Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

 

Ácidos e Bases

Eles definiram ácido como uma substância capaz de doar um próton (isto é, um íon hidrogênico H+) a uma outra substância. Bases então, é definida como uma substância capaz de aceitar um próton de um ácido. De maneira mais simples, ácido é um doador de próton e base é um receptor de próton.

Um exemplo típico de uma reação ácido - base que ocorre quando HCl é adicionado à água.

HCl+H2O -à H3O++Cl-

A Reação entre ácidos e bases fortes é bastante exotérmica. As tentivas de neutralizar ácidos derramados devem ser cuidadosas. O contato com qualquer um dos ácidos ou bases fortes comuns no lar, no trabalho ou no laboratório nunca deve ser tratado através de uma tentativa de neutralização.

Sistemas Ácido – Base

Históricamente, as definições mais antigas de ácidos e bases, ainda usadas comumente, são atribuídas a Svante Arrhenius (1887). Baseavam - se em uma série de observações de propriedades comuns a certos tipos de compostos.

Ainda um outro conjunto de generalizações para o comportamento ácido - base foi proposto em 1923, desta vez por G.N.Lewis. Lewis reconheceu que o fator comum a todas as reações de "neutralizações" era a formação de uma ligação covalente através da doação de um par de elétrons de valência, não compartilhado, a uma espécie eletronicamente deficiente. As bases de Lewis incluiriam qualquer substância com um ou mais pares de elétrons de valência não compartilhados - a mesma exigência dos sistemas de Bronsted - Lowry.

Força De Ácidos e Bases

Qualquer reação ácido - base envolve uma competição por prótons. Os ácidos fortes são aqueles que, em solução aquosa, doam prótons à água muito rapidamente.

As bases fortes têm uma tendência de receber prótons a tal ponto que, em solução aquosa, têm uma afinidade por prótons aproximadamente igual (ou maior que) a do OH-. A força de um ácido ou base pode ser expressa por uma constante de equilíbrio que indica a extensão da competição com o solvente pelos prótons.

Uma das generalizações mais recentes é que um ácido é qualquer espécie eletrofílica que reage para aceitar um par de elétrons a uma velocidade determinada pela velocidade de difusão, e que uma base é qualquer espécie nucleofílica que reage para fornecer um par de elétrons a uma velocidade determinada pela velocidade de difusão.

 

Ácidos de Importância Industrial

 

ÁCIDO SULFÚRICO

O ácido sulfúrico é o produto químico mais utilizado na indústria: por isso, costuma - se dizer que "o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país".

O H2SO4 puro é um líquido incolor, oleoso, denso, corrosivo e extremamente solúvel em água. O H2SO4 ferve a 338º C, que é um valor bem acima da temperatura de ebulição dos ácidos comuns: por isso é considerado um ácido fixo, isto é, pouco volátil.

O ácido sulfúrico é produzido industrialmente pelo processo denominado catalítico ou de contato. A oxidação SO2 à SO3 é a etapa mais difícil e demorada: para acelerá - la, usam - se catalizadores. Os catalizadores mais usados são a platina e, principalmente, o pentóxido de vanádio. Antigamente essa oxidação era catalizada pelo gás NO2, no processo das câmaras de chumbo, atualmente em desuso.

O ácido sulfúrico é muito reativo, e sua ação química pode se dar de quatro formas diferentes: como ácido, como oxidante, como desidratante e como sulfonante.

Como ácido (forte e fixo). O H2 SO4 reage: com metais mais reativos que o hidrogênio e com sais. Considerando que o H2SO4 é pouco volátil, o aquecimento irá provocar a "expulsão" dos ácidos mais voláteis, como HCl, HNO, etc.

Como oxidante, o H2SO4 só age quando é concentrado e, em geral, quando atua a quente. Nesses casos há sempre liberação de SO2, gás ou anidrido sulfuroso.

Como desidratante o H2SO4 concentrado tem grande "avidez" por água, conseguindo "arrancá - la" de outros compostos químicos.

Como sulfonante: o H2SO4 concentrado é usado para introduzir o radical - SO3H (chamado sulfônico) em moléculas orgânicas.

Reações desse tipo são muito importantes na indústria química orgânica, para a producão de detergentes, corantes, medicamentos, etc.

Os principais usos do ácido sulfúrico são: na produção de fertilizantes agrícolas como os "super fosfatos;" na produção de compostos orgânicos, na produção de outros ácidos, na limpeza de metais e ligas metálicas, no refino do petróleo, em baterias de automóveis.

 

ÁCIDO CLORÍDRICO

O HCl puro, chamado gás clorídrico ou cloridreto, é um gás incolor, não inflamável, muito tóxico e corrosivo. Esse gás é muito solúvel em água e a solução aquosa é denominada ÁCIDO CLORÍDRICO.

O ácido clorídrico é usado na hidrólize de amidos e proteínas: na produção de corantes, tintas, couros, etc. Na limpeza de chãos e paredes de pedra ou de azulejo usa - se o ácido muriático, que é o ácido clorídrico impuro.

ÁCIDO NÍTRICO

O ácido nítrico é um líquido incolor, que ferve a 83º C, muito tóxico e corrosivo. É muito solúvel em água, e com o tempo e a influência da luz sua solução fica avermelhada devido a decomposição do HNO3 em NO2. O ácido nítrico é muito reativo:

reage como ácido forte com bases, óxidos básicos,etc.

reage como oxidante enérgico, quando concentrado, libertando NO ou NO2 ;

reage como nitrante, introduzindo o radical nitro em moléculas orgânicas.

O ácido nítrico é usado na produção de compostos orgânicos e na produção de fertilizantes agrícola e de nitratos, etc.

SAIS

DEFINIÇÃO

Sais são compostos iônicos que possuem, pelo menos, um cátion diferente do H+ e um ânion diferente do OH-. Por exemplo:

NaCl ou Na+Cl-

NaHSO4 ou Na+H+SO42-

Já vimos que a reação de neutralização ou de salificação forma um sal, além da água. Então podemos dizer que sais são compostos que podem ser formados na reação de um ácido com uma base de Arrhenius.

REAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO TOTAL -

SAIS NORMAIS OU NEUTROS:

Dizemos que uma reação é de neutralização total quando reagem todos os H+ do ácido e todos os OH- da base, o sal, assim formado, é chamado de sal normal ou neutro.reação e fórmulas gerais dos sais normais:

Representando o ácido, genericamente por HxA e a base por B (OH)y, teremos:

x B (OH)y + y HxA à BxAy + xyH2O

Onde BxAy é a forma geral de um sal normal ou neutro, formado pelo cátion B da base e pelo ânion A do ácido.

NOMENCLATURA DOS SAIS NORMAIS:

O nome de um sal normal deriva do ácido e da base que lhe dão origem, apenas a terminação do nome do ácido sofre alteração, de acordo com o seguinte código:

ídricoà eto

ÁCIDO à oso à ito à SAL

ico à ato