Home ] [ História Cidade ] Fotos Cidade ] mirc ] Live Chat ] Deep Purple ] Tadução Online ] Livro Visitas ]

 

 

 

Clínica Do Cabelo

Em Santo Tirso

 

 

 

Vistante

Hit Counter

 

      

 Santo Tirso, situa-se no Douro Litoral, Norte de Portugal. É a maior concentração do sector têxtil do País.

       Este concelho é de incomparável beleza, está emoldurado de vegetação.

       A  paisagem rural, com suas terras férteis, perfazem um encanto natural, que caracteriza a região.

       A cidade, de Santo Tirso, desenvolveu-se em volta do Mosteiro de S. Bento, cuja fundadora, foi Únisco Godinhes, em 978 !

       O Mosteiro foi sagrado pelo Bispo Crecónio de Coimbra, em 1092, depois de ter sido reformado e nele implantada a ordem de S. Bento, no decorrer do Século XI.

       Soeiro Mendes Da Maia, em 1097, obtém a primeira carta de Couto, cedida pelo Conde D. Henrique, para a povoação. No ano seguinte, Este, cede os direitos para o Mosteiro, tornando-se então, dos mais poderosos do País, obtendo, inclusive, Bulas de proteccção dos Papas Inocêncio III e Honório III.

       D. Sancho I, Afonso II e a Infanta D. Urraca Sanches, fizeram importantes doações que contribuíram para o desenvolvimento do Mosteiro e posteriormente da povoação !

      A Cidade de Santo Tirso, situa-se na margem esquerda do Rio Ave, passou em 1833 a Sede de Concelho, a vila em 1863 e foi elevada a cidade em 1985 ! O concelho tem actualmente 24 freguesias !

       A região, com suas férteis terras e acentuada industrialização, é uma zona bastante rica.

      Além do importante papel que representa junto do sector têxtil nacional, graças ao seu elevado nível produtivo, a região tem unidades de montagem de automóveis, máquinas e fabrico de pneus.

       Santo Tirso é uma cidade tranquila, apesar do seu alto nível económico, de onde se sobressaem Monumentos Históricos como a Ponte Medieval da Lagoncinha, a Igreja de S. Tiago, em Antas, ou também o Museu Abade Pedrosa, pegado ao Mosteiro

       A sua principal Romaria realiza-se todos os anos entre 9 e 11 de Julho, em memória e honra de S. Bento e decorre junto do Mosteiro.

       Na região, um dos locais mais atractivos, é o Monte Padrão, devido há magnifica paisagem, que daí se pode desfrutar. É aí que se encontra um Castro Luso Romano. Perto, a uns duzentos metros, situa-se a citânea de Sanfins, que é um forte contributo histórico cultural, para a região, devido aos vestígios pré-históricos aí encontrados.

       Um pouco mais acima do Castro, a norte, encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, um templo em granito, com estilo neo-românico, construido em 1934. Todos os anos se realiza, junto do esplendoroso Santuário, uma romaria em honra da Santa, em 15 de Agosto.

       Toda esta zona está envolvida por uma exuberante vegetação. Na encosta deste monte, da freguesia de Monte Cordova, nasce o rio Leça; foi junto à margem deste rio, perto da nascente, no local de Valinhas, que Camilo Castelo Branco, se serviu como cenário, no Romance: " A Bruxa de Monte Cordova ".

       Neste concelho, de Santo Tirso, encontra-se outro importante Mosteiro, o de Singeverga, pertencente há ordem de S. Bento. A sua construção de granito é habitada por monges, desde 1931, desde então aí instalados. Uma das suas riquezas é o famoso Licor de Singeverga, feito pelos próprios monges e o seu fabrico obedece a receitas antigas, datadas do sec. XVI. É de enaltecer a colecção de borboletas, propriedade deste Mosteiro, que é das maiores do mundo e a maior de Portugal. O Museu de Arte Angolana, também é uma grande valia cultural, sobretudo pelos seus exemplares de escultura Quioca.

       Perto de Sigeverga, encontra-se uma Igreja Românica, do século XIII, no local de Roriz.

Ir para o topo

 

 

 

Tudo para informática - Visite-nos 

 

 

J. Dias & Irmão

Comércio de Máquinas e Pneus

 

Santo Tirso...............14 August, 2003 ...............by longest