mulheres jovens e velhoes, negros e brancos, cantores de musica folclórica, jazz, rock, soul e conjuntos instrumentais de todo o mundo tocam e cantam o Blues.
O Blues começou em um época muito particular da hitoria comtemporânea, e entre um grupo muito particular de gente passando por circunstancias muito especiais, Foram criados pelos Negros durante a escravidão e deu voz a suas experiencias únicas e traumáticas em uma terra de estranhos.
A música sempre foi parte inseparável dentre os povos africanos e seu trabalhoe, religiao e recreação. Principalmente pela estrutura tonal dos dialetos africanos, e sua afinidade com a musica os tambores e outros instrumentos foram empregados como forma de comunicação. Quando habitantes deste continente foram levados abruptamente para a América do Norte em forma de escravos, seus instrumentos, religião e linguajem foram proibidos e sua liberdade de caminhar livremente foi restringida, requerendo de passes especiais para mover-se entre áreas circunvezinhas. Os escravos eram fisicamente abusados, suas horas de trabalho eram longas e até seus privilégios de rezar, dançar e cantar forma suspendidos. Viviam em barracos construídos em fileiras no qual impedia qualquer tipod e intimidade e privacidade, mas a pesar de todos estes obtáculos, cantavam juntos durante o trabalho, normalmente na colheita de algodão, ou durante o pouco tempo de descanço que lhes era permitido.

Através de gritos campestres e canções de trabalho, mantiveram a tradição africana de comunicar-se entre eles utilizando a música como meio.
Uma vez que o escravo começou a considerar-se a sí mesmo como indivíduo em vez de somente uma parte de um grupo, estes gritos campestres e canções se converteram no Blues. Foi a emancipação que finalmente deu aos escravos a capacidade de mobilizar-se livremente e o tempo de poder estar realmente sozinhos além de disfrutar a "suposta" vida de cidadão de primeira classe; isto durou muito pouco já que logo após a reconstrução do Sul (Guerra da Secessão) lhes foi novamente negado o direito que pudesse dar poder ou prestigio. Uma vez mais, o negro americano foi reduzido ao status que originalmente tinha como escravo.
O Blues originalmente se desenvolve como uma simples e espontânea forma de expressão pessoal, cantado só pelo mero disfrute do indivíduo para passar o tempo enquanto trabalhava ou perambulava pelos arredores procurando trabalho. Define uma atitude do povo afro-americano em respeito ao amor, sexualidade, viajens, trabalho, e as condições gerais de sua vida.... é sobre a vida real, o que sente o homem ao ser abandonado por sua mulher ou alguma decepção que lhe causa dor e que não pode fazer nada à respeito.


As pessoas reacionam com o Blues porque se identifica com relações e feitos em comum, o que se escuta certamente se identifica com o músico já que deve haver compartido os mesmos sentimentos. Está baseado na sincera expressão de experiencias diretas, por isso é natural que o tema mais utilizado no Blues seja o amor. Ouvir e cantar Blues e suas letras foi uma forma simples e efetiva de compartir emoções.
W.C. HANDY, compositor de Blues famosos tal como ST.LOUIS BLUES, é comumente reconhecido como o "Pai do Blues" já que, a pesar de que haviam muitos executantes antes dele, foi a primeira pessoa em escrever uma composição formal e popular. À medida que o Blues foi passando do campo para a cidade, mais e mais instrumentos foram agregando-se além dos grupos que foram formando-se. Com o passar do tempo e os avances tecnológicos, o som foi eletonicamente amplificando-se, aumentando o volume e a densidade, e o executante individual foi substituído por grupos que eventualmente necessitaram de standards musicais mais complexos.
O Blues foi importante em cada etapa do desenvolvimento do jazz, na verdade, todos os grandes músicos deste estilo usaram de alguma forma o Blues como base para a improvisação. Desde Louis Armstrong à Miles Davis, los músicos de jazz têm usado fundos de Blues para la execução de sua arte.

Existem vários estilos de Blues: COUNTRY, CLASICO, CITY ou URBAN, e RHYTHM & BLUES e a pesar de que estes estilos apresentam problemas de duplicação e confusão, são úteis em ajudar a entender as diferenças básicas de estilo. Outros opinan que o Blues não é somente uma frase estruturada, senão que um sentimento e interpretação. O sentimento ou "feeling" é criado em parte por inflexões do vocalista e o manejo flexível das notas de uma escala pelo instrumentista, e técnicas criadas adicionalmente como a transposição de cordas na guitarra ou "bending", o vibrato, tremolo, trinos e falsettos na voz. Muitas destas técnicas são usadas por cantores de outros géneros musicais como Billie Holyday quando interpretava música popular ou jazz. Também os spirituals negros possuem estas conotações e podemos igualmente encontrar-las nos sermões dos pastores negros.