Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

É difícil precisar o marco inicial do montanhismo, mas estudos indicam que a busca por alimento ou abrigo foi o que motivou o ser humano a, inicialmente, tentar alcançar os lugares mais altos, aqueles em que não se podia chegar apenas andando.Mas os primeiros registros de alguém escalando uma montanha por lazer datam de 1492, nos Alpes. O francês Antoine de Ville desafiou todas as crenças que rondavam a conquista de uma montanha e escalou o Monte Aiguille, na França. Por ter acontecido nos Alpes, esse tipo de atividade ficou conhecido como alpinismo. Nessa época, era comum a idéia de que monstros e dragões dominavam essa montanha.

 



 

 

 

Com o tempo e muitas conquistas depois, o homem provou que isso não passava de lenda. Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo se dedicam à prática do montanhismo, um termo genérico que engloba muitos esportes diferentes.

 

Modalidades do montanhismo

Big Wall - escalada de grandes paredões de pedra, alternando trechos verticais, tetos e negativos. Pode demorar vários dias e requer alto conhecimento de técnicas de escalada artificial.


Bouldering (boulder) - um boulder é uma via de escalada (caminho que deve ser seguido pelo escalador) curta, de grande dificuldade e com poucos movimentos. A altura de um boulder é sempre baixa, dificilmente passando dos 5 metros. Os boulders atraem muitos escaladores, justamente por proporcionar uma sensação de liberdade, pois o único equipamento que o escalador necessita é de sua sapatilha e de seu saquinho de magnésio. Um bom escalador de boulder, tem que ser muito técnico e forte. Por isso, escalar boulders desenvolve a força física, a técnica e a concentração do escalador.
Escalada Esportiva - escalada de vias curtas, geralmente de até 20 metros, com grande dificuldade técnica (na maior parte das vezes, vias acima do 7o grau) e sempre bem protegidas. As vias são grampeadas de cima para baixo, em rapel, assim como as costuras.


Muro Artificial - modalidades da escalada esportiva ideal para iniciantes, devido à segurança e à exigência de poucos equipamentos. É também a única modalidade competitiva reconhecida pela União Internacional de Associações de Alpinismo (UIAA).


Escalada Livre Tradicional ou Clássica - é a mais praticada no Brasil. O objetivo é escalar a via no melhor estilo possível, o que significa evitar o uso de pontos de apoio artificiais. O grau de dificuldade técnica da escalada livre é mais baixo do que nas vias esportivas (raramente acima do 7º), mas é necessária maior resistência física para ficar horas a fio na pedra.