Site hosted by Angelfire.com: Build your free website today!

Curso de CAD 3D

Neste curso você terá a possibilidade de aprender o curso completo de AutoCAD em três dimensões. A cada quinze dias estarei renovando este curso com novas aulas até que você tenha então o curso passo a passo. Dê uma olhada na primeira aula e saiba sobre alguns destaques desse curso cujas figuras eu fiz para mostrar que é possível fazer belos desenhos usando apenas o AutoCAD.







Aula 1

As aulas de AutoCAD 3D que apresentarei nesta página são destinadas àqueles que desejam aprender a usar o CAD em ambiente tridimensional. Estou colocando o número das aulas pois este site tambem pode ser acompanhado pelos alunos do curso de Desenho Para Engenharia II ( PCC-118) da Escola Politécnica da USP.

Assim como eu fiz todas as figuras desse Site você tambem terá capacidade de fazê-las, e até melhor.

Se você está interessado em saber como o curso de AutoCAD 3D vai ser, o que você deve saber e como utilizar os melhores comandos do CAD acompanhe a explicação que darei logo abaixo.

 

Onde o CAD 3D se encaixa e como ele é?

Em primeiro lugar podemos dividir o AutoCAD em duas partes. A primeira é a bidimensional que você conhece ou pode aprender nesse Site. A segunda parte é 3D que nos interessa. Agora, falando do CAD tridimensional podemos dividi-la em duas partes. A primeira nós vamos utilizar recursos de WireFrame que é como a estrutura de um desenho feito a partir de linhas, seria o esqueleto do desenho.





 

 

Tendo esse "esqueleto" poderemos em seguida usar o recurso do faceamento ou o uso de superficies para fazer o CAD "entender que seu desenho tem faces e superfícies. Podemos também fazer superfícies complexas de compostas de montanhas irregulares.





O seu trabalho ficará melhor à medida que você der maior precisão aos pontos selecionados. Ainda na primeira parte temos a possibilidade de fazer superfícies de revolução. Você define linhas que, após giradas a partir de um eixo formam figuras com simetria radial como vasos luminárias e outros.





 

A segunda parte do CAD 3D envolve a parte mais importante: Modelamento de Sólidos. Com esse recurso você será capaz de, a partir de figuras simples como caixas, cilindros, esferas, todos maciços chegar a figuras complexas e bem feitas.

 

Outro recurso no modelamento de sólidos envolve a extrusão. Você faz linhas em duas dimensões e faz com que elas sejam extrudadas a uma determinada altura.





Como em superfícies você será capaz de fazer superfícies de revolução.

 

O que seria uma terceira parte do CAD 3D é a que considero mais importante quanto a apresentação de um desenho. É a parte Foto-Realística.





Com o CAD 14 você poderá, sem utilizar o 3D Studio, fazer com que suas peças tenham características típicas de um uma peça real. Isto é ela pode ser de madeira, ouro, plástico, granito e até de vidro colorido que você pode controlar a transparência.







Aula 2

Nessa primeira aula efetiva de 3D vamos primeiro ter uma noção de como se posicionar no espaço que o CAD nos fornece.
O comando que utilizaremos é o "vpoint". Faça uma figura em duas dimensões e em seguida faça o seguinte:

Command: vpoint
Rotate/(View point) (0,0,0): -1,-1,1

 


Você colocou o observador na coordenada -1,-1,1 observando sua figura. Com isso seu desenho terá coordenadas simulando a perspectiva isométrica.





Para voltar ao vpoint antigo você posicionará o observador de modo que ele observe seu desenho "de cima". Faça então:

Command: vpoint
Digite 0,0,1

Outro bom vpoint que pode nos dar uma noção melhor do desenho é a coordenada -1,-2,1 que faz seu desenho ficar mais virado para frente. Experimente.

Como estamos no ambiente 3D podemos então acrescentar uma nova coordenada ao fazermos uma reta, indicarmos o centro de uma circunferência, etc... Faça por exemplo:

Command: line
From point: 0,0,0
To point: 1,1,1
To point: @0,0,-1
To point: 1,0,0

Note a presença de uma terceira coordenada em relação à linha em 2D. Experimente agora fazer uma figura simples como um cubo com linhas. Não esqueça de mudar o vpoint para ver melhor os resultados.

Outro comando bastante interessante para aprendermos é o "dview" que nos permite posicionar uma câmera para melhor observar nosso objeto em 3D. Faça o seguinte:

Command: dview
Select objects: ( clique nos desenhos ou digite all)
Digite "ca"
Agora mexa com o mouse para encontrar uma melhor posição em que a sua figura pode ser rodada e clique com o botão esquerdo do mouse.
Dê Enter para fixar essa vista

O "Dview" apresenta várias opções como, por exemplo, posicionar a câmera, o alvo (target), você pode omitir algumas figuras da tela que atrapalham a visualização (clip), definir como seria a visão de uma pessoa ao ver o objeto (distance), dar zoom da vista e outros recursos que podem ser explorados posteriormente.

O último comando dessa aula é bastante importante por facilitar nosso trabalho. Ele se chama "Elevation":

Command: vpoint
Digite 0,0,1
Command: elevation (elev)
New current elevation: ( dê Enter)
New current thickness: 50
Command: line
From point: 0,0
To point: 100,100
To point 0,100
Dê Enter
Command: vpoint
Digite -1,-2,1





Você acabou de desenhar duas faces. Essa é a função do elevation. As linhas que você desenhou são a base dessas faces que tem a altura de 50. Agora faça o seguinte:

Command: elevation
New current elevation: 50
New current thickness: (dê Enter)
Command: line
From point: 0,0
To point: 100,-50

Agora você está fazendo faces com 50 de altura e as linhas que você fizer em duas dimensões estarão no plano Z=5 (como em Geometria Analítica). Caso você não tenha visto bem digite o comando "hide" e veja o resultado.

Command: hide



Por hoje é só. Daqui a quinze dias estarei colocando as duas próximas aulas. Até lá você poderá praticar bastante esses primeiros comandos do CAD 3D que são importantes para as próximas aulas.