Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Corrida Presidencial
e seu caráter educativo

Corrida Presidencial e seu caráter educativo
Além do retrato de uma disputa eleitoral, o jogo
traz informações sobre as diversas regiões do país.


O cenário é uma campanha política. Como nas campanhas reais, há primeiro e segundo turnos, pesquisas de opinião e debate na TV. O candidato pode fazer comícios, carreatas, imprimir santinhos, encher o país de outdoors e fazer declarações na televisão. Faz alianças com pequenos partidos, apresenta um programa de governo consistente e fala de seu passado na política.
Os criadores do jogo não tentaram mostrar uma imagem do jogo político que fosse cor-de-rosa. Ao contrário. Num retrato das campanhas de verdade, o jogo conta com jogadas ilícitas, denúncias sensacionalistas, favores de empresários, promessas e ações cotidianas típica de um candidato, como palestras em associações de donas-de-casa e participação em festas populares.

O jogo pode ser considerado educativo em vários aspectos. Um deles é o de mostrar como funciona o processo eleitoral no Brasil. Um segundo aspecto é retratar alguns dos fatores envolvidos no jogo político, onde nem só as boas idéias e os bons currículos contam, mas também o dia-a-dia de contato com o povo, o dinheiro ganho lícita ou ilicitamente. Mesmo assim, o que o candidato já fez pelo país pode ser reconhecido e valorizado por seu eleitorado. Um terceiro aspecto é o aprendizado de geografia. Um aprendizado que não é chato, mas natural, pelo fato de o jogador circular pelo país, reconhecendo suas regiões e estados. Além disso, a relação entre as populações dos estados no jogo é proporcional à da realidade. Desse modo, o jogador familiariza-se com a força eleitoral de cada estado. Por fim, os participantes também aprendem características de cada estado, como principais produtos econômicos, festas populares e outros. Apesar do tema sério, os textos são leves e muitas vezes tratados com humor, o que torna o jogo divertido.


Para quem achou que no jogo os políticos fazem qualquer coisa por poucos votos ou dizem coisas que não diriam na realidade, basta acompanhar um pouco mais de perto o que ocorre nas campanhas de verdade. Impressionados pelo que encontraram em suas pesquisas sobre as campanhas políticas, os criadores chegaram até a pensar em criar um jogo que fosse baseado apenas em fatos reais e em declarações de políticos conhecidos, mas acabaram optando por não seguir essa linha.



Dicas de outros jogos com potencial educativo



Visite o site da SB Jogos

desde julho de 1999





Home     Corrida Presidencial     Criadores     Fabricante     Para o Jogador     Jogos de Tabuleiro   

Livro de Visitas      Email: (comentários, sugestões...)