Conteúdo Programático

 

Aulas

 

Grupo e Linhas de Pesquisa

 

Artigos

 

 


"...Recordar as experiências realizadas por Ford e a economia feita pela sua empresa através da gestão direta do transporte e do comércio da mercadoria produzida, economia que influiu sobre o custo de produção, permitiu melhores salários e menores preços de venda. A existência dessas condições preliminares, racionalizadas pelo desenvolvimento histórico, tornou fácil racionalizar a produção e o trabalho, combinando habilmente a força (destruição do sindicalismo operário de base territorial) com a persuasão (altos salários, benefícios sociais diversos, propaganda ideológica e política habilíssima) para, finalmente, basear toda a vida do país na produção. A hegemonia vem da fábrica e, para ser exercida, só necessita de uma quantidade mínima de intermediários profissionais da política e da ideologia..."

"...os novos métodos de trabalho estão indissoluvelmente ligados a um determinado modo de viver, de pensar e de sentir a vida; não é possível obter êxito num campo sem obter resultados tangíveis no outro..."

ANTONIO GRAMSCI - em sua insuperável análise sobre a relação "Americanismo-Fordismo". (Trechos de sua obra "Maquiavel, a Política e o Estado Moderno").


 

"...O saber pós-moderno não é somente o instrumento dos poderes. Ele aguça nossa sensibilidade para as diferenças e reforça nossa capacidade de suportar o incomensurável. Ele mesmo não encontra sua razão de ser na homologia dos experts, mas na paralogia dos inventores" (J-F.Lyotard, na Introdução de sua obra clássica "O Pós-moderno" - reeditada como "A Condição Pós-moderna)


DISCIPLINA: "Teoria Sociológica III"

CURSO: Ciências Sociais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. Introdução ao debate teórico: modernidade x pós-modernidade; questões/implicações políticas do debate para as Ciências Sociais na contemporaneidade

2. Teoria e Condição pós-moderna: principais teóricos; conceitos centrais; contribuições de outras áreas e teorias relacionadas

3. Teoria do Pós-fordismo: as questões da contemporaneidade sob a ótica dos "Novos Tempos" - relações com o pensamento de Antonio Gramsci

4. Conceitos pós-modernos nas teorias de M. Foucault, A. Giddens, I. Wallerstein e E. Morin

5. Limites e possibilidades para a "re-construção" das Ciências Sociais com insights pós-modernos: uma discussão com base no pensamento de Boaventura dos Santos.


"Ser moderno é viver uma vida de paradoxo e contradição. É ser ao mesmo tempo revolucionário e conservador: aberto a novas possibilidades de experiência e aventura, aterrorizado pelo abismo niilista ao qual tantas das aventuras modernas conduzem, na expectativa de criar e conservar algo real, ainda quando tudo em volta se desfaz..." (Marshall Berman - "Tudo o que é sólido desmancha no ar")



 

 

Questões gerais sobre a pós-modernidade:

Passagem da Modernidade à Pós-modernidade - David Harvey

Moderno e Pós-moderno: definições e interpretações (Mike Featherstone)

 


"Ora, o que os intelectuais descobriram recentemente é que as massas não necessitam deles para saber; elas sabem perfeitamente, claramente, muito melhor do que eles; e elas dizem muito bem. Mas existe um sistema de poder que barra, proíbe, invalida esse discurso e esse saber...O papel do intelectual não é mais o de se colocar "um pouco na frente ou um pouco de lado" para dizer a muda verdade de todos; é antes o de lutar contra as formas de poder exatamente onde ele é, ao mesmo tempo, o objeto e o instrumento: na ordem do saber, da "verdade", da "consciência", do discurso"

("Os intelectuais e o poder - conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze"- trecho extraído da obra "Microfísica do Poder"- M.Foucault)

 


 

- Volta das "grandes narrativas" históricas(?) - Reflexões sobre o conceito de pós-modernidade

- Pós-modernismo subverteu o sentido das ações políticas e combateu a paranóia da busca idealista da identidade - "A Revolução Silenciosa" (Teixeira Coelho)

- Premissa do modernismo e da subjetividade, o tempo cedeu a vez à experiência pós-moderna da fotografia, das cidades e da globalização (Fredric Jameson)

- A identidade em questão (Stuart Hall)

- O paraíso perdido do conhecimento (Peter Burke)

- Chocolate e Identidade (Slavoj Zizek)

- Fanatismos e Pós-modernidade (Luiz G. Belluzzo)


página inicial

 

 

Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!