Full Contact, Ultimate Full Contact, Pankration, Free-Fight, MMA, Vale Tudo, NHB,

Submission Full Contact, Full Action, Ultimate Full Defense

 

 
HOME SOBRE EVENTOS RANKINGS FILIAÇÃO FORMAÇÃO PUBLICAÇÕES REGRAS PARCEIROS

 

HISTÓRIA e DESENVOLVIMENTO do FULL-CONTACT em PORTUGAL, desde o FULL-CONTACT / BOXE AMERICANO ao

ULTIMATE FULL CONTACT / PANKRATION, VALE TUDO, FREE-FIGHT, MMA

 

 

Publicado pela primeira vez em 01 de setembro de 2000.

Última atualização em 20 de fevereiro de 2018.

 

José Pratas e Francisco Gouveia - Olivais, 1975

Fernando Elvas vs Caballero - Espanha, 1977

Fernando Loio - Sacavém, 1978

 

FULL-CONTACT surgiu nos EUA no início dos anos 70 por ação de vários mestres, entre os quais o GM Ed Parker e GM Jhoon Rhee. Teve, como competidores, praticantes especialistas nas artes marciais tradicionais (ex: Taekwondo, Tang Soo Do, Kempo, Karate e Kung Fu) como Joe Lewis, Isaias Dueñas, Mike Anderson, Bill Walace, Benny Urquidez, Howard Hanson, Jean Yves Therriault, Don Wilson, Jeff Smith, Rick Rufus, Ramon Smith, Chuck Norris, Dan Macaruso, Dominique Valerá, Ronnie Green, Rob Kaman, Fred Royers, Roger Paschy, entre outros. O Full Contact caracterizou-se por um estilo de combate onde eram permitidas as técnicas de pernas das Artes Marciais juntamente com as técnicas de punhos do boxe.

Em Portugal, teve origem em 1975, nomeadamente na zona dos Olivais e Sacavém por ação de vários lutadores e mestres de Artes Marciais como:

 

 

 

Primeiro Campeonato Mundial de Full Contact - Los Angeles 1974: final pesos leves entre dois grandes expoentes do Taekwondo, Isaias Dueñas vence Ramon Smith 

 

Francisco Gouveia, o fundador do Full Contact em Portugal (aluno do Dr. Pires Martins e Mestre Tetsuji Murakami). Na altura já era mestre de Karate (2º Dan Shotokai) e enveredou pelo Full Contact / Boxe Americano, lecionando a modalidade na academia das Piscinas dos Olivais e também em Setúbal. Desde o início, estiveram com Francisco Gouveia, o Fernando Elvas, o José Alverca, o Vítor Morgado e o José Pratas, com quem Fernando Loio e João Loio (dois dos primeiros cintos negros de Taekwondo do Mestre Chung Sun Yong) também se iniciaram no Full Contact, desenvolvendo a modalidade em Sacavém.

 

 

As Artes Marciais Tradicionais são a Base do Full Contact: Francisco Gouveia em treino de Karate Shotokan com o Sensei Raul Cerveira

 

Francisco Gouveia organizou o primeiro estágio juntamente com o Francês Sotarelli no dojang do Mestre Ruy de Mendonça. Nesse estágio estiveram muitos dos nomes conhecidos a iniciarem-se no Full Contact. Entretanto, Francisco Gouveia e alguns dos seus alunos da Piscina dos Olivais foram a França fazer um estágio com Dominique Valera. Seguidamente, Francisco Gouveia organizou o 1º Estágio em Portugal de Full-Contact (ministrado por Dominique Valerá) em 1976. Gouveia fez parte da equipa de D. Valerá; trava uma série de combates internacionais ao lado dos melhores profissionais da época e faz diligências no sentido de formar a Federação Portuguesa de Full-Contact.

 

França - Sala Vallier de Marselha/1977 - Gouveia combate contra Zirignon ao lado de Roger Pachi e Valera

França 1976 - F. Gouveia e alguns dos seus alunos num Estágio de Full-contact com Dominique Valerá

Estágio em Portugal de Full-Contact ministrado por Dominique Valerá

 

Os primeiros combates de Full Contact em Portugal foram organizados por Gouveia em Setúbal. Posteriormente, Francisco Gouveia, juntamente com Rui de Mendonça, organizaram combates, com o pavilhão cheio, no Liceu D. Dinis em Chelas. Os primeiros atletas a destacarem-se a nível internacional no Full Contact foram José Pratas, Fernando Jaime e Fernando Elvas.

 

1976 - Fase de um combate entre José Pratas e Fernando Jaime, arbitrado por Francisco Gouveia

Rui de Mendonça, Fernando Jaime, Francisco Gouveia e José Pratas

Fase de um combate de Fernando Loio, arbitrado por Fernando Jaime

 

Entretanto, algumas Associações de Artes Marciais existentes adotam a prática do Full Contact e são formadas várias Associações de Full Contact, sendo que algumas se direcionaram exclusivamente para a prática do Kickboxing (com a introdução dos Lowkicks). Assim, desde 1987, a Associação Full-Contact de Viseu e a Associação Loios Taekwondo de Portugal ficam a desenvolver o Full Contact respeitando a filosofia das Artes Marciais tradicionais como a sua identidade original.

 

 
 

Feira de São Mateus, 1990 - José Peres vs Marcos Teixeira

 

Inglaterra, 2009 - André Batista no Mega evento "History in the Making" - Disputa de Titulo Mundial Júnior. É objetivo da FPFC promover através do treino e da competição júnior, o desenvolvimento integral dos jovens como atletas e cidadãos

WUFC Feira de São Mateus, disputa do Titulo Europeu Profissional de Full Contact co-sancionado pela WKU: Celso Costa vs Ibrahim Bakarat, com a presença de Mario Hempert (Presidente da WKU com sede na Alemanha)

 Inglaterra, 2008 - Fernando Loio e Luís Neves (um dos atletas da FPFC com mais internacionalizações) na Disputa pelo Titulo Mundial Profissional de Full Contact GBMA

 

Fernando Loio, em 1987, com a intenção de expandir a prática dos Desportos de Combate e Artes Marciais em Full Contact, abre a sua Academia na Cidade de Viseu. O forte desenvolvimento e crescimento da atividade na região, expandindo-se rapidamente pelo pais, assim como o crescente intercambio internacional, fizeram com que formasse a associação WUFC World Ultimate Full Contact e a Associação Full Contact de Viseu. Estabiliza também a Federação Portuguesa de Pankration, Free Fight e Full Contact, mais tarde abreviada para Federação Portuguesa de Full Contact. Estas organizações tiveram por objetivo promover, além do Full Contact original, o Ultimate Full Contact como uma nova forma de combate mais complexa onde se acrescentaram as técnicas de submission grappling.

 

Lisboa, Vialonga 2002 - Homenagem realizada pela Federação Portuguesa de Full Contact, através do Dr. Miguel Simões, a pioneiros do Full Contact em Portugal,  Francisco Gouveia (fundador do Full Contact em Portugal), José Pratas, Fernando Loio e João Loio

Lisboa, 2014 - Irmãos Loio e GM Mestre Chung na comemoração dos 40 anos de Taekwondo em Portugal

 

As primeiras competições em Ultimate Full Contact surgiram em Viseu abertas a todos os praticantes de qualquer estilo Marcial. No início, as competições permitiam as técnicas de Defesa Pessoal do Taekwondo (Hoshinsul), ou seja, o uso de projeções, chaves,  estrangulamentos, torções e golpes de punhos, cotovelos, cabeça, joelhos, tíbias e pés em contacto total (Full Contact). O seu desenvolvimento, baseado na estrutura e regulamentos do Pankration tradicional, caracterizou-se por uma forma híbrida de luta global, lutando-se em pé e / ou no chão, em rounds sem limite de tempo, que posteriormente viria a ser estabelecido com a periodização de um round de 10 minutos com algumas restrições técnicas, nomeadamente o uso de cotoveladas, cabeçadas e pontapés ou joelhadas à cabeça com o adversário no chão.

 

 Combates de Ultimate Full Contact, ainda sob as regras do Pankration Tradicional, realizados em Viseu e São Pedro do Sul nos anos 80 e 90. Nas fotos: Fernando Soares (Portugal) vs Patrick Lebreton (França)

 

Fernando Loio é fundador em Portugal do Pankration, Vale Tudo, Free-Fight, MMA e um dos precursores a nível mundial. Do seu vasto currículo destaca-se pelo facto de: ser um dos primeiros titulares de Dan do GM Chung Sun Yong (fundador do TKD em Portugal); ser expert em Boxe e Submission Grappling/Pankration, tendo sido aluno do Mestre Ricardo Ferraz no Sporting Clube de Portugal, e ter realizado vários estágios além-fronteiras de Pankration e Sunmission Grappling; ter sido um dos primeiros portugueses a iniciar a prática do Muay Thai no inicio dos anos 80, frequentando estágios em Espanha com Juan C. Ruiz (Diretor Técnico do Departamento de Muay Thai da Federación Española de Boxeo, organizador dos primeiros Cursos de Treinadores e competição de Muay Thai em Espanha). A Espanha foi um dos primeiros países europeus a promover o Muay Thai, a par da Holanda, Inglaterra e França, com precursores mestres como Toddy, Woody, Krin, Sken, Thom Harinck "Chakuriki", Rob Kaman, Lek, Fred Royers, Ronnie Green, entre outros.

Ressalte-se o facto do Muay Thai ter sido uma Arte de Combate com forte influência na estruturação e aprimoramento das técnicas do Ultimate Full Contact.

 

 

 

Espanha, 1983 - Juan Carlos Ruiz,

Fernando Loio

 

Barcelona -Campeonato do Mundo de Full Contact, Fernando Loio, Mykhaylo Tomyshynets, El Idrissi e  Xavi Moya (Um dos lutadores de Boxe e Full Contact mais credenciados em Espanha)

Fernando Loio, Mário Monteiro e Steve Fossun, Presidente da IKF nos EUA

Inglaterra - Lenda do Muay Thai Ronnie Green, Fernando Loio e Alby Bimpson (Presidente da GBMA)

 

Em meados dos anos 70, Fernando Loio detinha já várias internacionalizações, nomeadamente em Espanha e no Brasil. Fernando Loio inicia em 1984 contactos com a WKA - World Karate Association, nos EUA, com Howard Hanson, Benny Urquidez e, na Holanda, com Fred Royers. A partir dos finais dos anos 90 assume a representação de organizações internacionais para a Federação Portuguesa de Full Contact, nomeadamente da IKF, UIPDA, WKU, WKL WPKA, PLP, GBMA, ISKA, IFMA-FF, WMMA, ULTIMAX, WPC, WBL, ITF, IFPA entre outras: do seu palmarés competitivo consta com inúmeros títulos em Taekwondo, Full Contact e Ultimate Full Contact / Pankration/Free Fight. Ao nível formativo, detém Alta Graduação em diversas Artes Marciais / Desportos de Combate, destacando-se o Titulo de Grande Mestre Internacional 10º Dan e a sua inclusão no Hall of Fame da World Pankration Dan Ranking (WPDR) e da World League Pankration (WLP). É Licenciado em Desporto, Mestrado em Ciências do Desporto, na especialidade de Treino Desportivo e Investigador no âmbito do Doutoramento em Ciências do Desporto. Fernando Loio, como Coach e Manager, tem formado centenas de campeões (Nacionais, Europeus, Intercontinentais e Mundiais), contando com cerca de mil participações internacionais como coach.

 

 

Rússia, 2004 - Fernando Loio recebe o  Passaporte da Federação Russa de Pankration com o Titulo de Treinador Internacional do Mais Alto Nível, atribuído pelo Grande Mestre Vladimir Klenshev,

Irão, 2015 - Fernando Loio é distinguido ao mais alto nível pelo reconhecimento internacional de serviços relevantes e trabalho destacado no fomento das Artes Marciais/Desportos de Combate, em gala de homenagem realizada em Teerão

Viseu, 2006 - Fernando Loio é reconhecido com o Titulo de Promotor da Mais Alta Categoria, atribuído pelo Grande Mestre Andriy Starovoyt, Presidente da Federação Ucraniana de Free Fight IFMA-FF.

 

Desenvolvimento do Ultimate Full Contact / Pankration e modalidades congéneres como o MMA Mixed Martial Arts, Free Fight e Vale Tudo em Portugal.

 

ULTIMATE FULL CONTACT / PARADOSIMOS PANKRATION (Regras Pancrácio Tradicional) - Portugal Vs França (WUFC/UIPDA, anos 80 e 90)

 

As primeiras organizações Internacionais de Ultimate Full Contact em Portugal aconteceram em Viseu nos anos 80 e 90, com regras standardizadas entre as organizações: WUFC World Ultimate Full Contact, representada por Fernando LOIO, e a UIPDA l'Union Internationale de Pancrace et Disciplines Assimilées, representada por Régis RENAULT e Francisco POLICARPO.

Entretanto, Fernando LOIO formalizou várias parcerias com organizações internacionais como a PLP Professional League of Pankration, RPF Russian Pankration Federation, IFMA-FF International Federation of Martial Arts - Free Fight, FPRD Federation "Pankration" of Republic Dagestan, RCP Russian Center Pankration, IPFA International Pankration Federation, WPFA World Pankration Federation, IF FCF International Federation of Full Contact Fighting, entre outras.

 

 

WUFC Lamego, 2017 - Fair-play entre jovens atletas Francisco Lopes (Portugal) e Raphael Atchey (EUA).

Promover o conhecimento e competência do STAFF, através da experiencia e da formação, tem sido o principal objetivo desde 1988. Na foto: Hugo Augusto (arbitro com centenas de arbitragens internacionais) e o treinador Hugo Matos (Alcobaça) 

 

Khanty-Mansiysk, 2015 - Vladimir Stepkin (vice presidente da WPAF) e Fernando Loio no Mega evento "World Cup - Professional Pankration"

Lamego - Pré evento WUFC (pesagens, sorteios e conferência de imprensa) no Complexo Desportivo de Lamego, com o árbitro e juiz internacional Andranik Ashugyan

Peso da Régua, 2013 - atribuição de Cinturão de reconhecimento, pela cooperação sistemática, ao Juiz internacional Serhiy Antropov

 

Em 2002, Fernando LOIO formou a primeira seleção portuguesa composta por oito membros para participar na Sibéria num mega evento profissional de Pankration, o Cup of Challenge - Portugal Vs Rússia, organizado por Vladimir KLENSHEV.

 

 
 

Barnaul, 2002 - Cup of Challenge - Portugal Vs Rússia

 

 

Desde então, os membros da FPFC Federação Portuguesa de Full Contact têm-se feito representar sistematicamente além-fronteiras em competições e ações de formação de Ultimate Full Contact / Pankration e de modalidades congéneres como o MMA Mixed Martial Arts, Free Fight, Vale Tudo, Shooto, ... (e.g. Cup of Challenge, K.O Arena, Spain Valetudo, EVT Vale Tudo - European Grand Prix, Extreme Fighters, M-1, Superior Challenge, Fire of Peresvit, Tech-KREP FC FMC Premium,...) realizadas na Rússia, Inglaterra, Ucrânia, Escócia, Suécia, República Checa, Holanda, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Irão, Bulgária, Brasil, França, Espanha, Bélgica,...

 

Montpellier, 2012 - Vitaliy Kalynyuk acompanhado do seu Coach Fernando Loio no Mega evento "Pancrace FMC Premium"

 

Estocolmo, 2005 - Sergiu Guilhescu acompanhado do seu Coach Fernando Loio no Mega evento "EVT "Phoenix" Vale Tudo European Grand Prix"

Moscovo, 2011 - Rafael Silva acompanhado do seu Coach Fernando Loio no Mega evento "Battle of Champions 6"

Lichtenfels, 2015 - Vitaliy Kalynyuk e o seu Coach Fernando Loio no Fight Night K1

 

Estas atividades contribuiram para consolidar o desenvolvimento do Ultimate Full Contact / Pankration e estilos de combate livre. Salienta-se a cooperação louvável de precursores como Vladimir KLENSHEV, Alexander VALDAYTSEV, Dmitry ZARSHCHIKOV, Vladimir STEPKIN, Imanali HANIPAEV, Andranik ASHUGIAN, Lazaron SAVVIDIS, Klenshev ANTON, Ivan RYABTSEV, Nicholai SERGUNYAEV, Andriy STAROVOYT, Serhiy ANTROPOV, Sergey ERMAKOV, Aleksey YATSENKO, Moosa BAKHSHAEI, Alexandr MANDRIK, Suresh GOPI, Azad ASKEROV, entre outros. Este intercâmbio evidenciou-se bastante significativo, uma vez que as Lutas marcam forte tradição cultural no Leste Europeu e ocorre o ressurgimento do Pankration na URSS em 1988 com a organização de um evento internacional em Vilnius por ação de Alexander VALDAYTSEV.

 

 

Holanda, 2010 - M-1 Selection Western Europe, João Neves e o seu Coach Fernando Loio

 

WUFC Feira de São Mateus - Fernando Soares sagra-se Campeão Europeu de Ultimate Full Contact / Pankration. Titulo co-sancionado pela UIPDA

WUFC Feira de São Mateus - Celso Costa recebe do Diretor da Expovis, o Cinturão de Campeão Europeu de Full Contact. Titulo co-sancionado pela IKF

WUFC Feira de São Mateus - Sandra Pinhel sagra-se campeã da Europa de Full Contact perante milhares de assistentes. Titulo co-sancionado pela WKL e WKU

 

O carismático Campeonato Mundial Ultimate Full Contact WUFC, que se realiza anualmente desde 1988 em Portugal, evento de elevada representatividade internacional, onde participam lutadores de elite mundial (detentores de significantes títulos, no mínimo de campeões nacionais nas suas organizações ou graduados nos seus estilos), tem-se revelado fator proeminente para o desenvolvimento sustentável do Ultimate Full Contact / Pankration e modalidades congéneres. Por outro lado, a formalização de parcerias, desde os anos 70, com organizações de diversificadas Artes Marciais / Desportos de Combate, por parte de Fernando LOIO, contribuiu para uma maior inclusão e dinamização da modalidade em Portugal, envolvendo notáveis precursores, líderes e promotores como Alby BIMPSON, Steve FOSSUN, Mario HEMPERT, Hamid Reza HEJASI, Colin PAYNE, Lee JOHNSTONE, Rafa LOPEZ, Ehsan NAZIFI, Xavi MOYA, El IDRISSI, Juan C. RUIZ, Howard HANSON, Fred ROYERS, Ronnie GREEN, Chinto MORDILLO, Michal HAMRSMID, Carl Otto KNUDSEN, Marko ERVASTI, Kamel BERCHANE Steve LOGAN, Marcelo BARREIRA, Martin G. RODRIGEZ, Manu GARCIA, Valecio SENNA, Fernando MARTINS, Manuel FERNANDEZ, Steve KERRIDGE, Jean P. MAILLET, Jérôme CANABATE, Américo SILVA, Fred RADO, Trevor SPENCER, Dean SUGDEN, Pablo SANCHEZ, Pablo ESPEJO, Marko ERVASTI, Vardan MNATSAKANYAN, Daniel LUCENA, Carlos HERNANDEZ, Martin V. EMMEN, Antonio TELO, Santiago BANGO, Rezo KELDISHVILI, Dmitry IVANOV, Carl SAMS, entre muitos outros.
Todavia, é importante destacar o contributo do GM Jim ARVANITIS para o ressurgimento do Pankration nos tempos modernos, que desde os anos 60 desenvolve o seu sistema "Mu Tau Pankration" nos EUA.

 

 

 Teerão, 2014 - Presidente da WUFC Ásia GM Hamid Reza Hejazi e GM Fernando Loio

 

Brasil, 2011- Night of World Champions, GM Daniel Lucena, GM José Pessoa de Morais, GM Fernando Loio, GM Carlos Valentin Hernandez

 

O Campeonato Mundial Ultimate Full Contact WUFC tem tido forte impacto na promoção e desenvolvimento Turístico, Económico, Social e Desportivo, nomeadamente das regiões onde se realiza. Ressalte-se também o contributo louvável que a prática da modalidade, no respeito pelos princípios das Artes Marciais (organizada e conduzida de forma científico-pedagógica), tem tido no desenvolvimento humano pelos seus benefícios ao nível socioafetivo, motor, cognitivo e psicológico.

 

 

 

Londres - Lee Johnstone e  Fernando Loio

   

 

WUFC Feira de São Mateus, Viseu

WUFC Peso da Régua

WUFC Nossa Senhora dos Remédios, Lamego

WUFC Peso da Régua

WUFC Fontelo, Viseu WUFC Multiusos, Lamego

 

 

fpfullcontact@gmail.com

Endereço:

Federação Portuguesa de Full Contact

Rua do Clube, nº 29, Repeses 3500-709 - Viseu

  

Copyright © 2018 Federação Portuguesa de Full Contact. Todos os direitos reservados.