Internet está sob ameaça de paralisação total

Internet está sob ameaça de paralisação total

Experts em tecnologia de governos de vários países e de empresas privadas trabalham sigilosamente, desde a semana passada, para corrigir uma grave vunerabilidade no TCP, protocolo de controle de transmissão de dados da Internet. A falha, se explorada por hackers, poderá paralisar totalmente a rede.

São Paulo - Experts em tecnologia de governos de vários países e de empresas privadas vêm trabalhando sigilosamente desde a semana passada para corrigir uma grave falha de segurança na internet que, se explorada por hackers, poderá comprometer todo o seu funcionamento.

Roger Cumming, diretor do Centro Nacional para Coordenação da Segurança de Infra-Estruturas do governo britânico, comentou que “a exploração da vulnerabilidade pode prejudicar a própria coesão da Internet".

A falha, que afeta o TCP, protocolo de controle de transmissão de dados da Internet, foi descoberta pelo pesquisador Paul "Tony" Watson, de 36 anos. Watson diz que há um meio de interromper as “conversas” entre roteadores e computadores pessoais, o que permite a um hacker reinicializar remotamente as sessões de acesso à rede.

Watson, reponsável pelo site Terrorist.net, explica também que os roteadores trocam continuamente informações sobre a rota mais eficiente de comunicação entre os computadores, dentro de grandes redes. Investidas sucessivas e eficazes contra essas máquinas poderiam levá-las ao estado de espera conhecido como "dampening", que pode durar horas.

Vários especialistas conheciam o problema há algum tempo. Mas achavam que um ataque do gênero demoraria de quatro a 142 anos para ser desfechado, uma vez que tudo dependia da "adivinhação" de um número com quatro bilhões de combinações possíveis. No entanto, Watson disse que achou o número correto em apenas quatro tentativas, levando apenas alguns segundos.

"A maior preocupação é o efeito dessa técnica sobre os roteadores, pois isso ameaça derrubar a Internet ou reduzir seu funcionamento dramaticamente", diz Watson.

Segundo a Wired News, alguns órgãos do governo americano e empresas que operam os canais de dados mais importantes fortaleceram veladamente seus sistemas vulneráveis, depois que algumas organizações de segurança emitiram alertas antecipados. A Wired revela ainda que a Casa Branca expressou preocupações sobre o perigo da falha para a integridade dos roteadores mais importantes da rede.

"Qualquer problema num protocolo fundamental como esse levantaria preocupações significativas, e exigiria considerável atenção por parte das pessoas que administram as principais infra-estruturas da Internet", disse à Wired, Amit Yoran, chefe de segurança cibernética do governo norte-americano.

Amanhã, Paul Watson divulgará detalhes da vulnerabilidade, durante conferência sobre segurança da Internet, em Vancouver.

Fonte: Wired News e The Register.

JMagalhães