Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

Estes São alguns equipamentos básicos para Montanhismo, escalada ou alpinismo.

ATC
Funcionam como as placas e tem a vantagem de possuírem suas próprias presilhas, em geral um cabo fino de aço revestido de plástico, que podem ficar atadas ao mosquetão sem interferir na colocação da corda, evitando que se soltem no processo de colocação e retirada da corda. Em relação ao oito, tem a vantagem de esquentar menos e ter uma superfície que permite uma troca térmica melhor.

Cadeirinha
Estrutura na qual é presa a corda de segurança. Composta por fitas, prende o escalador pelas coxas e pela cintura quem já tem mais experiência. Suas alças são montadas de acordo com a necessidade do escalador, e as perneiras são reguláveis.


Capacetes
O capacete de escalada tem a vantagem de ser multiuso, podendo ser usado em outras atividades, como canionyng e rafting. Como na pedra se está sujeito a quedas de pedras e de equipamentos, seu uso é imprescindível.

Cordas
Podem ser dinâmicas ou estáticas, mas as mais usadas são as sintéticas, em nylon, perlon ou polyamida, que são bem leves e mais fáceis de armazenar e absorvem pouca quantidade de água. Tenha um cuidado extra na hora de secá-las e guardá-las, pois úmidas elas podem ter sua vida útil (que é no máximo de cinco anos) reduzida.


Grigri
Aparelhos de frenagem, que funcionam com um tranco mais forte, que morde a corda, não a deixando correr. Mas para que funcionem bem é preciso que estejam atados a uma ancoragem fixa e não a uma cadeirinha, onde o tranco de uma queda arrancaria o segurança do lugar mesmo que fosse somente por alguns centímetros, fazendo desse fato um movimento dinâmico.


Mosquetões
São peças usadas como conexão entre os outros equipamentos de escalada. Pode ser encontrados em modelos com rosca e sem rosca e de acordo com o tamanho, e sua resistência varia de acordo com o tamanho. Evite deixar que eles caiam de grandes alturas, o que provoca microfissuras e compromete o desempenho do equipo.


Oitos
Um dos mais conhecidos e usados equipamentos de escalada, é simples e pode ser usado de várias formas. Mas muitos escaladores desaconselham seu uso em top hope e canyioning, por não oferecer segurança satisfatória. Outro ponto contra o oito é que ele diminui a vida útil da corda, pelo atrito que provoca com ela.


Magnésio
O magnésio tem a propriedade de absorver a umidade, por isso é usado para manter as mãos do escalador secas. É vendido em saquinho, em vários pesos diferentes.


Sapatilhas

São encontradas em vários modelos e aderências, para cada tipo de escalada que se quer fazer. As de escalada esportiva costumam ser mais maleáveis. Como todo tipo de equipamento de escalada, tem a vida útil de no máximo, cinco anos. A vantagem é que hoje em dia existem várias formas de ressolá-las, diminuindo o custo de uma nova compra.