Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Saiba mais sobre o RAPPEL URBANO e o PÊNDULO clicando aqui
O Rappel é uma técnica de descida usada em várias atividades, como espeleologia (exploração de grutas e cavernas), canyoning, escalada, montanhismo, resgates e operações militares, e que faz parte de um conjunto maior chamado de Técnicas Verticais.

Atualmente as técnicas verticais, principalmente a técnica de descida (rappel), vem sendo utilizada também por pessoas que desejam se aventurar em cachoeiras, prédios, montanhas, pontes e cavernas curtindo visuais muito bonitos, pendurados a dezenas de metros do solo.

Essas pessoas estão praticando uma nova atividade, que está sendo divulgada e conhecida como rappel, por utilizar a técnica que tem esse nome.


A técnica de descida, consiste basicamente em se pendurar em um certo tipo de corda usando um cinto de segurança, chamado de "cadeirinha", e alguns acessórios, como mosquetões e descensores: (equipamento do rappel)

RAPPEL URBANO

Em algumas situações, geralmente em prédios e pontes, onde a parede é mais uniforme ou não tem parede, é possível fazer mais do que apenas descer. É nesses lugares que a galera inova, inventa e descobre maneiras bem radicais de se divertir.
Nesses lugares a galera balança entre pontos distantes da parede, realizando várias manobras e experimentando sensações fortes muito agradáveis. É o que a galera chama de PENDULADA, devido ao movimento pendular que se realiza (foto).

A pendulada começa com o rapeleiro interrompendo a descida e travando o equipamento. Então usando os pés e as mãos é possível ir de um lado para o outro, ganhando cada vez mais impulso e percorrendo uma distância cada vez maior.
Dando um impulso para trás, o rapeleiro pendula bem longe da parede, podendo então girar várias vezes antes de voltar para a parede, do outro lado.

  • PÊNDULO - (Rope Swing)

    Uma maneira mais radical de se balançar na corda é o PÊNDULO, também conhecido como Rope Swing. O pessoal se afasta lateralmente do ponto de ancoragem, se prende na corda e dá o jump. Aí balança até o outro lado, descendo até próximo do chão e subindo tudo novamente.
    O Rope Swing foi inventado há uns 15 anos pelos americanos. O record deste salto foi estabelecido por
    Dan Osman quando saltou de 180 metros !!!

    Veja mais sobre o PÊNDULO (ROPE SWING):
    Home Page do PÊNDULO - Em construção
    Ponte Costa e Silva - VIDEOS do PÊNDULO aqui em Brasília
    LIMITE VERTICAL - Fotos do Rope Swing na ponte de Sumaré, em São Paulo
    Adrena On-Line - Fotos e informações sobre o Rope Swing - São Paulo
    Grade VI - Fotos do Rope Swing na região de Limeira-SP
    Paulo Page - Informações e fotos do Rope Swing - (acho que é São Paulo)
    Wild Sports - Mais fotos do Rope Swing em São Paulo

    AcquaSports - O Rope Swing no rio São Francisco
    Dan Osman - Daniel Osman morre ao saltar de 240 metros !!!
    Pêndulo em GRAMADO - A galera do sul também se amarrou
    Pêndulo em CANELA - Ponte de 12 metros
    Pêndulo na Serra da CANASTRA - Fotos legais
    Pêndulo na PLAYBOY - Matéria sobre o RopeJump
    Pêndulo na TCHECOSLOVÁQUIA - Galera da TCHECOSLOVÁQUIA mandando ver no PÊNDULO

  • G-ZERO

    O G-Zero é um fenômeno que acontece em aviões quando o piloto mergulha descendo muito rapidamente, e provocando a sensação de gravidade zero nos passageiros.
    No rappel, a galera faz o G-Zero segurando a corda onde a pessoa está descendo e interrompendo a descida. Então quem tá pendurado na corda solta as mãos, e fica longe da corda, e quem tá embaixo fazendo a segurança libera a corda e a pessoa começa a descer de uma vez, dando a sensação do G-Zero, com o estômago subindo até a boca.
    Muito antes de chegar no chão a segurança é refeita e a pessoa para de descer numa boa. Isso é o G-ZERO (muito doido também)

    RESUMINDO: a palavra "rappel", hoje em dia, quer dizer:

    1 - a técnica de descida;
    2 - aventura em cachoeiras, grutas, prédios ou pontes pendurado na corda;

    O rappel é muito seguro quando praticado observando-se as normas de segurança e seguindo a técnica corretamente. Para isso é preciso um CURSO DE RAPPEL para que a técnica correta seja sempre observada. O risco existe, (é o que torna o esporte "radical") mas tudo depende da tranquilidade, calma e atenção com a qual o rapeleiro se aventura.

    Para saber mais sobre o que é rappel, visite:Grupo de Rapel RISCO ZERO - Rapel Esportivo