Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

 Apresentação

 

Este é um site desenvolvido no âmbito da disciplina de Sociologia da Educação, referente ao 2º ano do curso de P.E.B.- Variante Matemática/Ciências da Natureza, da Escola Superior de educação de Beja , onde decidimos abordar a temática da indisciplina escolar, tentando particularizar a indisciplina na sala de aula.

Aqui pretendemos que seja feita uma reflexão sobre as relações entre a escola e os seus intervenientes, centrando-nos em conceitos como a indisciplina.

Sendo que para muitos professores entre indisciplina e violência escolar não existe qualquer diferença, a verdade é que estes são conceitos distintos. E aqui vamos abordar em que pontos estes conceitos se confundem e que pode ser feito, neste caso pelos professores e comunidade em geral, para combater esta situação.

Compreendemos que a teoria é extremamente importante, no entanto para quem tem de lidar com a situação no real, mais que a teoria, importa a prática, a apresentação de soluções, o conhecimento de casos de sucessos. Casos estes, nos quais nos seja possível apoiar, mas acima de tudo, que nos possam servir de estímulo para o não cruzar de braços, mas para o lutar pelo sucesso das nossas crianças. E não é este o principal papel de um professor?
Podemos ser encarados como idealistas, talvez assim seja, mas acreditamos de facto que é possível, em conjunto alcançar o sucesso.
Por isso pretendemos divulgar, todos os casos, experiências e investigações  relevantes nesta área.

Quando  pensámos na criação deste site, tínhamos em mente referenciar actividades e investigações relevantes nesta temática  feitas por investigadores das mais diversas áreas.

Mas uma vez que este é um tema demasiado abrangente, optámos numa primeira fase, por nos restringirmos a dois projectos que consideramos interessantes do ponto de vista sociológico e educacional e que julgamos de alguma forma  possam ser úteis para quem, diariamente, tem de lidar com situações de indisciplina na sala de aula. A seu tempo o site poderá ser alargado a outras divulgações.

O primeiro trata-se do Projecto Brinc'Agosto, um projecto de ocupação de tempos livres sob a alçada da Câmara Municipal de Lisboa, destinado às crianças do 1º ciclo do ensino básico.

Com este projecto a Câmara Municipal de Lisboa pretende por um lado aproximar as crianças  à cidade e ao meio envolvente, por outro, contribuir para o seu desenvolvimento psicossocial.

Aqui é apresentada uma descrição do projecto na primeira pessoa, por parte de um dos monitores que vivenciou esta experiência, com todas as dificuldades e alegrias inerentes a um projecto deste género.

Um outro projecto que decidimos divulgar prende-se com um programa desenvolvido na escola do 1º ciclo da Quinta da Princesa, concelho do Seixal.


Trata-se no entanto de um programa desenvolvido no âmbito de um projecto maior, chamado Programa Escolhas, um projecto criado sob a alçada dos ministérios: da Justiça, Educação, Administração Interna, Trabalho e Solidariedade, Desporto e Juventude, que foi criado em Janeiro de 2001. É um programa que actuou a nível da prevenção da criminalidade e inserção dos jovens, dos bairros mais "sensíveis" dos distritos de Lisboa, Porto e Setúbal.
E teve intervenção em três áreas estratégicas : mediação social, ocupação de tempos livres e participação comunitária.

Este projecto pela sua natureza e por algum feedback que obtivemos achámos que teria toda a relevância ser aqui divulgado.

Consideramos de extrema importância dar a conhecer projectos reais, que actuaram directamente no problema. Pretendemos desta forma chamar a atenção, para o facto da indisciplina não se tratar de um problema sem solução, para o qual nada há a fazer. Existe muito a fazer. Basta acreditar e nunca desistir. Ficam aqui alguns exemplos.

 

E porque queremos que este seja um site interactivo, apelamos para a participação de todos, quer seja através do fórum, criticando as ideias em debate, quer seja enviando as suas  opiniões ou artigos para o e-mail  disponível.

Acreditamos que a partilha de conhecimentos e experiências são fundamentais para um  desenvolvimento pessoal e profissional, por isso participe.

 

 

 

 Entrar