Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 O que é Psicologia?


    Também é freqüentemente questionada ao primeiro semestre do curso, no qual, geralmente, os alunos chegam por terem se encantado com o pensamento freudiano. A resposta à pergunta vem, mas (à priori) nem sempre conseguimos absorver este conhecimento de uma forma mais profunda. E quanto mais estudamos, mais percebemos que este conhecimento profundo só pode ser adquirido através da vida, pois a teoria é demasiadamente seca para descrever algo altamente completo e complexo: o ser humano.
    Mas, em linhas gerais, a psicologia é a ciência que estuda o comportamento dos humanos e dos animais. Baseia-se na compreensão do comportamento humano (medos, desejos, fantasias, sonhos, angústias, esperanças etc) assim como na previsão dos mesmos. Ela é apenas uma das várias ciências que tentam entender o comportamento desse animal também social, que é o homem. Na psicologia, o objeto de estudo é o indivíduo, ou seja, sua unidade de estudo é o homem, quer ele esteja sozinho ou em grupo.
    A chave da psicologia está em predizer os comportamentos, descobrir as condições antecedentes a partir do método experimental e do método de observação naturalista, procedimentos estes baseados na observação, sendo o observador treinado, o que significa que ele colhe informações específicas, e não as causais ou acidentais.