Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

UM DIA DE ABELHA

  O mel é uma mistura não muito complexa. Porém, para chegar até o ponto certo para o consumo ( da colméia, claro!) as abelhas dão “duro”.

Um dia na vida dessas eternas operárias não é fácil. As flores têm o papel de atraí-las com o néctar, pois assim, fazem com que as abelhas e muitos outros animais e insetos espalhem o pólen e as fecundem.

A comunicação das abelhas é com movimentos entre elas. Ou seja , quando encontram o néctar nas flores, elas voltam à colméia e dançam na entrada da mesma para guiar as outras abelhas, informando a direção e a quantidade de flores a serem trabalhadas.

Nada egoísta, as abelhinhas sugam, sugam e sugam quantidades grandes de néctar (3 partes do seu peso) e saem voando de volta à colméia. Elas carregam o néctar numa bolsinha e chegando na porta de casa, abelhas mais novas as esperam para recolher o material colhido. Depois, levam para os quartos da casa, colocam nas paredes internas, os favos, que já estão prontinhos para guardar a substância.

Nesse troca-troca, muitas outras substâncias da própria abelha são adicionadas ao néctar, e, lentamente, a água vai sendo liberada. Quando o mel está dentro dos favos, ele continua perdendo água, pois as operárias batem as asas, criando um sistema de ventilação especial. Assim que chega no ponto, o favo é fechado e o suprimento guardando para as épocas de falta de alimento ou para uma refeição limitada.

Estas sobras de Mel guardadas é que o apicultor retira das colméias para nosso uso.

Voltar    Topo