Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

    

 

 

A escola do 1º ciclo da Quinta da Princesa foi uma entre muitas que beneficiaram do Programa Escolhas.

Nesta escola, optou-se pela criação de tutores de bairro, onde 10 jovens provenientes do respectivo bairro tiveram durante três meses um curso de formação, que os habilitou ao respectivo cargo. Posteriormente foram colocados no contexto escolar, com coordenação de um técnico da área psico-social, de forma a implementar actividades de carácter preventivo.

Desta forma desenvolveu-se modelos de referência positiva entre as crianças e jovens do bairro, através de uma intervenção inter-pares, que foi promovida por actividades de prevenção primária e de adopção de comportamentos pró-activos.

Os tutores conhecem a realidade destes jovens, pois afinal, é a sua própria realidade, e através da intervenção que fazem, sentem-se úteis à sociedade, algo que até aí nunca tinham sentido.

Com este projecto,  por um lado, existe a prevenção de crianças em idade precoce, por outro integram-se jovens, muitos deles desiludidos com a vida e a sociedade.

Mas pela diversidade de projectos que este programa abraçou, vale bem a pena passar pelo seu site oficial, disponível em:

       http://www.programaescolhas.pt/

 

 

 

 

____________________________________________________