Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Ignore o banner acima, é propaganda do site que hospeda esta página
VIDEIRENSE, VOCÊ PRECISA SABER DISTO!!!
 
Esta página foi construída em protesto ao descaso das autoridades sanitárias e do DSU do município de Videira (SC). Ocorre que o esgoto proveniente de dois grandes bairros próximos, acaba a céu aberto quando passa pela rua João Zardo, logo abaixo da entrada para o bairro De Carli. Trata-se de uma reivindicação muito antiga dos moradores desta rua, que há muitos anos pedem que o riacho (que agora chamamos apenas de esgoto), seja finalmente canalizado em sua totalidade.
 
O fato agrava-se ainda mais na residência da Srta. Miriam Zatti Fiorelli, que além de ter que suportar o tal esgoto, recebe de brinde o insuportável mau cheiro, alagamentos e enxurradas, que impossibilitam a trânsito dos moradores, trazendo ainda inúmeros perigos para as crianças. Quando chove, pode-se contar toneladas de lixo que passam pelo local, onde os tubos não suportam a vazão do esgoto, transbordando e gerando um espetáculo grotesco onde até fezes humanas desfilam ao ar livre.
 
Miriam já procurou do DSU dezenas de vezes, tentou conversar com o Prefeito Municipal (o qual fez questão de não recebê-la), protestou em jornais e rádio locais, armou algum "barraco", gritou e esperneou, mas foi tudo em vão. O excelentíssimo Vereador e Secretário do Departamento de Serviços Urbanos, Sr. Moraes, antes mesmo de se eleger e ocupar o atual cargo, já sinalizava aos moradores com a solução do problema. Pobres eleitores (apenas 3 ou 4), iludidos, ajudaram o sujeito. É bom que ele saiba, que o caso envolve muito mais gente, e que todos estão descontentes (leia-se moradores da rua João Zardo, bairro De Carli e adjascentes).
 
É claro que, analizando o local, percebe-se que alguma obra de engenharia é necessária, mas será que nestes anos todos não sobrou um poquinho de recursos para executar a obra e acabar com o problema? O Sr. Moraes limita-se a dizer que as máquinas não estão disponíveis, ou que o tempo impede a obra (isso que tivemos pelos menos 4 meses sem chuva e agora, há pelo menos 45 dias que não chove!!!!!!). Se existe alguém em algum nível superior que impede a obra, por favor, que nos informem para que possamos colocar seu nome aqui também!
 
Enquanto as autoridades apenas esquentam as cadeiras, fiquem sabendo que a Srta. Miriam e o autor desta página levarão este assunto até onde for possível e impossível, mesmo que o custo seja prejudicar a imagem de Videira. Esta página será encaminhada para a imprensa regional, depois estadual, nacional e também para todas as autoridades que tivermos alcance. Esta página ficará no ar até que o problema seja solucionado definitivamente, e terá a imensa honra e prazer em divulgar com fotos e fatos se isso realmente ocorrer. E ainda tem políticos em Videira que têm a coragem de usar o lema "TÔ DE OLHO", com se estivesse atentos... na verdade, devem estar de olhos vedados.
 
VEJA ABAIXO IMAGENS DO LOCAL NO DIA 01/07/03
filme1.avi (172K) / filme2.avi (246K) / filme3.avi (445K) - filme4.avi (348k)
Arquivos no formato AVI (sem audio) com compactação de video MPEG4 (codec exigido)
Compatível com Windows Media Player 7 ou superior
 
Mais detalhes desta calamidade nas fotos abaixo (clique para ampliar):
 
Os tubos recebem esgoto provenientes do bairro De Carli e Vila Verde. Depois de passar por vários locais, este é o trecho onde o esgoto fica exposto (entre outros).
Podemos notar que um dos tubos pode despencar a qualquer momento, de uma altura de 6 metros, podendo atingir pessoas ou crianças.
 
Mesmo parecendo uma bela paisagem, o perigo fica oculto pelo mato...
... olhando mais de perto percebemos quanto lixo desce por ali. Sem contar outras coisas...
 
Aproximando ainda mais, já depois da cachoeira de lixo, podemos observar melhor. Existem dias em que a quantidade de fezes humanas cobre todo este lixo!!!
Este tubo faz um pequeno trajeto subterrâneo que passa entre as duas casas (era só o que faltava, ficar exposto também), mas não dá conta quando chove.
 
O desolamento de uma anciâ que mora no local, já sem esperanças depois de anos de promessas. Há 3 meses, novas promessas e só...
Aqui uma pequena piscina de lixo e esgoto, que finalmente desemboca em um pequeno riacho que recebe sem reclamar a imundice toda.
 
Apesas de ser um local bonito, o mau cheiro torna a moradia em um pesadelo. Nos dias de chuva forma-se uma enxurrada que alaga tudo, impedindo os moradores de entrar ou sair.
Olhando de longe, imaginamos quando as autoridades finalmente solucionarão o problema... talvez na próxima eleição municipal. Qual tal acordar, políticos de Videira!!!
 
Videira (SC), 01 de julho de 2002