Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

FESTAS E EVENTOS

logopt.gif (3064 bytes)

 

B R I N C A N D O  D E  C I R C O

Show Interativo com o Palhaço Peteca

Criança gosta de brincar. E, brincando é que se aprende! Esta foi a premissa para o surgimento deste espetáculo que tem tido aprovação unânime de educadores e psicólogos que o tem assistido (e participado). Ao anunciar a ausência do palhaço em um circo, o apresentador do espetáculo sugere que as crianças presentes interpretem o palhaço para que o show tenha prosseguimento. Ao colocar a peruca do palhaço a criança sente-se realizando seu sonho de ser artista e poder participar de maneira ativa de um espetáculo. As demais que, por ventura não estejam acostumadas com o palhaço e esbocem medo, poderão perceber que seu ‘coleguinha’ vestiu a peruca e que, portanto, não deverá ter medo no momento que o palhaço surgir.

Após descontrair as crianças com esta brincadeira inicial o apresentador do circo resolve ele mesmo se transformar em palhaço e solicita o apoio das crianças, uma vez que se diz inexperiente neste aspecto. Esta iniciativa incita na criança seu senso de responsabilidade, uma vez que, agora, o espetáculo depende dela; de sua participação. E eles participam com todo interesse, colaborando desta forma para que tudo saia a contento, afinal eles são responsáveis pelo show. Uma vez formado o palhaço passamos a brincar de circo; uma forma de perdurar a participação das crianças no processo criativo. Todos serão artistas de nosso circo, criado por iniciativa das crianças. Após a abertura musical o palhaço PETECA apresenta os seguintes quadros:

OS EQUILIBRISTAS

Dando continuidade ao processo de participação, as crianças serão os equilibristas de nosso circo. O quadro se desenvolve com uma corda a ser estendida no chão, onde a criança se equilibrará como se estivesse há 10 metros do solo, em um grande circo. Coordenação motora é nosso ganho maior nesta brincadeira e, o senso de participação e uso da imaginação, presente em todos os quadros (todos sonorizados com músicas pertinentes ao momento - neste caso "La Bamba".

ZECA FURRECA (Teatro de Fantoches)

Esta é a atração bem humorada de nosso circo. O surgimento do palhacinho que ao anunciar os cachorros cantores do Escala de Milão, acaba por criar enorme confusão e muitas gargalhadas da platéia.

O Teatro de Fantoches por si mesmo é de enorme importância pedagógica uma vez que desde sua criação `a apresentação envolve fases de muita criatividade, coordenação motora, interpretação: enfim algo se suma importância que deve ser incentivado nas escolas.

ESTÁTUA

As brincadeiras populares estão sendo substituídas por videogames e jogos eletrônicos. Numa tentativa de resgatar estas brincadeiras e jogos, este quadro exerce grande influência na criança que passa a ter mais iniciativa em suas brincadeiras de participação de grupos. A sociabilização é nossa meta com este quadro, além da disciplina uma vez que a criança tem que ficar alguns bons minutos em silencia e sem se mexer, o que é uma tarefa árdua para qualquer educador. Cheia de energia, a criança quer se soltar e participar da vida, as vezes até de maneira indisciplinada e sem limites. A brincadeira da estátua lhe dá parâmetros para estes limites.

 

AI...QUE PREGUIÇA! (fantoches)

Quem na vida não sente preguiça? Agora quem já imaginou conhecer a preguiça ao vivo e a cores? O que parece impossível, para a magia do teatro é apenas mais uma manifestação de criatividade. Neste quadro buscamos mostrar a criança uma importante lição "SONHAR SUA VIDA NÃO É VIVÊ-LA". Com o auxilio da Inteligência (representada por uma linda Fada) aprendemos que a preguiça não leva a nada e apenas nos faz sofrer tirando-nos a perspectiva de um futuro melhor. O pequeno espectador descobre que com preguiça a inteligência não se desenvolve e nos faz sofrer. Na oportunidade falamos da invenção do disco (fonógrafo).

 

LEÃO AMIGO (fantoches)

Todo circo tem animais. Nosso leão surge em cena para ensinar uma musica de amizade para as crianças. Todos cantam e ficam atentos quando é anunciado que o destemido leão irá pular por dentro do fogo (feito de papel crepom) ao pular o leão acaba por se queimar. Buscamos mostrar com este quadro bem humorado que não se deve brincar com fogo (incluindo aí o perigo dos fogos de artifício e balões), pois o mesmo pode representar grande perigo.

 

ESPETÁCULOS

 

BRINCANDO DE CIRCO COM O Peteca  O CASAMENTO DE DONA BARATINHA
A HISTÓRIA DO DESCOBRIMENTO ANIMAÇÃO DE FESTAS
PETER PANUMA AVENTURA ECOLÓGICA ANIMAÇÃO DE FESTAS /EVENTOS
COM DENGÃO NÃO TEM MOSQUITO CHAPÉUZINHO VERMELHO

 

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

FILMAGEM Gravações em Vídeo (formaturas, festas, palestras, etc)

PROMOÇÃO DE EVENTOS (shows, teatro, festas, casamentos, musicos, etc)

ASSESSORIA DE IMPRENSA (jornal de empresas, contatos com imprensa, etc)

PUBLICIDADE (Internet, Jornais Impressos, cartazes, panfletos...Mídia em geral)

 

 

Peteca@sigmanet.com.br

Fones: (19) 227.3998 91.116465