
Técnicas:
![]()
A perícia Técnicas é uma perícia que originalmente está no grupo de perícias dos Homens-de-Armas, mas pode ser selecionado por qualquer classe de personagem que pague os pontos adequados, sendo a única exceção a esta regra, as classes Ladinas. Técnicas é a habilidade de produzir um efeito especial, com uma determinada arma. Isto é a definição básica. É claro que um mago sozinho não pode executar técnicas. As técnicas de um mago, seriam suas magias. Isso vale para os clérigos. Entretanto, os clérigos ou magos podem combinar seus poderes com um guerreiro, para criar um efeito de Lâmina de Fogo, por exemplo. Guerreiros, que não utilizam magia, podem executar golpes especiais, como o "Golpe em X", que é executado utilizando-se duas espadas e brandindo-as em X na direção do inimigo. Isso não tem nada de mágico, mas é uma técnica, afinal é um golpe especial. Um guerreiro sem esta proficiência cai em um "ambiente comum" já que é incapaz de executar golpes inovadores, como o Golpe em X. Clérigos e Magos não precisam necessariamente unir poderes com um guerreiro. Um mago pode juntar forças com um clérigo ou psionicista e utilizar uma técnica particular, combinando magia arcana com magia elemental, ou magia arcana e psionicismo, conforme for o caso.
Ou Disciplina em Combate, é o medidor da quantidade de técnicas que um guerreiro pode aplicar por dia. Cada técnica possui um gasto em Pontos de Técnica, bem como uma magia. O usuário paga os pontos e utiliza a técnica. Quando acabam os pontos de técnica, admite-se que o guerreiro já está muito furioso para preocupar-se com golpes especiais, e vai cair na pancadaria pura e simples. É bom frisar que apenas Guerreiros, Gladiadores e Ranger possuem Pontos de Técnica. As outras classe (Arcanos, Sacerdotes e Psionicistas) utilizam Pontos de Magia ou Pontos de Força Psiônica, conforme for apropriado. Para determinar os Pontos de Técnica de um personagem, role 1d10 para cada nível do personagem e adicione-os. Role 1d10 adicional para cada nível que o guerreiro avançar. Este total não recebe nenhum modificador. Um personagem athansiano única classe já começa com 3d10 pontos de técnica.
Técnicas geralmente são feitas em grupos de pessoas que estudaram um determinado modo de ataque. Uma técnica pode conter até no máximo 3 personagens. É possível conseguir técnicas com 4 personagens, mas para isso, todos os personagens devem estar pelo menos acima do 11º nível, e todos forem guerreiros puros, ou dupla classe ou multiclasse guerreiro. Uma técnica simples, é apenas um ataque especial. Uma técnica em dupla é um padrão de ataque que duas pessoas treinaram em conjunto, como uma coreografia mortal. Uma técnica em trio é um padrão sincronizado muito mais mortífero que a técnica em dupla ou a técnica simples. Um mesmo personagem não pode possuir mais técnicas simples do que o dobro de seu total de níveis de experiência. Não pode possuir mais técnicas em dupla do que o seu total de níveis de experiência. Não pode possuir mais técnicas em trio do que a metade de seus níveis de experiência, arredondando frações para baixo. Um personagem não pode ter mais técnicas em grupo (em quatro) do que a terça parte de seus níveis de experiência, arredondados para baixo (nível dividido por três).
Técnicas são criadas gastando-se uma semana para cada participante da técnica (nota: uma semana de Athas são 15 dias). Assim, uma técnica em trio gasta um mês e uma semana (três semanas). Agora você pergunta: "E onde encontro uma lista de técnicas para meu personagem?". Bom, isso é simples. Você não encontra! Você deve especificar os ataques especiais que seu personagem terá, baseando-se nas armas que ele usa, e usando bom senso. Depois, entregue a lista para seu DM é ele quem tem a palavra final sobre a permissão de determinada técnica, e é ele também quem define quantos Pontos de Técnica seu ataque especial custará. Lembre-se: quanto mais incrementada for sua técnica, mais pontos de técnica ela custará. Nota final: uma técnica sempre causa dano. Acertando ou errando. O dano mínimo é sempre o total de dados de dano que a técnica causa.
Esta seção apenas exibe algumas técnicas a título de exemplo. Não são somente as técnicas listadas aqui, todas as que existem. Como dito anteriormente, técnicas devem ser criadas, baseando-se no seu personagem em particular. Estas listadas aqui, são para título de exemplo, mas nada impede que seu DM permita a utilização em uma campanha.
Lâminas em X (Técnica simples)
Lâmina Psíquica (Técnica simples)
Rasteira Perfurante (Técnica simples)
Concentração (Técnica simples)
Estas técnicas servem para ilustrar as diferenças entre técnicas simples, cheias de efeitos, e de técnicas simples... simples! Observe agora uma técnica em dupla:
Corte Duplo Aéreo (Técnica em dupla)
Baseado nesta técnica dupla, uma pessoa pode criar técnicas triplas. Aqui, eu não defini os nomes dos personagens que participam da técnica, mas é importante adicionar isso na descrição do Efeito da técnica.
![]()