Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Papos de Iluminados
Thursday, 20 March 2008

Mood:  lazy
Now Playing: N?O E PRECISO FAZER NADA
Topic: John Sherman

 

NÃO É PRECISO FAZER NADA

A RESPEITO DA HISTÓRIA DO EU

 

 Adaptado de uma reunião em Satsang com John Sherman

Ojai, Califórnia, EUA, 9 de outubro de 2006

 Todo o ensinamento de Ramana Maharshi pode ser reduzido a dois pontos simplesmente. Primeiro, o único problema que tenho é uma idéia falsa sobre quem eu sou. Segundo, a única solução desse problema é a verdade sobre o que eu sou. É bem simples assim. A verdade do que eu sou não está distante. Não exige que se ganhe alguma coisa, não exige que se compreenda alguma coisa, não exige que se conserte alguma coisa na história sobre o que sou e não requer que se tomem quaisquer medidas terapêuticas. Não exige nada mais do que ver o que eu sou. E, é claro, é quando você tenta ser verdadeiro para com alguma idéia sobre o que você é que começam todos os problemas. 

Eu estou aqui. De fato, que eu estou aqui é tudo que sei. Não há nada mais que eu saiba ou possa saber, senão que estou aqui. Todo o resto é história, tudo bobagem, algo a satisfazer, algo a aderir. Mas eu estou aqui, e tenho certeza absoluta de que estou aqui. Ninguém pode me dissuadir disso. Ninguém em lugar algum pode me fazer mudar de idéia sobre a certeza de que estou aqui. Não há ensinamento, não há estado de transe, hipnose, siddhis ou poder qualquer que seja que possa convencê-lo de que você não existe. Há poderes que podem distraí-lo, entretê-lo e fazê-lo sentir-se bem ou mal, mas não há poder em lugar algum – nem mesmo o próprio Deus tem esse poder – que possa fazê-lo acreditar que você não está aqui. 

Você está aqui, disso você tem certeza. Portanto, de onde vem esta certeza? Por que você tem tanta certeza disso? O que há em você que lhe dá certeza de que você existe? Eis a totalidade da auto-investigação. Só o que precisa acontecer para você acabar com a crença falsa do que você é, é que você deliberada e conscientemente volte sua atenção para procurar e encontrar seja lá o que for que lhe dê certeza de que você existe. Que dificuldade pode haver nisso? Você nunca está ausente, nunca está faltando e nunca muda. Que dificuldade pode haver em vivenciar deliberada e conscientemente a realidade de ser que você é? 

Há quem sustente que há coisas que têm que acontecer a fim de você saber o que você é. Acho isso ridículo. Você sabe o que você é. Há quem sustente que é preciso que se tomem medidas terapêuticas a fim de “tornar mais transparente a consciência egóica” ou “transcender o ego” ou fazer alguma coisa com ele que torne mais fácil ver o que você é por trás da névoa de loucura que é o ego. Isso não pode ser verdade.

Você está óbvia e inegavelmente aqui, não importa qual loucura esteja se passando dentro de você. E Deus sabe que já tentamos por todos os meios que pudemos encontrar – psicologia, espiritualidade, política, economia. Já experimentamos de tudo. Tentamos fazer as coisas certas, pôr as coisas na linha justamente para podermos finalmente ser livres do que quer que seja que nos aprisione. Mas nada realmente funciona.  

© 2007 John Sherman. Todos os direitos reservados.


Posted by Darshano at 2:23 PM BRST
Updated: Thursday, 27 March 2008 1:40 AM BRST
Post Comment | View Comments (7) | Permalink | Share This Post

Saturday, 22 March 2008 - 4:16 PM BRST

Name: "JUGNU"

Bom, concordo com tudo, mas concordar não é o bastante.

Saturday, 22 March 2008 - 8:05 PM BRST

Name: "Paulo"

Se não precisamos fazer nada !!!!!

Por acaso o que vais fazer na segunda-feira (pela manhã ou o dia todo) e na terça e na quarta , enfim , toda a semana , todo o mês , o ano ......?

Não vale responder que vais trabalhar.... porque aí vou perguntar para que trabalhar ????

Se responderes que é para atender aos teus compromissos vou perguntar ....que compromissos ????   ..... como sabes que estes são realmente teus ??????

E as perguntas não vão parar mais ....

Até que um dia vc mesmo vai começar a fazer estas perguntas .....

 

Abraços

Paulo

Saturday, 22 March 2008 - 9:16 PM BRST

Name: sd/darshano
Home Page: https://www.angelfire.com/sd/darshano

Maravilha, Jugnu!

Concordar não basta. É preciso verificar se isso repercute dentro de si mesmo. Em outras palavras, é necessária a auto-investigação tão recomendada pelos Mestres.

Namastê!

Darshano

Sunday, 23 March 2008 - 5:14 AM BRST

Name: "Darshano"
Home Page: https://www.angelfire.com/sd/darshano/blog

Caro Paulo,

Trata-se aqui de se saber quem se é e não o que se faz ou não se faz. Na auto-investigação não interessa o fazer ou o não-fazer. Não há nada de errado em fazer ou não fazer e com o que quer que se faça. O que é preciso para acordar é perguntar-se QUEM SOU EU? ou QUEM É ESTE QUE FAZ OU NÃO FAZ? QUEM É O FAZEDOR? ou QUEM OU O QUE ESTÁ POR TRÁS DO FAZEDOR?

Sim, como ser humano, como meio de subsistência, segunda, terça, quarta-feira... irei trabalhar. E não me faço mais perguntas. No âmbito do fazer, faço o que é necessário no momento, no agora. E se o fazer for repetitivo ou cíclico, qual é o problema?

Problema seria se fosse um fazer automatizado apenas. Mas se houver uma consciência presente nesse fazer, a ação terá uma qualidade totalmente diferente, original, criativa e espontânea.

Afinal, o Rei Sol nasce e põe-se todos os dias e não é preciso perguntar por quê? Basta o seu esplendor que nos garante a vida no planeta!

Grato pela participação imediata. És sempre bem-vindo, seja lá o que tenhas a dizer.

Abraços.

Namastê.

Darshano

Sunday, 23 March 2008 - 3:32 PM BRST

Name: "Paulo"

"Sim, como ser humano, como meio de subsistência, segunda, terça, quarta-feira... irei trabalhar. E não me faço mais perguntas. No âmbito do fazer, faço o que é necessário no momento, no agora. E se o fazer for repetitivo ou cíclico, qual é o problema?"

 

Meu querido amigo , tomei a liberdade de copiar uma frase de sua resposta para poder "provocar" um pouco mais (no bom sentido óbviamente).

Então pergunto "faço o que é necessário" e se vc quando se descobrir quem é e a que veio e para onde vai descobrir que aquilo que vc acha tão necessário e vital "no agora" não faz o menor sentido , que sua caderneta de tarefas agendadas no "andar de cima" nada tem a ver com aquilo que vc imaginava extremamente importante para vc e os seus ?? e que esta caderneta eventualmente possa estar pouco preenchida devido às outras responsabilidades que pareciam mais importantes ?

Então quando leio algo dizendo para não se fazer nada porque nada é necessário , tudo já é e tudo já está pergunto-me :  ou pergunto-te:

Que poderia eu fazer para me descobrir , para me conhecer , saber porque vim aqui e para onde vou , que compromissos realmente assumi comigo mesmo ? verdadeiros compromissos e não aqueles que a sociedade diz que tenho , porque se eu não tiver um trabalho não sobrevivo neste meio , se não tiver uma tv a cabo sou menos que meu vizinho , se , se ...... E tudo isto tem um preço a ser pago e aparenta ser o compromisso assumido , mas com quem ?????

 

Por esta razão , não fazer nada não faz o menor sentido.

Era isso meu grande amigo.

 

Abraços

 

Paulo 

 

Sunday, 23 March 2008 - 5:24 PM BRST

Name: "Darshano"
Home Page: https://www.angelfire.com/sd/darshano/blog

Caro amigo Paulo,
Parece que estou falando com as paredes!!Wink
Parece que só lês o que te interessa e ignoras o ponto central. Tu perguntas o que poderias fazer para te descobrir e conhecer. Ora, fica mentalmente quieto, pára de conjeturar e só te pergunta QUEM ESTÁ AQUI DENTRO DESTE CORPO E DESTA MENTE? QUEM É ESTE? QUEM SOU EU? E ponto final.

Ouve o silêncio. E basta!

Chega de mindfucking (masturbação mental)!

Para terminar, te mando a seguinte citação:

"A vida não tem significado. Regozige-se! Ela não tem sentido. Dance, cante, curta! Ela não tem sentido. Você não precisa ser sério. Ela é uma piada cósmica! O que é que há para se alcançar? Mas a mente aquisitiva está sempre tentando obter alguma coisa, até de uma piada!"

"A vida não é um problema a ser resolvido, mas um mistério a ser vivido".

Osho

Até...
As bênçãos da Existência!

Darshano

Sunday, 23 March 2008 - 8:35 PM BRST

Name: "Paulo"

Então ......só resta ...... cantar como a nossa velha e conhecida amiga ...dona cigarra.

Solte os remos de seu barco e deixe que a correnteza o leve ao sabor dos ventos até os braços do criador , não esquecendo de admirar as borboletas , os pássaros ....a paisagem.

Ele o espera de braços abertos............

A vida é bela e simples. 

 

Grande abraço

 

Paulo

 

View Latest Entries

« March 2008 »
S M T W T F S
1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31
You are not logged in. Log in