Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Como Bom Soldado de Cristo Jesus

 2 Timóteo 2:3 "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus."

 Graças a Deus, estamos terminando quase mais um semestre. Mas ainda não acabou. Temos ainda provas finais que avaliarão como era nossa vida acadêmica neste semestre. Neste momento, gostaríamos de pensar como deve ser nossa atitude para fazer o estudo na faculdade ainda neste semestre.

 Somos discípulos e soldados de Jesus que devem testemunhar Sua vontade e obra da salvação neste mundo. E, ao mesmo tempo, somos estudantes que devem revelar a glória de Deus através do estudo da faculdade. Oro para que, através da mensagem de hoje, possamos renovar nosso coração e nosso espírito e dar o melhor louvor e glória a Deus, nosso Senhor, através da vitória da nossa vida acadêmica.

 Primeiro, devemos ser fortes. Vejamos o versículo 1. "Tu, pois, filho meu, fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus." Há vários motivos que nos enfraquecem, tirando nossa vontade e ânimo. Em particular, os resultados da prova que tivemos até hoje podem ser motivos da nossa fraqueza. Alguém, por causa do fracasso em algumas provas, pode ficar desanimado e sem vontade de desafiar. E outro pode ficar orgulhoso ou satisfeito com resultados já suficientes para passar este semestre. E, ainda outro fica mais ou menos feliz, com resultados mais ou menos satisfatórios nem para grande vitória nem para fracasso miserável. Todos eles são, na verdade, fracos independentemente do resultado atual. Isto porque se não tivermos fé em Jesus, qualquer coisa, quer seja vitória ou fracasso, pode ser um obstáculo contra nossa vida pela glória de Deus e pela vitória final. Por isso, Paulo recomendou Timóteo fortificar-se na graça que está em Jesus. Isso significa que somente a graça de Jesus é o motivo da nossa fortificação. Quem fracassou até hoje pode se animar na graça de Jesus que perdoa e suporta toda nossa fraqueza e pecado. Quem ganhou grande vitória pode se humildar e se animar mais, reconhecendo que tudo foi o resultado da graça de Jesus, ou seja, tudo foi dado por Deus. E quem ganhou mais ou menos pode se animar na graça de Jesus para ser mais diligente e desafiante e para dar o melhor louvor e glória a Deus, assim como Jesus se animou para carregar a cruz até o fim.

 Segundo, devemos participar do sofrimento voluntariamente. Vejamos o versículo 3. "Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus." Um soldado que não participa do treinamento rigoroso e difícil, nunca pode ser bom soldado. Pelo contrário, ele não é digno de ser chamado soldado. Somente quem participa do treinamento rigoroso pode se tornar um bom soldado e ganhar uma grande vitória na guerra. Sem dúvida, o estudante é aquele que estuda. E quem estuda mais, tendo domínio mais rigoroso de si mesmo, ganha mais nota e mais reconhecimento. Porém, mesmo sabendo disso, o nosso ser pecaminoso evita qualquer tipo de sofrimento. Não queremos estudar tão rigorosamente e ficamos satisfeitos se passarmos nas matérias, mesmo que sejam com nota 5 ou 5.5.

 Então, qual é a razão pela qual devemos estudar diligentemente e pela fé? Vejamos novamente o versículo 3. "Como bom soldado de Cristo Jesus." Esse versículo nos mostra que fomos chamados como bons soldados de Cristo Jesus. O importante é "de Cristo Jesus". Não é qualquer soldado. Assim, somos estudantes de Cristo Jesus. Se fôssemos estudantes que estudam apenas pela sua própria glória e felicidade, faríamos tudo segundo nossa própria vontade e situação. Mas somos de Cristo. Isso significa que somos estudantes que estudam pela glória de Cristo. Na verdade, podemos dar boas ou más influências aos colegas da faculdade através do nosso estudo. Se nossa vida acadêmica não produz bons frutos, isso poderá impedir o caminho dos amigos a Cristo e, enfim, a glória de Deus será escondida. Assim como o objetivo da nossa existência é pela glória de Deus, o objetivo do nosso estudo na faculdade também deve ser pela glória de Deus. Quando pensamos nesse fato, podemos estudar mais diligentemente, participando do sofrimento do estudo voluntariamente. Podemos ver vários colegas que, embora não sejam cristãos, estudam diligentemente com muita dedicação e rigorosidade contra si mesmo. Se as pessoas lutam assim tão rigorosamente para ganhar coroas corruptíveis do mundo, como deve ser nossa luta em Cristo, para ganhar a coroa gloriosa e para revelar a glória de Deus? Oro para que o Senhor nos ajude a renovar nosso espírito e nossa atitude para podermos lutar e estudar, participando do sofrimento de Cristo. E que possamos ganhar grande vitória ainda neste semestre revelando a glória de Deus pela fé.