Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

A


Associado: Eng. Eletricista João Carlos Machado de Paula
Registro CREA-SP :  5061685246


História do Crea

A missão dos profissionais da área tecnológica é transformar recursos naturais em bens à sociedade, melhorando a sua qualidade de vida, sem prejuízo ao meio ambiente. Este, aliás, é o primeiro artigo da lei que rege as essas profissões.

A engenharia é uma ciência que surgiu há dez mil anos, desde quando o homem abandonou as frias e úmidas cavernas. Através da tecnologia, o homem colocou o planeta a seu serviço. Hoje é, também através da tecnologia, que a humanidade busca saídas para amenizar o impacto de sua interferência na natureza e preservar os ecossistemas.

A engenharia brasileira, por sua vez, é bastante jovem. Teve origem na área militar, quando Dom João VI, em 1792, criou a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho - hoje Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi a necessidade de desenvolvimento, principalmente nos setores de saneamento, ferroviário e de portos marítimos, que motivou a fundação da escola, estendendo a profissão também aos civis.

No contexto das transformações provocadas pela revolução de 1930, ampliaram-se os esforços pela modernização industrial e o espaço das instituições do Estado - então mais ativo e estruturado. Paralelamente, crescia o número de cursos de nível superior no país, rompendo com a dependência colonial da graduação em faculdades de países europeus. Esses fatos tiveram um impacto profundo nas próprias relações de trabalho e no âmbito da atuação profissional.

Foi nesse contexto que, em dezembro de 1933, Getúlio Vargas promulgou o Decreto Federal nº 23.569, regulamentando as profissões liberais de engenheiro, arquiteto e agrimensor e instituindo os Conselhos Federais e Regionais de Engenharia e Arquitetura, ou seja, o CONFEA e os CREAs.

Em 1966, com a edição da Lei Federal nº 5.194, o Congresso Nacional revogou tacitamente esses decretos anteriores, conferindo maior autonomia e introduzindo as seguintes modificações: a expressão agronomia passa a integrar as denominações dos conselhos, substituindo agrimensura; a composição do Conselho Federal é ampliada de dez para dezoito membros; o presidente deixa de ser designado, passando a ser eleito pelos membros do Conselho; são instituídas as Câmaras Especializadas nos CREAs; as profissões passam a ser caracterizadas em função do interesse social; o CONFEA adquire competência para baixar resoluções; o salário mínimo é assegurado.


CREA-SP
- Av. Brigadeiro Faria Lima, 1059 -Pinheiros - CEP:01452-920 / TEL: (11) 3816-6522
/0800-171811/3815-4466
Horário de Funcionamento - segunda a sexta - 8h30 às 16
h30