Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Como o fumo afeta o seu comportamento?

O principal componente psicoativo na maconha é o delta-9-tetrahidrocanabiol (THC). Ele se liga a receptores específicos no cérebro. Uma substância endógena foi recentemente isolada, a Anandamida, que se liga a esses receptores. É uma derivada do Ácido Araquidônico e sua função ainda está sendo estudada. Aumenta a perfusão cerebral (principalmente no lado direito), atua no intestino delgado (larica?), diminui a pressão intra ocular, causa relaxamento da musculatura brônquica, entre outros.

 

Os efeitos da erva dependem (1) da qualidade do fumo, (2) quanto foi ingerido e (3) da pessoa que está fumando.

A maconha pode também ser comida: misturada em alimentos ou ingerida no seu estado bruto. Neste caso o efeito inicia cerca de 3 vezes mais lento e é nescessário ingerir muito mais do que se fuma, porém a duração é bem maior. Lembro de ter lido no jornal uma história sobre um pequeno agricultor do interior do RS que encontrou enterrado em suas terras pacotes de maconha. Pensando que era feno, deu para o gado comer. Algum tempo depois o gado começou a ficar com um comportamento estranho, andavam "viajando" pelos campos, um touro feroz, que ninguém podia chegar perto ficou manso, o pessoal fazia carinho nele... Uma vaca parece que caiu de um penhasco e morreu (imagine quando a vaquinha comeu).

É possível descrever a maconha como uma amplificadora de emoções. Os efeitos começam em torno de 3 minutos após fumada a erva e alcança o pico em 30 min. A duração é relativa, depende do usuário em questão. A chapadeira de um fumante crônico pesado terá um tempo de duração menor que um fumante esporádico. Em média, 2 - 3 horas. O THC é lipossolúvel e fica armazenado em nosso corpo. Uma pessoa que fuma todo dia pode demorar até 1 mês para eliminar todo o THC (é claro que ela não vai ficar chapada esse tempo todo, só o THC que continua lá).

 


No geral, é possível descrever uma tríade na chapadeira. A conhecida Tríade de Guereh, composta por Agitação, Larica e Sonolência.

Na fase de Agitação se sente uma excitação, depende do que você está fazendo no momento. Eu li em alguma revista médica que são liberadas substâncias que estão presentes no nosso corpo quando se está apaixonado e quando se come chocolate. Um bom meio de se definir essa excitação, não?

Na fase da Larica é uma fase detestada por aqueles que tem alguns quilos a mais. Conheço várias pessoas que deixaram de fumar devido à essa fase. É o incontrolável desejo de comer, principalmente alimentos doces, se extendendo depois para qualquer comida que a sua mão alcance e que caiba na sua boca. Fase muito difícil de manter o controle. DICA: se você não conseguiu se controlar e comeu um boi inteiro, aproveite e faça musculação. Não estou falando de corrida, exercícios aeróbicos, mas sim exercícios tipo levantar peso, fazer apoios no chão, que trabalhem mais os músculos e não o sistema cardiovascular. Comecei a fazer isso e já estou alguns centímetros mais largo :)

A Sonolência é uma resultante parcial da Larica. A alimentação excessiva leva ao sono, mas o curso natural da chapadeira, mesmo sem comida, leva ao descanso. ATENÇÃO: É preciso tomar cuidado com o álcool. Se você tomou um trago e fumar um em cima, é como uma marretada na cabeça, aumenta muito o poder do álcool. Não sei bem porquê. Vi pessoas (e eu mesmo numa ocasião) que não conseguiram parar em pé. Talvez o THC seja metabolizado pelo mesma enzima (citocromo P-450) do fígado que metaboliza o álcool e os dois juntos não consigam ser totalmente metabolizados, ficando no sangue altos níveis de THC e álcool. Ainda estou pesquisando isso. Volte mais tarde para ver as novidades.

 


Existem Síndromes que podem estar associadas:

P.E.R.T. (Produção Excessiva de Ranho e Tatu) - Inicia de 8-15 min após a primeira tragada com duração de 5-10 min.

P.E.R.T. Plus - Como a anterior, mas a produção de muco não cessa. Síndrome rara, acomete principalmente pessoas com história pregressa de atopia (alergias).

 


Efeitos Psicológicos:

Esses efeitos nunca foram realmente explicados. Li recentemente uma entrevista do Gabeira na Playboy que ele explica um pouco o que ocorre no pensamento de quem fuma. Eu já tinha pensado em coisas assim antes, alguns amigos também, mas nunca pensei em explicar isso a fundo.

1. O THC começa a fazer efeito cerca de 3 minutos após fumada a erva.

2. Primeiro se sente um alívio de tensões, uma sensação boa de relaxamento, alegria e paz.

3. O pensamento vem devagar, sem stress e você pensa em cada coisa de uma vez. Imagine que você consegue ver cada coisa de diferentes pontos de vista, respeitando as diferentes opiniões. É muito importante também estar com as pessoas certas na hora, trocar idéias boas. Essa fase depende muito de cada pessoa, algumas mais introspectivas ficam na delas, só observando o que se passa mas com o pensamento a mil por hora, outras falam exatamente o que estão pensando (podem ficar até chatas), como um "soro da verdade".

4. Você pensa muito sobre os seus problemas, incrivelmente você parece identificar a origem deles e descobre como resolvê-los. Pensa muito sobre seu passado, as memórias da infância chegando diferente, como se você fosse o seu próprio psiquiatra. Você dá conselhos para si próprio.

 


Uma pausa para explicar como funciona a Psicologia Humana segundo Freud:

Existem três tipos de pensamento em seu cérebro, todos atuando em conjunto e cada um com a sua função: ID, EGO e SUPEREGO.

ID: É o princípio do prazer. Imagine uma criança que acaba de nascer, não sabe falar, não sabe bem que mundo é esse que acaba de chegar. O pensamento dela é só ID. Ela só sabe que quer comer e precisa satisfazer esse desejo não importa como. Então chora, tem raiva até que alguém dê o seio. Satisfeito o desejo, ela se acalma. Porquê quando a gente sente fome não grita e enlouquece todo mundo?? Por causa do SUPEREGO!

SUPEREGO: É aquele que julga, a nossa consciência interior. O que nos diz o que é certo e o que é errado. Imagine você atraído(a) sexualmente por alguém na rua. A vontade que você tem é pegar a pessoa, arrancar suas roupas e fazer sexo. O SUPEREGO é a moral, não deixa você fazer isso porquê não é o adequado no momento. Imagine agora você só com seu(sua) namorado(a) sozinho em casa, um vinho tinto, um clima perfeito... nada vai impedir você de arrancar as roupas do(a) companheiro(a) e fazer a festa! No momento esse comportamento já seria adequado.

EGO: É a realidade, o presente, o que você está vivendo no momento. É como se fosse você convivento com o ID de um lado, dizendo "eu quero isso e pronto!!" e o SUPEREGO, nos trazendo para a realidade "agora não dá, se acalma!!".


 

5. Você percebe muito melhor o funcionamento do ID, EGO e SUPEREGO. Eles ficam dissociados, você consegue perceber eles funcionando separadamente e encontrar o que está errado, onde está o seu problema.

6. As memórias de infância, talvez até alguns traumas possam ser entendidos e resolvidos. É como se não fosse mais seu problema, você o vê como um espectador. Não existe ansiedade, parece existir só calma e compreensão.

 

 


Última Atualização 14/02/1999

Vaporizador de Ervas