Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

SISTEMAS

 

 

S i s t e m a  H i d r á u l i c o

O Skyhawk possui dois sistemas hidráulicos independentes, o que garante uma menor vulnerabilidade. Ambos operam a uma pressão de 204 atmosferas, com reservatório próprio e bomba acionada pelo motor. Caso o sistema apresente falhas, os atuadores hidráulicos podem ser desconectados e operados manualmente. No modo de controle manual a velocidade é limitada a 300 nós devido aos altos esforços sobre os controles. A operação manual permite até mesmo a execução de pouso abordo (1). 

 

S i s t e m a  E l é t r i c o  

O Skyhawk possui um gerador localizado logo a frente do compressor. O gerador de 20 KVA acionado pelo motor da aeronave. A corrente contínua é retificada em um transformador-retificador de 50A 28V DC(1). aeronave não possui bateria e em caso de emergência entra em ação um gerador eólico de acionamento manual localizado logo abaixo do tanque da fuselagem. O gerador possui duas pás de passo variável e um governador que mantém a rotação estabilizada num mesmo r.p.m (2). Esse gerador pode ser baixado com velocidades inferiores a 460 mph. A energia gerada (1,7 KVA) é suficiente para manter os instrumentos de vôo em funcionamento (1).

 

C o m u n i c a ç ã o / N a v e g a ç ã o  e  E l e t r ô n i c a  d e  G u e r r a

ADF e UHF/VHF - sistema de comunicação e navegação com antenas em forma de lâminas localizadas atrás da cabina, na carenagem dorsal e na parte superior da deriva (uma em cada lado).

Radar altímetro - uma única antena instalada sob a asa esquerda, depois do cabide externo.

TACAN - sistema de navegação aerotática. Duas antenas em forma de lâmina, sendo uma a frente do porão da roda da bequilha e outra no topo da carenagem dorsal. Fornece informações sobre a posição através das informações fornecidas pelos radiofaróis de terra.

AFCS - O sistema automático de controle de vôo. Libera o piloto dos comandos de rotina em vôos de longa duração, controlando os ailerons, leme e profundores. O equipamento localiza-se na porção traseira da fuselagem, logo acima do gancho de parada.

AN/APQ-145 - Radar para exploração e mapeamento ar/terra. Produzido pela Stwart-Warner dos EUA e empregado em vários modelos de Skyhawk (E, N, F, S, SU, KU). O radar ocupa o espaço dedicado ao ARBS instalado nos A-4M dos Fuzileiros Navais dos EUA.

AN/ALR-45  sistema de alerta radar (RWR) que trabalha na faixa de 2 a 18 GHz. Era um equipamento bastante comum nos aviões contemporâneos como o A-7, o F-4,  o RA-5C e o A-6. Até aeronaves mais novas que o Skyhawk, ,como o F/A-18 e o F-14, receberam esse equipamento. Porém, o mesmo foi substituído pelo modelo AN/ALR-67. Na MB, apenas os TA-4KU (AF-1A) possuem esse equipamento. O mesmo está instalado no topo da deriva.

IFF - identificador amigo/inimigo. Uma antena em forma de lâmina vertical localizada no topo da deriva. Tanto os TA-4KU (AF-1A) como os A-4KU (AF-1) possuem essa antena.

 

(1) http://www.daerm.mar.mil.br/vf-1.htm (28/07/02)

(2) Flying Review - 1962 - U. S. Navy's Mighty Midget. Royal Air Force Review Ltd. Vol. XVII, nº 9. p. 28-31.

 

[return]