Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!
Pesque-Pags
Na próxima atualização farei um catálogo com o nome e localização, assim como infra-estrutura, peixes, acesso, preços de vários pesque-pags espalhados pelo país. Aguarde!

Considerados por muita gente como diversão de fim de semana em que você vai com sua família a estes lugares com extensa área verde e contato incessante com a natureza. A pessoas vão aos pesque-pags não só por diversão, mas também por sairem um pouco da mesmice de sempre e evitar o stress.

Estes são muitas vezes minhas opções de lazer e descanso de final de semana. Vou falar um pouco sobre as estruturas dos pesque-pags e também qual espécies a maioria deles oferecem, a melhor isca, tempo, etc.

Infra-estrutura

Vários pesque-pags do país são verdadeiros hotéis no meio do mato ou na saída da cidade. Eles oferecem desde um simples lago para se pescar, até locais de descanso para o pescador, berçário, playground para crianças, serviço de bar ambulante, chalés, piscinas... enfim tudo aquilo que pode proporcionar a você e sua família o maior conforto possível.

Muitos deles dispõe também de pequenas lojinhas de pesca, onde você pode comprar desde uma varinha de bambu para seu filho pescar, até iscas artificiais, molinetes, linhas e carretilhas para a pesca. Os mesmos ainda oferecem diversos tipos de iscas como massas, coração de boi, mihocuçu, etc.

Como a demanda do negócio cresce a cada dia, os serviços também melhoram juntos. A maioria destes estabelecimentos oferecem vários lagos para a pesca, além de muita sombra e água fresca para o pescador.

Peixes

Bom como nem só de pão e água vive o homem, vamos falar agora das espécies encontradas nestes lugares.

Peixes bastante esportivos como o tambaqui e o pacu-caranha, são os mais comuns entre os pesque-pags. Devido ao fato do fácil manuseio, fácil adaptação do peixe e relativamente com bom preço comercial, estas espécies confirmam sua presença em todos pesq-pags. Outras espécies bem populares como a tilápia do Nilo e a africana, carpas, bagres-africanos, matrinxãs... também fazem parte desta competição subaquática pela isca do pescador.

Peixes muito esportivos como o tucunaré, infelizmente não são tão valorizados porque os mesmos devoram os outros. Mas tudo pode ser controlado com cuidado e dedicaçao ao trabalho. Peixes como a tilápia se reproduzem muito, cerca de 4 vezes ao ano e nascem milhares de filhotes com uma taxa de natalidade muito alta. O tucunaré pode ser uma solução para o controle biológico, unindo o útil ao agradável.

Alguns pesque-pags oferecem espécies exóticas como o pintado, pirarara e dourados. Estes peixes requerem um pouco mais de cuidado no manuseio, porque são peixes de piracema e de difícil adaptação aos tanques. O pescador pode contar ainda com a presença de matrinxãs, pitaputangas, piaus e pacus-prata em alguns pesque-pags.

Os pesqueiros, na maioria das vezes oferecem serviços de limpeza e preparação dos peixes, mas o pescador paga um pouco mais por isso. Normalmente cobra-se entre 5-8 reais o quilo do peixe pescado, dependendo da espécie. Outros permitem ao pescador levar churrasqueiras, carne, cerveja, refrigerantes...e cobram somente a entrada do pescador, permitindo a soltura dos peixes. Mas na maioria o pescador é obrigado a levar o peixe pescado, alegando o estabelecimento que o peixe morre após ser solto. Só que muitas vezes os preços são verdadeiros abusos e se a pescaria for farta não há como você levar todos os peixes senão gastará uma fortuna. Procure se informar bem antes de começar a pescar e tente encontrar lugares que lhe oferecem boas opções de pesca que não sejam abusivas.

Iscas

A maioria das iscas usadas em pesque-pags são fornecidas no local. Mas para ser sincero são todas uma bostas. Às vezes as iscas fornecidas são massinhas de 3 meses antes e além se serem horríveis de entrar no anzol, nem tilápia quer. Os peixes também possuem paladar aguçdo e variar um pouco sempre é necessário.

Quando for pescar faça suas iscas ou então compre-as em locais longe de pesq-pags. Para peixes como tambaqui, pacus-caranha, tambacus...pode-se usar tripa de frango que, particularmente acho a melhor isca. Se você não encontrá-la, pode usar algumas alternativas, como coração de boi, goiaba, queijo estragado, miolo de pão, acerola, massa feita com groselha...

Para peixes como matrinxã, piraputanga, piaus, piavas... utilize milho verde ou então outro tipo de fruta. Massas feita com ovos e groselha também caem bem. Coração de boi e tripa de frango são outras boas iscas para matrinxãs e piraputangas. Se preferir pode até tentar um pequeno plug de meia-água que eles batem bem. Não esqueça de levar um saco contendo um pouco de quirela de milho e milho seco para fazer uma ceva. Os piaus, pacus-prata e tilápias encostam na hora! Depois é só começar a covardia.

Se o lugar onde você está pescando estiver horário para pescaria até mais à noite e também tver a presença de peixes como o pintado, pirarara e barabados, troque de material assim que entardecer, lá pelas 17:00. É o horário que os peixões saem do fundo e vem comer um pouco. Coloque um anzol mais reforçado, empate de aço e isca de peixe. Se não tiver, utilize as iscas de carne que você possuir. Pintados pegam bem na tripa de frango e pirararas gostam mais das iscas de peixe.

Se você têm sorte de pescar em um tanque que existam tucunarés não escolha outra isca a não ser as artificiais. Plugs de superfície, jigs, colheres...qualquer coisa serve para capturá-los

Se você gosta mesmo de bagres africanos é bom usar a tripa de fango. Mas via de regra este é o "limpa tanque" comendo tudo que tem pela frente. Invente sua isca se preferir.

Atualização:

Na próxima atualização, farei um catálogo dos principais pesque-pags do país, indicando sua localização, infra-estrutura, piscocidade...Aguarde! Boa pescaria!

OMAR FILHO