Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Os Psicotrópicos

Drogas que afetam a mente

Uso indevido

As pessoas procuram encontrar nas drogas alívio prazer ou um reforço positivo para as suas atividades, o que engendra o uso abusivo ou indevido de medicamentos psicotrópicos e a consequente farmacodependencia.

Os usuários procuram geralmente os barbitúricos para se acalmarem ou para dormirem. Essas drogas, conhecidas popularmente como "bolinhas para dormir", mesmo em pequenas doses, tornam-se o indivíduo sonolento, obtuso, incapaz de desincubir-se a contento de suas responsabilidades. São vendidas em cápsulas ou pastilhas de diferentes tamanhos, cores e formas. Mas têm que ser usadas com parcimônia, porqu um grama já pode ser dose mortal.

Os produtos preferidos pelos usuários, vendidos nas farmácias sob prescrição médica ou obtidos ilicitamente, são os barbitúricos (amorbarbital sódico, pentobarbital sódico, secobarbital sódico), o sedativo (glutetimide) e tranquilizantes (fenotiazina, meprobamato, clordiazepóxido).

O uso contínuo dessas drogas causa dependência física e dependencia psiquica, desenvolvendo o fenômeno da tolerância e a síndrome de abstinência.