Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Poesia

O mistério da mulher embriagada

Na penumbra do além

O horror do destino

Um bocado esquecido

Tu
Conversas com Deus
Amizade com Deus
Comunhão com Deus
The New Revelations


Eckhart Tolle
Desde a sua primeira edição, em 1997, O Poder do Agora (Editora Pergaminho, 2001) tornou-se uma das obras mais importantes dos últimos tempos na área do crescimento espiritual.




Neale Donald Walsch
Edições Sinais de Fogo: Conversas com Deus 1
Conversas com Deus 2
Conversas com Deus 3
Amizade com Deus
Comunhão com Deus
Conversas com Deus para Adolescentes

Já publicado em Portugal:
The Next Revelation



José Cardoso Pires
Até que certa manhã acordo em claridade aberta com gargalhadas a crepitarem à minha volta. Dum momento para o outro, o sentido de presença. E tudo concreto, tudo vivo. O quarto: para lá da janela, o palácio de cristais dourados (que era o Hotel Penta, quem diria) e à minha frente dois vultos que me faziam companhia a desafiarem-se à gargalhada de cama para cama, um deles com um braço paralizado ao longo do corpo, o outro um velho de auscultadores ao pescoço, com um walkman debaixo do lençol. Cada qual a rir, a rir, e a acenar com um lagarto de plástico que soltava uma língua em tremular de labareda.
        (De Profundis)

Eckhart Tolle
"Desde a primeira página da sua escrita, é evidente que Eckhart Tolle é um mestre contemporâneo. Não está associado a nenhuma religião ou doutrina ou guru; o seu ensinamento abrange o coração, a essência de todas as tradições e não contradiz nenhuma delas - cristã, hindu, budista, muçulmana, indígena ou outra qualquer.
É capaz de fazer tudo o que os grandes mestres fizeram: mostrar-nos, numa linguagem simples e clara, que o caminho, a verdade e a luz estão dentro de nós."

(Do prefácio do livro "O poder do agora")



Deepak Chopra
Deepak Chopra nasceu em Nova Deli e desde muito cedo quis ser escritor. Por influência do pai, cardiologista, enveredou pela medicina. Já em Harvard, onde estudou, o seu trabalho ultrapassa as fronteiras da medicina convencional, apostando numa redefinição dos conceitos de saúde e também das relações corpo/espírito. É, hoje, internacionalmente reconhecido como um dos gurus das sensibilidades e da filosofia "New Age". Autor de 25 livros, está traduzido em 35 línguas. É também autor de mais de uma centena de cassetes áudio e vídeo, incluindo cinco programas para a televisão pública dos EUA. Fundou e preside ao "Chopra Centre for Well Being". Em 1999, a revista TIME incluía-o na sua lista de 100 personalidades do século, chamando-lhe "poeta e profeta das medicinas alternativas". O seu lema: "Esqueçam o sistema de dogmas. Experimentem o divino."



Michel Quoist
Michel Quoist é quase um milagre, porque, como ele, há muito poucos autores perenes. O livro "Construir o Homem" é a continuação do livro "Construir". O homem não se faz sozinho, mas só se constrói em relação. O acto de amar a nível universal é para o padre Quoist a tradução da dimensão adulta da Humanidade.


Isabel Allende
Isabel Allende nasceu em Lima, no Perú, a 2 de Agosto de 1942, por acidente, como se costuma dizer, pois é chilena por formação e convicção. Colaborou em diversas e numerosas publicações, bem como em programas de televisão. Casada, com filhos, seu nome está inevitavelmente ligado ao do seu tio, Salvador Allende, mas Isabel recusa-se à utilização deste facto e das suas conotações como veículo publicitário para o lançamento das suas obras. A Casa dos Espíritos , o seu primeiro romance, obteve grande sucesso em Portugal e em todos os países em que foi lançado.


Neale Donald Walsch
Neale Donald Walsch, com 58 anos, vive nas colinas de Ashland, Oregon, e as suas palavras estão tocando o mundo. Escreveu 15 livros de espiritualidade, mas é a série de "Conversas com Deus" que o projecta para os leitores além-fronteiras. O livro número 1 das "Conversas" ocupou 130 semanas na lista dos Best Sellers do New York Times. e as suas obras foram já traduzidas em 27 línguas.

Embora controversas, as suas ideias rapidamente interessaram milhares de pessoas, que se congregam em grupos por todo o mundo, tentando assimilar um conceito de vida que rompe com os preceitos tradicionais. Foram criadas fundações, umas não-lucrativas, outras com o fim de custearem as imensas actividades desenvolvidas, ao nível de conferências, programas, seminários e retiros em todo o país, para pessoas interessadas no seu desenvolvimento pessoal e espiritual.

Quanta coisa quis fazer
e quanta coisa não fiz
de um lado Deus permitiu
de outro lado Deus não quis

ou então não percebi
o que me dizia Deus
desatento a Seus projectos
por só me ocupar dos meus

ou nem isto nem aquilo
rodou assim o destino
puxem a corda que queiram
e a gosto badale o sino.
      (Agostinho da Silva)
...Aproxima-te de Mim. Aproxima-te de Mim!
Faz o que sabes. Faz o que tens de fazer. Faz o que fôr preciso. Reza um terço. Beija uma pedra. Curva-te para o Oriente. Entoa um cântico.Balança um pêndulo. Testa um músculo. Ou escreve um livro.
Faz o que fôr preciso . Cada um de vocês tem a sua própria interpretação. Cada um de vocês Me entendeu - Me criou - à sua própria maneira. Para alguns sou um homem. Para alguns sou uma mulher. Para alguns sou ambos. Para alguns, não sou nem uma coisa nem outra.
Para alguns de vocês sou energia pura. Para alguns, o sentimento supremo, a que chamam amor. E alguns de vocês não fazem ideia do que Eu sou. Sabem simplesmente que EU SOU.
E assim é.
EU SOU.
Sou o vento que vos roça os cabelos. Sou o Sol que vos aquece o corpo. Sou a chuva que vos dança no rosto. Sou o aroma das flores no ar e sou as flores que exalam a sua fragrância.
Sou o ar que transporta essa fragrância.
Sou o princípio do vosso primeiro pensamento. Sou o fim do último. Sou a ideia que iluminou o vosso momento mais sublime. Sou a glória da sua realização. Sou o sentimento que alimentou a coisa mais amorosa que jamais fizeram. Sou a parte de vós que anseia por esse sentimento repetidamente.

Conversas com Deus-2

A Prática do Poder do Agora
Eckhart Tolle

Grande parte da dôr do ser humano é desnecessária.
É criada pela própria pessoa enquanto a mente inobservada controlar a sua vida. A dôr que o leitor gera agora é sempre uma forma de não-aceitação, uma forma de resistência inconsciente ao que é.
Ao nível do pensamento, a resistência é um certo tipo de juizo. Ao nível emocional, é um certo tipo de negativismo. A intensidade da dôr depende do grau de resistência ao momento presente que, por sua vez, depende da força com que o leitor se identifica com a mente. Esta procura sempre negar e fugir do Agora.
Por outras palavras, quanto mais o leitor se identificar com a mente, mais sofre.

Pratique primeiro, conforme lhe disse, com as pequenas coisas. O alarme do carro, o ladrar do cão, os gritos das crianças, o engarrafamento. Em lugar de ter uma parede de resistência por dentro, que é atingida constante e dolorosamente por coisas que "não deviam estar a acontecer", deixe que tudo passe através de si.
Alguém lhe diz algo rude ou com intenção de o magoar. Em vez de entrar numa reacção inconsciente ou em negativismos, por exemplo com ataques, defesas ou recuos, deixe que passe imediatamente através de si. Não ofereça resistência. É como se não existisse ninguém a quem magoar. Isso é perdão. Deste modo, o leitor torna-se invulnerável.

Ao nível do Ser, todo o sofrimento é reconhecido como uma ilusão. O sofrimento deve-se à identificação com a forma. Os milagres de cura acontecem através desta percepção, ao despertarem a consciência do Ser nos outros... se estiverem praparados para isso.
A misericórdia é a consciência de um elo profundo entre o leitor e todas as criaturas. Na próxime vez que disser "não tenho nada a ver com esta pessoa", lembre-se de que têm muito em comum: dentro de alguns anos (dois anos ou setenta anos, não faz grande diferença) tornar-se-ão os dois cadáveres em decomposição, depois pó e a seguir nada de nada.

Conversas com Deus para Adolescentes
QUEM ES TU?
Quem é que eu não sou?
NAO ESTOU A PERCEBER O QUE ISSO QUER DIZER.
Quer dizer que não há ninguém, nem nada, que eu não seja.
QUER DIZER QUE ÉS TUDO E TODOS?
Sim, é isso que quer dizer.
MESMO AS COISAS MÁS, E AS PESSOAS MÁS?
Não existem pessoas "más" nem coisas "más", existem apenas pessoas e coisas que vocês chamaram "más".
É A MESMA COISA.
Para vocês, sim. Para mim, não.
E O QUE É QUE ISSO QUER DIZER?
Quer dizer que temos valores diferentes. Quer dizer que temos entendimentos diferentes. Quer dizer que vocês fazem julgamentos, e eu não faço julgamentos.
DEUS NÃO FAZ JULGAMENTOS? EU PENSAVA QUE ERA EXACTAMENTE ISSO QUE ELE FAZIA.
Bem, a raça humana já pensa assim há muito tempo, mas não é verdade. É um dos mal-entendidos que referi antes. É uma ilusão. A ilusão do julgamento. Seguida pela ilusão da condenação.
Está escrito: Não julgarás, nem condenarás.
É VERDADE QUE TU NÃO JULGAS NINGUÉM? PERDOAS TODA A GENTE, QUAISQUER QUE SEJAM OS SEUS PECADOS?
Eu não perdoo ninguém. Esta é a primeira coisa que devem compreender sobre mim. Nunca vos perdoarei, nunca, por nada daquilo que fizerem. Depois de perceberem isto, terão uma nova compreensão de Deus, e serão capazes de interagir comigo de uma forma completamente diferente.
Eu não perdoo ninguém porque não há nada a perdoar.
DEVES ESTAR A GOZAR!
Não. O perdão só é necessário quando alguém foi ofendido ou prejudicado. Vocês não podem ofender nem prejudicar Deus.
EU NÃO TE POSSO OFENDER? NÃO FICAS OFENDIDO QUANDO EU PECO?
Não. Não mais do que tu ficas 'ofendido' quando vês uma criança 'pecar' por fazer algo que não 'devia' fazer. Sentes-te 'prejudicado'? Sentes-te 'ofendido'?
NÃO...
Claro que não, nem eu. Vocês não me podem ofender de maneira nenhuma. Eu sou Tudo, e serei sempre Tudo. Não há nada que eu queira ou de que necessite, nada de que precise para ser "feliz". Não preciso que vocês façam, ou deixem de fazer, alguma coisa, não preciso que vocês sejam, ou deixem de ser, alguma coisa, não preciso que vocês tenham, ou deixem de ter, alguma coisa.
Não preciso que me adorem, temam ou amem.
MAS PRECISAS QUE NÓS TE OBEDEÇAMOS, NÃO É?
Eu não preciso de nada vosso, logo, não vos peço nada, logo, não têm de obedecer a nada.
Acham que eu estou cá em cima a inventar regras para vocês seguirem, planos para vocês obedecerem? Vocês é que inventam isso.
Como nada me pode ofender, não tenho qualquer razão para me sentir zangado ou aborrecido. "Perdoar-vos" por algo que fizeram é desnecessário, porque nada do que fizeram me pode magoar, pelo que não há necessidade de compensação ou de "justiça".
Os vossos próprios tribunais sustentam que se tem de provar que houve dano para se poder solicitar justiça. Se o tribunal considerar que não houve dano causado por outra pessoa, essa pessoa não vai ser punida à mesma! Se nem os vossos próprios tribunais humanos fariam isso, porque havia eu de fazê-lo?
ENTÃO, E SE EU FIZER REALMENTE MAL A OUTRA PESSOA? TALVEZ EU NÃO POSSA FAZER-TE MAL, MAS POSSO FAZER MAL A OUTROS SERES HUMANOS - JÁ O FIZ. É POR ISSO QUE AS PESSOAS SENTEM QUE TÊM DE SER PERDOADAS.
Sim, mas não têm de pedir que eu vos perdoe. Eu não acho que tenham procedido "mal" comigo, por isso não tenho qualquer razão para vos perdoar. Eu percebo que vocês tenham feito tudo aquilo que fizeram na vossa vida. Sei o que estavam a pensar, e por que razão o fizeram.
Quando se percebe por que razão alguém procedeu de determinada maneira, mesmo que não se concorde com tal razão, é muito difícil continuar-se zangado com essa pessoa. No meu caso, nem sequer me chego a zangar.
Eu percebo demasiado. Sei demasiado. Não consigo zangar-me. O meu nível de compreensão não mo permite.
CONTINUO ARREPENDIDO POR FAZER MAL A OUTRAS PESSOAS.
Então pede perdão a essas pessoas. E pede perdão a ti mesmo.
HÁ CERTAS COISAS PELAS QUAIS NÃO ME CONSIGO PERDOAR.
Queres saber como se faz isso?
SIM! DIZ-ME COMO, SIM!
Perdoa as ofensas dos outros. Perdoa aos outros as mesmas falhas, as mesmas fraquezas, os mesmos traços de carácter ofensivos, os mesmos pecados que sabes que tens e que cometes.
E ISSO RESULTA?
É a fórmula mágica. Ao curares o coração dos outros, curas o teu próprio coração.
ESTÁ BEM, TALVEZ. MAS COMO É QUE POSSO APAGAR DO TEU LIVRO AQUILO QUE FIZ DE ERRADO, PARA ESQUECER ISSO TUDO E COMEÇAR DE NOVO?
Querida Ayla, não EXISTE nenhum "livro". É isso que estou aqui a tentar dizer-vos!
Eu não sou o Pai Natal no Céu, a fazer uma lista e a confirmá-la duas vezes para descobrir quem se portou bem e quem se portou mal. Não é Quem Eu Sou. Não é o que faço.
A maioria dos humanos ficam surpreendidos por ouvir dizer que não existe certo nem errado. Existe simplesmente aquilo que resulta e aquilo que não resulta, de acordo com o que estão a tentar fazer.

Eckhart Tolle

O poder do agora
Nada seria sem espaço e, no entanto, o espaço nada é. Antes do universo ter entrado em existência, antes do "big-bang" se preferires, não havia um vasto espaço vazio à espera de ser preenchido. Havia apenas o Não-Manifesto - o Um. Quando o Um se tornou nas "dez mil coisas", foi como se de repente o espaço estivesse ali e permitisse que a multiplicidade fosse. De onde veio o espaço? Terá sido criado por Deus para acomodar o Universo? É claro que não. O espaço é coisa nenhuma, portanto, nunca foi criado.
Sai para a rua numa noite límpida e olha para o céu. Os milhares de estrelas que podes enxergar a olho nu não passam de uma simples fracção centesimal do que existe nele. Mil milhões de galáxias já podem ser detectadas por meio dos mais poderosos telescópios, cada galáxia é um "universo ilha" contendo milhares de milhões de estrelas. E, no entanto, o que é ainda mais assombroso é a infinidade do próprio espaço, a profundidade e a quietude que permite que toda essa magnificência seja. Nada é mais assombroso e majestoso do que a vastidão e a quietude inconcebível do espaço e, no entanto, o que é ele? Vacuidade, vasta vacuidade.
O que nos aparece como espaço no nosso Universo percebido através da mente e dos sentidos é o próprio Não-Manifesto exteriorizado. É o "corpo" de Deus. E o maior milagre é este: essa quietude e vastidão que permite ao Universo ser não está apenas lá fora no espaço - está também dentro de ti.


CONHECER DEUS

Deepak Chopra
Que força exterior tem possibilidade de ordenar o tempo por forma a que duas coisas se encontrem, como o Titanic e o "iceberg", com tal sentido de fatalismo?
Para que a criança perca a sua dentição de leite e a substitua pela dentição definitiva, o ADN tem de ter profundos conhecimentos sobre o curso do tempo. O mesmo é verdadeiro para qualquer outro processo - a consolidação do sistema imunitário, apreender a andar e a falar, a longa gestação de um feto dentro do útero - que obedeça a um período temporal estabelecido. A própria morte pode ser uma resposta genética, cujo código se encontra nas nossas células contendo um horário oculto, segundo a teoria de que os nossos ancestrais não se poderiam ter dado ao luxo de ter vivivo tão longamente...
Como adquire o ADN qualquer sentido do tempo? Ele encontra-se num mundo puramente químico, rodeado por moléculas à deriva. É realmente verdade que cada célula mantém uma sequência incrivelmente complexa de reacções químicas - a maravilha é a célula ter capacidade para respirar, para se alimentar, para expelir dejectos, para se dividir, e sobreviver quando se encontra no corredor da morte, visto que uma sentença de morte impende sempre sobre cada uma das células.
...A pessoa pensa que só a existência material é verdadeira e então torna-se completamente ignorante acerca da origem, que é quântica e virtual. Aceita a ilusão do tempo e do espaço. Quando assim acontece, o contacto com a origem perde-se. A voz da alma torna-se cada vez mais débil.  
CONSTRUIR O HOMEM

Michel Quoist
Antes de reflectir como crente, e em seguida mais particularmente como cristão, precisemos uma vez mais, que o homem, embarcado no combóio da vida, pode viver sem saber donde veio e para onde vai . Que pode igualmente tentar amar os seus companheiros de viagem e chegar ao seu fim sem descobrir plenamente a origem primeira dessa força que o impele e que lhe permite dar-lhes um pouco ou muito da sua vida.
Então, porquê convidá-lo à reflexão? - Porque ele é homem e não animal, e porque é próprio do homem não ser apenas consciente de que existe, mas também procurar saber como, porquê, e para fazer o quê? - Porque o homem, longe de estar acabado, é ainda chamado a crescer (muito!) e porque não poderá guardar, sempre recalcada no seu inconsciente, a dimensão de infinito dessa misteriosa Energia de Amor que brota nele e o anima, mas vem de além dele, e procura expandir-se fora dele. De contrário, desumanizar-se-à e talvez lentamente se animalizará, ou antes, o que é mais grave ainda, regredirá, a ponto de colocar o seu espírito ao serviço da sua animalidade...
A tua dimensão de infinito, transporta-la em ti, como o grão traz consigo a vida que recebeu, e as flores e os frutos que virá a dar. Pois, a tua vida, sabe-lo bem, não vem de ti mesmo, e os que te precederam limitaram-se a transmitir-ta: ela é para ti sinal dum Absoluto omnipotente, Deus, Fonte dessa vida que passa por ti, mas que te ultrapassa, e ultrapassa toda a humanidade e todo o universo.


UM QUARTO COM VISTA

Edward Morgan Forster
A sua missão não era tanto serem activas, mas inspirar os outros nas suas acções. Indirectamente, através de tacto e de um nome sem mácula, uma senhora podia fazer muito, mas, se se aventurasse ela mesma, seria primeiro censurada, depois desprezada e, finalmente ignorada. Para ilustrar este facto, haviam sido escritos poemas...
... À sua frente o terreno inclinava-se, penetrava a paisagem, e violetas desciam em regatos, arroios e cataratas, inundando a encosta da colina de azul, redemoinhando em volta dos troncos das árvores, formando lagoas nas valas, cobrindo a relva de espuma azul-celeste. Nunca mais as haveria assim em tamanha profusão; este socalco era a nascente, a fonte primordial donde a beleza jorrava para fertilizar a terra.
DE AMOR E DE SOMBRA

Isabel Allende
Fechou as pálpebras e atraíu-a a si, procurando os seus lábios, abrindo-os num beijo absoluto, carregado de promessas, síntese de todas as esperanças, longo, húmido, cálido beijo, desafio à morte, carícia, fogo, suspiro, lamento, soluço de amor. Percorreu a sua boca, bebeu-lhe a saliva, respirou a sua respiração, disposto a prolongar aquele momento até ao fim dos seus dias, sacudido pelo furacão dos sentidos, certo de até então ter existido apenas para viver aquela noite maravilhosa, na qual se afogaria para sempre na mais profunda intimidade dessa mulher. Irene mel e sombra, Irene papel-de-arroz, pêssego, espuma, ai, Irene, a espiral das tuas orelhas, o odor do teu colo, as pombas das tuas mãos, Irene, sentir este amor, esta paixão que nos queima na mesma fogueira, sonhando-te acordado, desejando-te dormindo, vida minha, minha mulher, minha Irene.
AMIZADE COM DEUS

Neale Donald Walsch
Eu digo-te - mais uma vez: Não vos enviei nada senão anjos ... Digo-te, o dia virá em que reverás a tua vida e serás grato por cada minuto . Cada mágoa, cada desgosto, cada alegria, cada celebração, cada momento da tua vida será para ti um tesouro, pois verás a total perfeição do seu desígnio. Recuarás diante da tecelagem e verás a tapeçaria e chorarás perante a sua beleza.
Portanto, amem-se uns aos outros. Cada um dos outros. Todos os outros. Mesmo aqueles a quem chamaram perseguidores. Mesmo aqueles que amaldiçoaram como inimigos.
Amem-se uns aos outros e amem-se a vós próprios. Pelo amor de Deus, amem-se a vós próprios . Digo-o literalmente. Amem-se a Vós próprios, por amor de Deus .

Quem Vocês são é vida. Vocês são a própria vida! E o que é a vida? É um processo. E o que é esse processo? É a evolução... ou aquilo a que chamariam mudança.
Tudo na vida muda! Tudo!
A vida é mudança. É isso que é a Vida. Quando se põe fim à mudança, põe-se fim à vida.

COMUNHÃO COM DEUS

Neale Donald Walsch
A morte não existe. Dizer que a morte existe seria dizer que vocês não existem, pois vocês são a Vida em Si.
Dizer que a morte existe equivale a dizer que Deus não existe, pois se Deus é tudo o que é (que é exactamente o que Deus é), e se todas as coisas formam um todo uno (que formam), se uma coisa morre, todas as coisas morrem - o que significaria que Deus morre. Se uma coisa morre, Deus morre. É claro que isso não pode ser. Saibam, portanto, o seguinte: a Morte e Deus excluem-se mutuamente. Não é possível coexistirem.
Se a morte existe, então Deus não existe. Ou terá de se concluir que Deus não é tudo o que é.
Isto levanta uma questão interessante. Há alguma coisa que Deus não seja?
Se acreditam que há um Deus, mas que há qualquer coisa que Deus não seja, então podem acreditar em muitas outras coisas. Não só na morte como no Diabo, e em tudo pelo meio.
Se, pelo contrário, acreditam que Deus é a energia da Vida em Si, e que essa energia nunca morre mas muda meramente de forma, e que essa energia Divina não só existe em tudo como é tudo - que é a energia que forma o que assumiu forma - estão a um pequeno passo de acreditar que a morte não existe, nem pode existir.


  Alentejo, Alentejo,
  Alentejo do pecado!
  Trazes lá o meu amor
  Pelo dinheiro enganado!

  Alentejo é o rincão
  onde há a maior riqueza;
  mas não se resolve, então,
  o problema da pobreza.

  O Alentejo é que é
  o celeiro da nação;
  Nós somos alentejanos,
  somos da terra do pão.

  Ó minha bela ceifeira,
  porque não cantas pra mim
  uma canção bem rendeira,
  desse Alentejo sem fim?

  O povo do Alentejo
  é sincero e hospitaleiro,
  trabalhador e honesto,
  com seu feitio guerreiro.


  O Sol abrasa o ceifeiro
  nas campinas do Alentejo,
  mas é mais quente o braseiro
  dos nossos lábios num beijo.

  Ó terras do Alentejo,
  Ó terras que eu sempre amei;
  foi ceifando os loiros trigos
  que o meu amor encontrei...

  Se fores ao Alentejo
  ao monte onde eu "mondei",
  a filha do lavrador
  que case que eu já casei.

  Casada nem um só dia
  solteira duzentos anos;
  casada cheia de filhos
  solteira cheia d'enganos.

  Cunhada, tanta má vida
  que me dá o vosso irmão;
  de dia tanta pancada,
  de noite tanta paixão!


  Chamaste-me casadoinha
  por te dar a minha mão;
  se a minha mão é casada
  eu não sou casada, não!...

  Aqui tens a minha mão,
  cinco dedos, cinco unhas;
  se queres casar comigo,
  vai chamar as testemunhas...

  Alegria dos casados
  são os três dias primeiros;
  depois andam só chorando
  pela vida de solteiros.

  Casadinha de há três dias
  mandou trabalhar o home;
  trabalha, homem, trabalha,
  quem não trabalha não come.

  Tratei o meu casamento
  lá pràs marés do Entrudo;
  tenho boda, tenho homem,
  tenho festa, tenho tudo...

Trovas Populares


Voltar à "Amaral Nascimento Homepage"