Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

  Isaac Asimov
Isaac Asimov (1920-1992)
Dono de uma produção invejável, publicou mais de 500 livros e recebeu várias vezes os maiores prêmios de Ficção Científica (Hugo e Nebula). Issac Assimov caracterizava-se por não admitir que algo que escrevesse não viesse a ser publicado. Considerava isso como algo impensável. Tendo nascido numa pequena aldeia da União Soviética em 1920, migrou com a família para os Estados Unidos aos três anos de idade, onde viveu até a morte. Formou-se em química pela Universidade de Colúmbia, estado de Nova York e chegou a trabalhar como bioquímico antes de tornar-se mundialmente conhecido e respeitado como escritor passando a trabalhar somente com literatura. Começou a escrever aos 11 anos de idade e, em seu primeiro conto publicado em 1939, previu com detalhes a conquista da lua pelo homem com 30 anos de antecedência. Destacam-se claramente entre as suas contribuições para a literatura de ficção científica suas inúmeras histórias sobre robôs, tendo apresentado as três leis da robótica, que mais tarde acrescentaria uma quatra lei, que de tão precisas e perfeitas foram consideradas não só foram adotadas por outros autores como támbem passaram a fazer parte dos anais científicos. Rezam as Leis da Robótica:
1a Lei : Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2 a Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos que em tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3a Lei: Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.
Lei Zero: (criada posteriormente, por um robô que a intuíu no romance Os Robôs e o Império) Um robô não pode causar mal a humanidade ou, por omissão, permitir que a humanidade sofra algum mal, nem permitir que ela própria o faça.
Estas histórias foram posteriormente publicados em livros, entre os quais destacam-se:
Eu, robô (I, robot)
Os novos robôs (The Rest of Robots)
Visões de robô (Robot Visions)
Sonhos de robô (Robot Dreams)
Caça aos Robôs (The caves of Steel)
Os Robôs (The Naked Sun)
Uma das mais expessivas obras de Asimov foi a trilogia Fundação (Foundation), que no Brasil foi publicada em apenas um livro compreendendo os três episódios:
Fundação (Foundation)
A Fundação e o Império (Foundation and Empire)
Segunda Fundação (Second Foundation)
Posteriormente a saga foi retomada com os livros:
Prelúdio da Fundação (Prelude to Foundation)
Fundação II (Foundation's Edge)
Fundação e a Terra (Foundation and Earth)
Pode-se incluir ainda na lista de livros sobre a fundação, dois romances que fazem a união entre seus dois temas preferidos A própria fundação e o robôs. Nos quais Assimov habilmente fundamenta os passos que levaram ao estabelecimento do Império Galático descrito em A Fundação, além de reservar um papel muito especial para os robôs no desenrolar da história. São eles:
Os Robôs do Amanhecer (The Robots of Dawn)
Os Robôs e o Império (Robots and Empire) 
Outras obras de Asimov:
O Despertar dos Deuses (The Gods Themselves) Narra a existência de um fantástico Parauniverso em decadência que para salvar-se estabeleçe laços com o nosso próprio universo, mas as consequências podem ser terríveis.
827 Era Galática (Pebble in the Sky)
Poeira de Estrelas (Stardust)
Os nove amanhãs
As Cavernas de Marte
Os Anéis de Saturno (Lucky Starr and the Rings of Saturn) - Os anéis geminado de Saturno, tornam-se alvo de disputa entre os terráqueos e seus inimigo jurados, os sirianos, que atravessam 50 trilhões de milhas para iniciar uma guerra que eles tinham certeza que não poderiam perder, pois as forças da Terra estavam desunidas. Somente Lucky Starr, membro do Conselho de Ciências da Terra tinha possibilidade de evitar o holocauto galático. O Homem Bicentenário(The Bicentennial Man)
Nêmesis(Nemesis)
O Cair da Noite e Outras Histórias (Nightfall and Others Stories) Coletânea de contos.
O Cair da Noite (Nightfall) Romance escrito em parceria com Robert Silverberg e inspirado no conto de mesmo nome, narra a história de Kalgash, um planeta que só conheçe o dia pois possúi seis sóis, até que um dia a noite chega...
Viagem Fantástica (Fantastic Voyage) Foi escrita com base no roteiro de um filme com o mesmo nome. Insatisfeito por não ser autor da idéia original escreveu o que poderiamos chamar de uma continuação totalmente inédita do filme:
Viagem Fantástica II - Rumo ao Cérebro (Fantastic Voyage II - Destination Brain)
Escolha a Catástrofe(A choice of catastrophes - 1979) Todas as catástrofes, do fim do universo até a do esgotamento dos recursos que possibilitam a vida na Terra. Todas as possibilidades são analisadas com rigor científico por um dos autores mais fecundos e badalado de todos os tempos.
O Início e o Fim (The beginning and the end - 1977) Coletânea de ensaios que tratam dos mais variados assuntos. O título é uma alusão ao fato de que estão reunidos ensaios que tratam destre a criação do homem e do huniverso, bem como de assuntos presentes do nosso cotidiano, assim como expeculações sobre o futuro do homem e da tecnologia.