Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

GO


  Go é o nome japonês pelo qual ficou conhecido no Ocidente o jogo chinês Wei Qi . É um jogo de posicionamento com regras simples mas cujo domínio pode levar uma vida toda, e mesmo a vida toda pode ser insuficiente para isso. É sem dúvida um dos grandes jogos criados pela humanidade.

Alguns defendem a tese de que o Go é o jogo mais antigo do mundo, pelo fato de que parece ser o mais antigo a ser jogado da mesma forma. Outros jogos bem mais antigos, como o Gamão por exemplo, foram evoluindo ao longo dos séculos e milênios e hoje diferem bastante do que eram no início.

Não se sabe ao certo a idade do jogo, mas sabe-se que já era muito jogado no século 5 AC. Existem ainda tabuleiros da época de Cristo, época da qual também datam alguns tratados sobre o jogo. O Go era tão valorizado que já nessa época existiam mestres do jogo. Não se sabe com precisão quando o Go passou da China ao Japão, mas a passagem deve ter ocorrido ainda antes do século 6.

Hoje, o Go tem bastante destaque no Japão e na Coréia. Existem associações, torneios e até espaço na televisão para ele. O Go é conhecido na Europa desde o século 16. Mas foi no século 20 que o jogo conheceu sua maior divulgação. Para quem se interessar, há uma literatura extensa sobre o jogo.

 

 

Joga-se o Go em um tabuleiro quadrado de 19x19 linhas, que formam um total de 361 pontos de intersecção (jogadores iniciantes podem jogar o jogo numa parte do tabuleiro, com 9x9 linhas e mais tarde 13x13 linhas, antes de passar finalmente às 19x19). Um jogador recebe 161 pedras pretas e o outro 160 pedras brancas. As pretas começam e cada jogada consiste simplesmente em colocar uma pedra de sua cor em uma casa livre. O objetivo de cada um é conquistar o maior território possível.

Território conquistado é aquele cercado pelas peças de um jogador de tal modo que o adversário não possa ou não queira tentar invadir, julgando que não terá chance de ser bem sucedido. Uma peça cercada pelos 4 lados (suas 4 liberdades) é automaticamente capturada. Se duas peças estiverem lado a lado, passam a formar um conjunto único, e para cercar uma delas será preciso cercar as 2 (suas 6 liberdades). As bordas do tabuleiro também contam para o cerco; desse modo uma peça em um dos quatro cantos pode ser cercada com apenas 2 peças. A partida termina quando os adversários concordam que não há mais territórios em disputa.

 

No tabuleiro de Go, podem ser jogados outros jogos mais simples. Talvez o mais conhecido deles seja o Gomoku, ou Renju, também conhecido com outros nomes. Nesse jogo, vence aquele que conseguir alinhar 5 pedras da sua cor.

 

Quem quiser conhecer melhor o Go deve visitar os sites O Mundo do Go e Go no Brasil .

Home     Jogos Tradicionais    Jogos Modernos     Improvise e Jogue     Variedades     Clube da Sílvia     Os Autores

Escreva no Quadro de Avisos Veja o Quadro de Avisos      Email: (comentários, sugestões...)

 

 

desde abril de 2001