Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Rio de Janeiro


Campo Grande / Vargem Grande - Rio de Janeiro
Duração:9 Km
Como chegar:Partindo do centro de Campo Grande, seguir pela Estrada do Cabucú até o Rio da Prata, onde o downhiller deverá informar-se sobre o caminho que leva a Vargem Grande (os cavaleiros do lugar conhecem o caminho). Subir o longo trecho até o alto do morro onde começa a trilha, no sentido de Vargem Grande. Quase toda a subida pode ser feita de carro, mas há uma parte do caminho que só poderá ser feita à pé. A trilha termina próximo ao centro gastronômico de Vargem Grande.
Descrição:Trata-se de uma descida radical que segue em mata fechada, com muitas curvas, pedras, raízes expostas e lama, devido ao fato de o caminho ser usado por cavaleiros. O primeiro trecho de aproximadamente 6 Km é totalmente desabitado, não havendo a quem recorrer em caso de acidente, mas tranqüilize-se que todo o percurso é coberto pelo sinal da Telefônica Celular. O segundo trecho (cerca de 3 Km), após a passagem por uma pequena vila de 5 casas é menos radical mas não menos interessante. Durante a descida passam-se por fontes e riachos que valem uma parada para um delicioso banho.
Nível:Avançado


Jacarepaguá - Rio de janeiro
Duração:5 Km
Como chegar:A trilha fica em Jacarepaguá no clube Vale do Paraíso . Para ir ao clube pegar a rua Geremário Dantas até o Tanque,chegando lá é só perguntar a qualquer pessoa onde fica o clube que irão lhe informar. A rua do clube é esquina com um colégio estadual, segue essa rua até o final
Descrição: É uma circuíto de 5km, para os praticantes de Montain Bike. Já foi cenário de várias provas incluíndo o campeonato Carioca .Pra quem curte o Montain Bike é uma ótima opção
Nível:Intermediario

Pedreira de Inhauma - Rio de Janeiro
Como chegar: Perto da estacao de metro da linha 2 em Engenho da rainha. A entrada principal fica ao lado de um condominio, que fica em frente de um viaduto que atravessa o metro entre a esta- cao de Tomas Coelho e Engenho da Rainha.
Descrição: Nao temos o tamanho exato do local mas existem varias trilhas por la. Pois e uma pedreira com varios caminhos. E existe uma pista de Down Hill que nos mesmos cons- truimos, com varios saltos, dropes, trechos tecnicos e de alta velocidade. Para se subir ate a pista, para quem gosta tem um verdadeiro UPHILL. Nao tem resgate na pista de Down Hill para carros comuns tem que ser Pick'ups boas para subirem o Morro. A vista de la de cima e' fenomenal, se avista o Rio de Janeiro todo, so nao se ve as praias que ficam do outro lado do maciço da Tijuca. A pedreira tem vaios niveis de dificuldade mas todos podem encarala.
Nivel: Intermediario

Tapera - Petrópolis
Duração: 10 Km
Como chegar:Esta trilha com o nome Tapera localiza-se na estrada que liga Petrópolis a Teresópolis, portanto o melhor camilho e ir para Petrópolis depois Itaipava e lá pega-se a estrada para Teresópolis ( a melhor coisa é ir de carro até o Vale do Cuibá que é uma entrada a esquerda, antes de começar a subir a Serra, no Vale do Cuibá pode-se deixar o carro num bar muito maneiro feito de Bambu chamado de Tambuatá) de lá vc sobe pedalando mais ou menos 12 km pela estrada, quase chegando na trilha vc vai passar por uma parte muito larga da estrada, realmente vai chamar sua atenção, pedale mais uns 500 metros olhando para esquerda, vc vai estar vendo umas grades de segurança da pista, fique atento, a entrada da trilha começa tipo numa vala de cimento para chuva da pista larga e rasa, ali começa a trilha
Descrição: Podemos dividir esta trilha em 3 partes, na primeira com descidas bem inclinadas e cotovelos sinistros, com piso bem liso, na segunda parte teremos uns trechos com pedras para serem zerados e em seguida descidões alucinantes cheias de buracos e pedras, no final voce ira saia num condomínio, então e so se informar onde fica o bar Tambuatá.
Nivel:Avançado

Leão sem dente - Petrópolis
Duração: 9 Km
Como chegar: Esta Trilha encontra-se na estrada BR-040 saindo de Petrópolis para o Rio, logo que se começa a descer a serra, iram passar dois tuneis após uns 800 metros do 2º tunel teremos um largo a direita onde ficavam os antigos hotéis alpes que agora estão abandonados. Neste largo vc irá encontrar uma descida a esquerda, tipo uma estradinha com bastantes pedras soltas, no final dessa descida dobra-se a direita e ai é só descer sempre pegando a esquerda, numa estradinha fechada no meio do mato, só passa jipe ou pick up.
Descrição: Nesta trilha teremos uma primeira parte muito rápida numa estradinha de barro duro e umido com vários cotovelos radicais, o bike tem que estar atento para não se arrebentar. O lugar é demais na descida vocês irão passar por vários riachos, após descer bastante chegaremos numa vila totalmente isolada no meio da serra dos orgãos, após passar esta vila a estradinha some e iremos só descer por trilhas mais fechadas com vários obstaculos para serem zerados. Aí vem a parte dura, cerca de 30 minutos de caminhada com a bike nas costas subindo um morro que vai sair num cemiterio no meio da serra no KM 92, essa subida tem algumas bifurcações, suba sempre, alguns pontos de referência são:um bananal, uma casa abandonada e vários trechos com valetões, pois essa trilha também é feita por moto. Ao chegar na estrada (km 92) não pense que acabou tem a 2º parte que é do lado direito da estrada a uns 500 metros de onde você saiu. No Km 92 você vai se deparar com a barraquinha do Sr. Pedro, aproveite para tomar uma água de côco, e pedir mais informações. A segunda parte é radical com relevês incríveis, e cotovelos radicais com saída no final da serra perto do posto de pesagem. Atenção : essa trilha deve ser feita de preferência com alguém que conheça pois não é difícil de se perdar naquela densa floresta que compoe a serra dos Orgãos.
Nivel:Avançado

 

Itaipava - Itaipava
Como chegar: Chegando no supermercado BRAMIL pegue a sua esquerda nessa estrada você andara 3,5 kilometros até ver uma ponte vermelha há sua esquerda pegue-a e apos passa-la tera três opções. Escolha a mais a sua frente .Você estará em uma estrada de terra e verá algumas opções de subida para esquerda (singletracks no mato) escolha qualquer um pois todos dao no mesmo lugar .
Descrição: Esse lugar chamado VALE DAS ARAUCARIAS tem muitas trilhas e é dificil de se perder. Praticamente todas as trilhas acabam no mesmo lugar, o topo de um morro. Enquanto você sobe verá varias opções de decida e vá escolhendo o seu trajeto na hora de descer pois tem algumas descidas mais tecnicas e outras de velocidade. ATENÇÃO ESSE LUGAR É FREQUENTADO POR MOTOQUEIROS QUE SÓ ANDAM VUADOS POR TANTO CUIDADO NAS CURVAS.
Nivel: Intermediario

 

Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro) - Para se chegar a Floresta da Tijuca, tem que subir até o Alto da Boa Vista e Virar a direita na pracinha do Alto, e entra no Portão do Parque. Lá existem todos os tipos de dificuldades desdes drops alucinantes, trechos retos, downhills, slalons e subidas puchadas.
Adicionado por: Rogerio Smith

Visconde de Mauá (Itatiaia) - A cidade fica ao norte da cidade do Rio de Janeiro e é na fronteira Rio-Minas. Existem várias trilhas ao redor de visconde de mauá. Para achá-las vá ao centro turístico de maringá e peça informações. Além de trilhas (sigletracks), a região é montanhosa e todas as estradas são de terra com vários trechos onde é possivel chegar a mais de 50 Km/h. Um lugar interessante é o vale do pavão (entre Mauá e Maringá), se você subir até o ponto mais alto deste trecho (mais ou menos 5 Km de subida) e descer pelo mesmo caminho, é possivel alcançar velocidade superior a 60 Km/h. Existe também um outro downhill onde é possivel chegar a 80 Km/h, para achá-lo peça informações no centro turístico ou entre na página de visconde de Mauá: http://www.visconde-de-maua.com/
Duracão: 1,5 Km
Como chegar: É facil, depois que chegar em Mauá a primeira vila da região. Você se dirige ao Vale do Pavão, que fica entre Mauá e Maringá um dos vales mais bonitos da região. Mas se você quiser ir a trilha fale conosco porque o terreno é área particular, a trilha é próxima a pousada No Caminho Do Marimbondo e ao único colégio municipal do vale. Visconde de mauá fica próximo ao parque nacional do Itatiaia no município de Itatiaia e Resende. Guilherme Renke, construtor. email:guirenke@hotmail.com.br tel:(0xx24)33543543
Descrição: A trilha é puro downhill não tem uma subida, a trilha exige um nível técnico muito grande.Tem várias decidas complicadas entre pedras, raízes e várias árvores
Nivel: Profissional


Ilha Grande - Angra do Reis
Dois Rios - Para chegar a Ilha Grande pegue a barca da Conerj (ou alguma traineira) em Mangaratiba ou Angra dos Reis. Voce chegará na principal praia da Ilha, o Abraão. La temos a maioria das pousadas, campings e lugares para comer. O Abraão pode ser todo percorrido de bike, sem problemas com carros,já que eles nao sao permitidos na Ilha :) Existe uma estrada que liga o Abraão à Praia de Dois Rios, lugar onde existia um presidio ate poucos anos atras. Esta estrada pode ser facilmente percorrida de bike, sem grandes dificuldades tecnicas. A trilha é uma grande e unica subida, seguida,é claro, de uma grande descida. Para chegar no começo da estrada, pegue a rua da Igreja (perpen- dicular a praia), vire a direita chegando a um grande campo de futebol. Depois é só virar a esquerda, em direçao a montanha, e pegar o caminho da esquerda. Existem varios pontos para beber água e um pequeno comercio em Dois Rios. Sá não esqueça de respeitar os moradores e a natureza.
Saco do Céu - Para chegar nas praias do saco do céu saindo de Abraão, voce tem que virar a esquerda em direção a Dois Rios e na bifurcação pegar a esquerda em direção a cachoeira do aqueduto. Chegando na cachoeira, suba as pedras e siga pela trilha que passa de baixo do aqueduto. É possivel pedalar em algumas partes da subida, mas a maior parte do tempo voce terá que empurrar mesmo. Chegando no alto do morro, é só curtir o downhill. É uma decida bem variada, com trechos bem técnicos de pedras e raízes, curvas fechadas, singletracks (apesar de ser quase toda bem larga) e algumas descidas bem íngremes, mas sem drops verticais. Pode ser feita com qualquer bicicleta que tenha um freio bom. A caminho de volta (Saco do Céu - Abraão) é bem mais técnico e precisa de duas suspensões para poder ser feita sem sair da bicicicleta, pois há muitas raízes grandes e trechos com muita pedra. Vale a pena conhecer.
Chachoeiras de Macacu/Nova Friburgo - A trilha começa ao lado da segunda ponte da RJ-116 descendo de Friburgo para Cachoeiras , logo depois da Curva da Ferradura e segue por toda a antiga linha de ferro da E.F. Leopoldina, que ligava as duas cidades. É composta de Down Hill em toda a sua extensão e dura aproximadamente duas horas e trinta minutos,passando por mata fechada, rios, duas pontes de ferro(cuidado com elas,são bem altas),antigas estações, tudo isso com a beleza exuberante da Mata Atlântica a sua volta. Deve-se tomar cuidado com as valas que existem ao longo da trilha, pois os pneus sofrem com as pancadas repetitivas, sendo recomendado levar 2 câmaras de ar sobressalentes e kit de reparo no pneu no minimo.(Eu mesmo tive 8,isso mesmo OITO, furos no pneu da ultima vez) O percurso termina na RJ-116 a uma distancia de aproximadamente 10 km do centro de Cachoeiras de Macacu e com certeza irá deixar vontade de fazê-lo novamente. Para quem não conhece, Friburgo fica a duas horas e meia do Rio e a passagem custa R$8,50 , pela empresa 1001. Para maiores informacoes escreva para fmchristo@base.com.br