Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Aula 9

Quero nesta aula apenas encerrar a parte ligada a modelamento de sólidos com comandos que costumávamos utilizar em duas dimensões e agora aplicaremos em sólidos. Durante a aplicação dos comandos darei maiores detalhes sobre eles e possíveis problemas que costumam aparecer. Vamos aos comandos:

Solfill

Você se lembra do fillet, aquele comando de CAD 2D que usávamos para arredondar quinas de um desenho? Pois bem, vamos generalizar esse comando para arredondarmos agora as quinas de nossos sólidos. Siga os seguintes passos para aplicarmos o solfill:

Primeiro faça um desenho fácil de modelar (um box por exemplo)
Command: solfill
Agora clique na aresta ou arestas que você quer arredondar
Digite agora o raio do arredondamento




Solcham

Você que lembrou do fillet agora podemos lembrar também do chamfer. Com esse comando costumávamos conferir ao nosso desenho a característica de chanfrado a suas quinas.

A princípio ele pode parecer supérfluo quando temos o solcut, afinal podemos utilizar o solcut para cortar quinas de nosso desenho para caracterizar o chanfrado. Entretanto lembremo-nos que o solcut irá cortar e eliminar tudo que está num semi-plano e isso pode afetar partes da peça nas quais não gostaríamos de cortar. Logo lembre que existe o solcham:

Com o seu sólido na tela faça:
Command: solcham
Clique na superfície desejada
Caso não foi selecionada a que você queria digite "N" para selecionar a próxima
Agora clique na aresta que será chanfrada.
O primeiro valor que você digitar será relativo à face destacada. Digite o valor.
Agora digite o valor referente a outra face




DDCHPROP

Bem esse comando era bem utilizado em CAD 2D. Com esse comando podíamos mudar três propriedades de nossa figura: Seu tipo de linha (pontilhada, tracejada,...); Sua cor e o Layer ao qual ela pertencerá. Quanto ao sólido nos limitaremos a utilizá-lo apenas para mudar a cor de nosso objeto bem como a cor de qualquer desenho de nossa tela. Esse comando é bem fácil de utilizar:

Command: ddchprop
Select objects: Selecione seu desenho ou parte dele
Na caixa de diálogo que aparecer em sua tela Clique em "Color" e, em seguida elcolha a nova cor do(s) objeto(s) selecionado(s).
Clique em OK até encerrar o comando

Obs.: Para quem não conseguir mudar a cor de seu objeto, principalmente na hora de renderizar vá, no menu superior em "Model", "Finish" para mudar a textura do seu objeto e, conseqüêntemente sua cor.




Aula 10


Bem, se você está entendendo os comandos vistos até aqui vale lembrar que é muito importante que você pratique bem o modelamento de sólidos pois, só na prática é que os problemas aparecerão e, resolvendo estes é que você definitivamente aprenderá o AutoCAD.

Nessa aula eu vou colocar aqui, passo a passo, como colocar linhas tracejadas em seu desenho ou esconder essas linhas. Além disso mostrarei como conseguir, a partir do seu sólido feito, fazer as projeções ortogonais desse objeto para que você possa montar seu desenho de execução. Para quem não sabe o desenho de execução possui vistas ortogonais do objeto, uma perspectiva isométrica para entender o desenho, legenda, cotas e outras coisas.
Não vou entrar em detalhes pois fiz isso quando expliquei para a classe, mas você que não acompanhou essa aula siga passo a passo o que vou colocar logo abaixo:

Primeiro, é óbvio, faça seu desenho modelando um sólido.
Para quem utiliza o CAD 12 é necessário carregar o SOLVIEW que fará as projeções ortogonais: No menu superior vá até "File", "Aplications" e na caixa de diálogo clique em \SOLVIEW.EXE e clique em "Load".

Command: ucs
(world):3p
(coloque o plano XY do ícone do ucs PARALELO á vista frontal de sua peça)
Command: tilemode
Digite 0
(para trabalharmos em paperspace, seu desenho desaparecerá, não se preocupe)
Command: Solview
Digite ucs
Dê enter para dizer quer a vista paralela ao ucs
Scale: Dê enter
View center: clique num ponto da tela
View center: Dê enter

Agora o CAD colocou na sua tela a primeira vista ortogonal de seu desenho

First corner: enquadre o desenho que apareceu na tela
Second corner: para terminar o enquadramento
View name: Coloque um nome que você não se esqueça depois

Vamos agora fazer as próximas projeções:

Command: Solview
Digite "ortho" para dizer que queremos uma projeção ortogonal a partir do objeto que está na tela
Side: Clique por exemplo na linha de cima daquela moldura que você colocou no primeiro desenho
View center: Como o anterior
View center: Dê enter
Agora o CAD colocou na sua tela a segunda vista ortogonal de seu desenho

First corner: enquadre o desenho que apareceu na tela
Second corner: para terminar o enquadramento
View name: Coloque um nome que você não se esqueça depois

Agora vamos fazer com que o CAD projete as linhas invizíveis:

Command: Soldraw

Com isso o CAD já sabe o que é linha invisível, visível e de cota. Para colocarmos linhas tracejadas em nosso desenho faça o seguinte:
Command: linetype
../load/..: L
Digite * e dê enter para carregarmos todos os tipos de linha

Agora clique no botão de layer e veja que cada vista que você fez possui três layers. Vá naquele que que estiver (nome do layer)-HID. Clique nesse layer, clique no botão Linetype, e mude para, por exemplo HIDDEN.
Se uma linha que deveria ser pontilhada naquela vista não aparecer então mude a escala da linha pontilhada:

Command: ltscale
Digite um número maior ou menor até assimilar o melhor tamanho.





Você deve estar achando que há muita coisa mas faça uma de cada vez pois o processo é longo e deve ser assimilado aos poucos. Talvez numa próxima aula eu possa explicar mais sobre esses e outros comandos relacionados com desenho de execução. Então, apenas para entender a diferença entre modelspace e paper space faça o seguinte:

Command: mspace
Clique nos seus desenhos
Command: pspace

Por enquanto é só e, se achar necessário vou colocar uma aula extra para explicar detalhadamente como cotar circunferências, conseguir uma projeção isométrica e outros. Por enquanto tente entender bem essa aula antes de querer avançar. Até a próxima.