Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 Estresse


    Dicas para combater o estresse – Revista Health.
   
    A revista americana Health publicou recentemente algumas dicas que podem ajudá-lo a combater o estresse. Eis algumas delas:

    1) Esqueça o perfeccionismo - Não deixe que o medo de fracassar o paralise. Estabeleça prioridades. Nem todas as tarefas exigem que você se mate por elas.
    2) Não exija muito das férias - Nos últimos tempos, o mais popular dos remédios redutores de estresse tem surtido pouco efeito. O investimento psicológico nas férias é tão grande que as pessoas acabam se frustrando. Para muita gente, as férias são acompanhadas por laptops e celulares. Esqueça-os.
    3) Limpe a mesa - Não adianta reclamar que o trabalho é de mais e o tempo de menos. Um jeito de ganhar tempo é acabando com a procura de documentos entre as pilhas abandonadas em cima da mesa. Livre-se dos papéis. Ou crie arquivos para guardá-los.
    4) Organize sua agenda - Outra maneira de ganhar tempo é fazer uma lista de projetos que devem ser feitos. Inclua os de curto e os de longo prazo. Mantenha a lista ao alcance dos olhos.
    5) Respire - Pequenas pausas durante o dia ajudam a acalmar. Feche os olhos por alguns minutos, dê uma volta pelo corredor, converse com as pessoas.
    6) Evite interrupções - Se você precisa concentrar-se, não há nada pior do que gente que entra a toda hora, o telefone que toca o dia inteiro. Marque uma reunião com você mesmo, como se o fizesse com um cliente importante. Vá trabalhar na sala de reuniões, onde ninguém o encontrará. Não atenda ao telefone. Agende um horário para dar retorno às ligações.
    7) Vá para casa na hora - Os viciados em trabalho dão a vida pela carreira. Mas nem sempre são recompensados por isso. Com freqüência as promoções só começam a acontecer quando a pessoa se enche e decide mudar de postura; ou quando conclui que o cargo que tem é bom e que está feliz. Assim, a ansiedade passa. O chefe vê que o trabalho flui sem problemas e deduz que aquele sujeito merece ser promovido porque pode transmitir segurança aos demais. Trabalhar até altas horas pode passar a idéia de que você não dá conta do recado.
    8) Pergunte - Você precisa saber o que esperam de você, precisa saber das regras. Não há nada mais estressante do que um trabalho inútil.
    9) Envolva-se mais - Quanto maior o envolvimento, quanto maior o controle sobre o seu próprio trabalho, menor é a chance do estresse. Assim, você terá uma dimensão melhor da importância de suas tarefas.
    10) Mude o canal - Procure não pensar obsessivamente naquilo que o aborreceu - uma discussão, por exemplo. O desgosto vivido naquele momento retorna como um elástico teimoso.
   
    Os estágios do Estresse: Alerta, Resistência e Exaustão.
    Segundo os especialistas, o estresse pode ser dividido em três estágios. Os primeiros sintomas aparecem na fase de alerta. O corpo fica mais agitado e o metabolismo acelera. É possível nesse estágio usar a energia provocada pelo estresse em proveito próprio. Se a situação que provoca a tensão continuar, o corpo começa a ficar cansado e mostrar que está enfraquecendo. Nessa fase, chamada de resistência, podem aparecer problemas simples como dores de cabeça, gripes e resfriados constantes. Além disso, são freqüentes os problemas de memória e concentração, diminuindo a produtividade no trabalho.
    A terceira e mais perigosa fase é a da exaustão. Acontece quando o corpo já não suporta mais o estresse e começa a desenvolver doenças sérias como pressão alta, úlcera e depressão. Nesse estágio uma avaliação médica ou a ajuda de um psicólogo é muito importante.