Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

HISTÓRICO

Aikido pode ser traduzido de uma forma simplista da seguinte maneira: Ai = harmonia; Ki = energia e Do = Caminho. O Aikidô é uma arte marcial de origem japonesa desenvolvida pelo Mestre Morihei Ueshiba.  

Desde a sua juventude Morihei Ueshiba dedicou-se ao aprendizado de diversos estilos de artes marciais. Com 14 Ueshiba aprendeu Tenshinyo-ryu Jiujitsu, Kito-ryu, Yagyu-ryu, Aioi-ryu, Shinkage-ryu, todas formas de Jiujitsu. Praticou também Hozoin-ryu, Sojitsu e Kendo. Todo este aprendizado não o satisfez plenamente tendo pronunciado em certa ocasião que "estas artes estão voltadas para o combate individual". Assim, visitou muitos lugares no Japão procurando o "Caminho" e o "O treino ascético do guerreiro".... Morihei procurava pelo verdadeiro budo. Então, quando estava com cerca de 30 anos, ao se estabelecer em Hokkaido, encontrou Sokaku Takeda, Sensei do clã Aizu, considerado por muitos como um dos últimos samurais ainda vivos do Japão. Ele ensinava Daito-ryu Jijitsu. Morihei sentiu algo como que uma inspiração. Mais tarde, convidou este mestre para vir à sua casa e se tornou aluno de Takeda. Takeda Sensei abriu os seus olhos para o budo e o incentivou a continuar os estudos, que culminaram mais tarde na criação do Aikido.  

Vencedor de um grande número de duelos mortais, Mestre Ueshiba sentia no entanto, um vazio muito grande em seu espírito. Grande influência na criação do Aikidô foi exercida por Onisaburo Deguchi (1871-1948), líder da religião Omoto, ramificação do Shintoísmo, cuja filosofia impressionou vivamente Mestre Ueshiba e serviu como base para a elaboração da filosofia do Aikidô. Certo dia, após um combate, Mestre Ueshiba se recostou em uma árvore, para meditar sobre o ocorrido. Subitamente sentiu uma espécie de estremecimento e todo o jardim se encheu de luz. Seu coração transbordou de alegria, pois havia encontrado o significado do Budo: o amor universal. Passou então a desenvolver e aperfeiçoar uma arte marcial que pudesse aproximar as pessoas e uni-las sem violência: o Aikidô. Suas palavras nesta ocasião foram: 

"Naquela época eu estava com 40 anos de idade. Um dia, eu me enxugava perto de um poço. De repente, uma cascata de ofuscantes luzes douradas desceu do céu envolvendo meu corpo. Então imediatamente meu corpo foi se tornando maior e maior atingindo o tamanho do universo. Enquanto eu era dominado por esta experiência, subitamente compreendi que não se deveria pensar em tentar vencer. A forma do budo deve ser a harmonia. É preciso viver em harmonia. Isto é Aikido, e a forma antiga da postura em Kenjitsu. Depois desta compreensão, fiquei emocionado e não pude conter as lágrimas."

Morihei Ueshiba diligentemente dedicou-se a reorientar as técnicas, que havia aprendido sintetizando-as dentro de uma forma harmônica. Proclamava que o verdadeiro caminho do Budo era o caminho da reconcililação. Criou portanto, uma arte que alia técnica, poder e disciplina com objetivo de transformar as pessoas, mostrando o caminho correto. Ele nomeou essa nova forma de arte marcial com Aikido. Criou assim uma arte marcial que pode ser praticada por qualquer pessoa, servindo como um exercício físico, psicológico e espiritual e não apenas como um arte de guerra e destruição para liquidar um oponente.

Em 1942 Ueshiba Sensei fundou o Aikido e continuou a instruir até a sua morte em 1969.  O Aikido espalhou-se pelo mundo todo contanto hoje com mais de um milhão e meio de praticantes, sendo raro o país que não possui pelo menos um grupo de Aikidocas.  

No Aikido, treina-se constantemente o controle do ki (energia) do nosso parceiro através do movimento de nosso próprio ki, atraindo-o para o nosso próprio movimento. A seguir, aprende-se como girar o corpo, movendo-o juntamente com os braços e pernas. Então, o corpo se torna unificado e se move suavemente. Além disso, em Aikido, nunca se vai contra a força do atacante. Quando ele o ataca, golpeando ou cortando com uma espada, há essencialmente uma linha ou um ponto. Tudo o que você precisa fazer é evitá-los.

O Aikido se caracteriza pelo dinamismo de suas técnicas e sua extrema eficiência em combates reais. Os seus movimentos circulares servem como canal condutor e gerador de Ki. Seus golpes são executados principalmente contra articulações como o pulso, cotovelos e ombros, sempre utilizando alavancas e o Ki, evitando dessa forma a utilização da força física. Com a utilização do Ki, aliado ao uso inteligente do corpo humano, uma pessoa de qualquer tamanho ou peso pode ser um oponente formidável. Prova disso é a enorme procura do Aikido por mulheres de todos os tamanhos e idades, que buscam um método de defesa pessoal poderoso e eficaz. Suas técnicas circulares fazem do Aikido uma arte perfeita para se defender contra vários adversários simultaneamente, possuindo também técnicas especiais contra facas e armas de fogo, além de golpes com os pés ou punhos em pontos vitais, os Atemi.

Existem duas armas que são utilizadas pelos praticantes dessa arte marcial: o Aiki-Jô e o Aiki-Ken. O Aiki-Jô é um bastão com cerca de 1,20m de comprimento, cuja origem remonta à época de Miyamoto Musashi, o mais famoso espadachim do Japão. Utilizado no Aikido, o Jô realiza movimentos de ataque e defesa segundo os princípios circulares dessa arte marcial, podendo ser utilizado contra vários adversários ao mesmo tempo. O Aiki-Ken é uma espada de madeira (Bokken) que utiliza movimentos desenvolvidos pelo Mestre Ueshiba especialmente para complementar a prática das técnicas manuais do Aikido. As raízes de seus golpes são as artes de espada praticadas pelos Samurais antigos.

A filosofia do Aikido é baseada no Omoto, que prega a unidade entre toda a Criação. Dessa forma, o homem só pode atingir a sua plenitude se ele se unir à Natureza e aos outros homens. Esse conceito (denominado AIKI) leva o praticante de Aikido a procurar se integrar ao meio ambiente que o cerca. Isso é fundamental na eficiência do Aikido em combate: o praticante e o seu adversário se tornam um só. Dessa forma o que ele sentir você também sente e o que ele pensar você também pensa, tornando-os um mesmo ser. E para vencê-lo, seu adversário terá que vencer a si mesmo. Para atingir esses resultados, o Aikido se vale da aplicação do conceito de Yin e Yang, duro e suave, o qual representa o núcleo de seu sistema marcial. Através de sua prática, qualquer pessoa poderia se tornar una com o Universo, seguindo o princípio do Aiki.

O Aikido é uma das únicas artes marciais que não possui competições. Segundo a visão da arte, as competições são feitas para se testar a capacidade do praticante perante outras pessoas, muitas vezes apenas para engrandecer o seu Ego. No Aikido essas capacidades são testadas pelas atitudes tomadas frente a um agressor em potencial ou a um problema qualquer da vida diária. A única competição que existe é aquela contra si mesmo, pelo auto-conhecimento e o auto-controle.  

 

 

Grande destaque tem sido dado atualmente ao Aikido graças ao ator norte americano Steven Seagal, que é faixa preta de 7º dan em Aikido. Seus filmes se tornaram sucessos de bilheteria e o astro transformou-se um mito entre os aficcionados pelas artes marciais. Atualmente Steven Seagal ainda ensina Aikidô em sua academia na Califórnia.

   

 

 

O AIKIDO NO BRASIL

 

O Aikido no Brasil foi introduzido pelo Mestre Reichin Kawai no final da década de 60, em São Paulo e dois anos mais tarde no Rio de Janeiro, pelo Mestre Teruo Nakatani. O Aikido rapidamente se espalhou pelo país atraindo grande número de praticantes. Entretanto, o Mestre Kawai tinha muita dificuldade em se adaptar aos custumes ocidentais, centralizando excessivamente em suas mãos os destinos do Aikido no país. Tal fato levou um grupo de alunos a se desligar do mestre e fundar organizações paralelas de desenvolvimento do Aikido:

- FEPAI - Federação Paulista de Aikido: liderado pelo Mestre Makoto Nishida

- Brasil Aikikai (Instituto Takemussu): liderado por Wagner Bull e outros

- União Aikikai do Brasil: liderado pelo Mestre Reichin Kawai

- AIZEN: Mestre Ishitami Shikanai

 

 

VOLTAR