Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Papo de Guru, realidade ou mito?

Leia o pequeno texto abaixo, e comente o assunto, pode ser esclarecedor ou conturbador!

Este pequeno texto, é sobre muitas questões, sobre transformadores, marcas de válvulas, componentes eletrônicos, timbres sonoros, e similaridades, e sobre os produtos que tenho fornecido,
e também, em relação aos amplificadores, questões sobre comparações entre os originais, clássicos de décadas passadas com os atuais e os kits.
Outro fato importante, é sobre os "espertalhões" e "entendidos" que comentam nos foruns, e não fazem nada além de confundir mais ainda as pessoas inexperientes, comentando assuntos que  não têm noção sobre o que falam, e com certeza não leram os manuais das válvulas para falar sobre tensões e impedâncias de transformadores.
Alguns, só menosprezam por inveja e incompetência, que é mais fácil! Porque não trabalham e tentam fazer aqui no Brasil, o melhor?
Estes acreditam que (+ ou - ) 300 Ohms de variação na impedância de um transformador de saída vai ter problemas, numa relação de aproximadamente 3800 Ohms!
Isto representa menos de 10%, que para válvulas não é quase nada! E dizem que está "completamente errada" ! Quanta ingenuidade!
Eles não devem levar em conta as tolerâncias dos outros componentes, como resistores, e capacitores, que estão nesta ordem também!
Então, só os transformadores serão os vilões desta história!
É muito fácil fazer críticas, e sugerir isso ou aquilo, mas nunca experimentaram ou fizeram algo semelhante eles mesmos!
Nas dezenas de kits que já forneci, nunca tiver retorno ou críticas de que o "som" ou a qualidade sonora ou algo parecido não atendesse ao esperado pelo cliente!
Ao contrário, muitos elogios!
Então, vamos continuar e esclarecer, que cada pessoa tem sua percepção pessoal, e cada ouvido é único, portanto, sobre timbres sonoros e sinônimos, é um assunto muito subjetivo!
Sobre os amplificadores eu pergunto, você tem algum amplificador original vintage, para comparar com sua reedição, ou mesmo um clone?
Quem lhe disse que não soa como um original vintage?
Você quer o som de um "Bassman 1959 NOVO" (ou de algum outro amplificador reeditado), ou o som de um restaurado com 30, 40 ou 50 anos de uso?
E os componentes eletrônicos usados nas montagens atuais de reeditados e nas restaurações, são idênticos os originais?
Você está usando uma guitarra dos anos 60, 70 ou 80 no seu amplificador restaurado, reedição ou clone?
E os seus alto-falantes, são os originais da época, importado de marca do mercado atual, ou está usando qualquer lixo?
E a sua caixa de som, foi feita por quem, a sua estrutura é suficiente para aguentar a porrada e não reverberar?
Você sabe qual a diferença que faz, usar uma caixa com 1 falante somente, em relação ao usar, 2, 4 ou até mesmo 6?
Como pode você querer toda a originalidade da época, comparando vários aspectos que provavelmente não tem conhecimento, com apenas uma pequena parte de informações, e revelar o enigma inteiro?
Você já deve ter ouvido a frase " Eles não fazem mais nada como antigamente!"
Muitos estão plugando em seus amplificadores reeditados, tipo Bassman ou qualquer outra reedição, suas Stratocaster "mexicana", e querem obter aquele som vintage de décadas atrás, e com certeza, é só decepção!
Se você não é velho o suficiente ( experiente ), para ter tocado num "set original", quem é você para criticar e se deixar enganar, com as tolices que estão na internet (WEB), como os mitos, tabus e papos de gurus, sobre amplificadores, guitarras e até mais profundamente, os componentes eletrônicos envolvidos nas construções de todo estes equipamentos?
Você acredita que substituir resistores e capacitores do seu amplificador, por outros de mesmo valor, mas de outros fabricantes, altera o som?
Você é músico e tem conhecimento suficiente em eletrônica, e ouvido absoluto para distinguir essas nuances?
E sobre os transformadores de saída, já testou algum de 50 ou 60 anos atrás?
Já testou e comprovou por exemplo, se um transformador de saída de amplificadores Marshall, JTM30, JCM800, JCM900 se é feito com aço GO?
Você sabe qual o significado de aço GO e sua finalidade, ou achou na internet a definição?
E sobre os amplificadores de fabricação nacional, alguns venerados, já fez os mesmos testes?
Conhece algo sobre as propriedades magnéticas dos núcleos do transformadores, ou conhece alguém que tem conhecimento sobre o assunto, ou confia no que encontrou na internet?
Sabe algo sobre as propriedades físicas da indutância, permeabilidade magnética, e suas unidades de medidas, envolvidas nestes materiais dos núcleo dos transformadores?
Como pode afirmar que um transformador para ser bom, tem ser produzido com aço silício GO, caso contrário não serve?
Conhece realmente a diferença no material usado atualmente nos transformadores em relação aos antigos?
E sobre válvulas, sabe o que significa transcondutância, fator de amplificação, resistência de placa?
Você tem instrumental eletrônico adequado para testar e comprovar todas essas variáveis?
Quem está por dentro das coisas, pode entender exatamente o que digo!
E sobre as especulações nos preços dos componentes eletrônicos para valvulados, o que sabe?
Algum tempo atrás, entre 5 e 10 anos, você comprava válvulas 12AX7 russas, chinesas ou de outro fabricante por menos de $3.00 ( 3 dólares ), agora,  você nada encontra por este preço!
Quem disse a você que tal marca de válvula é melhor que a outra, se são todas de fabricação russas ou chinesas?
Na década de 70 até meados da de 80, somente válvulas fabricadas na América e Europa ( RCA, Sylvania, Philips, ... ) eram consideradas boas, hoje elas não estão mais em produção, então, atualmente sobraram o considerado "lixo", as chinesas e russas, e outras, mas foi uma questão do mercado, o capitalismo ocidental, é claro, queria banir os produtos dos comunistas, entende do que estou falando?
Já viram os preços atuais no Ebay dessas válvulas?
Então, com explicar a tamanha disparidade de preços nos componentes para reposição de diversas marcar e modelos?
Isto é chamado comércio! As indústrias sempre visam somente o lucro, e são grupos ou empresas milionárias!
Você acha que vão gastar mais para produzir amplificador de guitarra, com material para uso em hi-fi?
Guitarristas, novatos, e muitos sem o conhecimento, podem se tornar neuróticos, e é exatamente aí que as indústrias ganham, não eu!
Devemos ser realistas, retirar este véu que encobre todo este misticismo ridículo, ser mais frios e calculista, quando se tratar desses assuntos, pois no final, o seu dinheiro e seu tempo serão vítimas da pura ingenuidade! Muitos que estão produzindo estes equipamentos, não entendem nada, são espertalhões aproveitando o nicho de mercado, e a facilidade de produzir, e acertam os novatos em cheio, pois como disse, ingenuamente caíram nos contos e conversas da internet, sem nunca terem provado o gostinho do que é um amplificador valvulado original e clássico!
Este assunto não para por aqui, neste texto somente.
Pense bem, vamos refletir o tema, com os amigos e nos foruns.
Façam suas críticas, a sua opinião é importante!



Helcio

Entre em contato!

Voltar para a Página Pricipal